Montanha-russa e música: como tornar a experiência sonora ainda mais memorável

set 27, 2024 | Tendências Sonoras

Você sabia que a combinação de música e adrenalina pode ser muito eficaz para a memória de marca? Mas, calma! Não estamos falando em colocar seus clientes em perigo, mas sim incluir sua marca em uma experiência sonora única e divertida para que os clientes tenham ótimas recordações relacionadas a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é adrenalina e qual é a relação dela com a memória?

Adrenalina, também chamada de epinefrina, é um hormônio do estresse produzido pelas glândulas supra-renais dos rins e em alguns neurônios do sistema nervoso central. Ela ajuda a preparar o corpo para uma reação de luta ou fuga em ambientes ameaçadores, mas evidências já mostraram que estes hormônios modulam a consolidação da memória de longo prazo para experiências que induzem sua liberação. Ou seja, quando , liberados pela excitação emocional, coordenam a consolidação da memória dos eventos.

A adrenalina pode ajudar ainda mais na memória a curto e a longo prazo, mas altas doses não costumam ser tão benéficas, por isso é importante analisar todos esses pontos antes de desenvolver uma ação pensada na liberação de adrenalina por parte dos clientes.

Memória de marca existe?

Memória é o ato de lembrar, pesquisadores classificam memória em dois tipos, a memória explícita, que surte de um evento da exposição, ou seja, faz a pessoa lembrar de eventos passados, e a memória implícita, a qual a pessoa adquire depois de ser exposta recentemente a uma informação, podemos chamar de memória recente, isso porque o cérebro, por exemplo, vai lembrar da marca pelas próximas horas, mesmo que de forma inconsciente. 

A exposição publicitária que cria uma maior acessibilidade de marca, ou seja, que facilita a sua lembrança para o consumidor, se baseia nessa característica da memória, além disso, a repetição no nome da marca afeta a memória explícita e implícita. Considerando esses fatores, a combinação música e adrenalina pode ser uma boa opção quando você pensa em gerar memória de marca.

Não é de hoje que adrenalina e música se completam

Uma das atrações mais emocionantes do Universal Studios Florida é a montanha-russa Hollywood Rip Ride Rockit, que possui uma altura de 51 metros e uma inclinação vertical de 90 graus, atinge a velocidade de até 105 km/h, e é considerada uma das mais altas e intensas do parque, possibilitando ainda que os visitantes possam escolher a sua própria trilha sonora dentre uma variedade de músicas de diferentes gêneros.

Na Disney, a montanha-russa de Guardiões da Galáxia chamada de Guardians of the Galaxy: Comic Rewind é uma montanha-russa de storytelling, isso mesmo, ela conta uma história ao longo do seu percurso. Esse storytelling começa desde a fila de espera, onde as pessoas são inseridas na história, no brinquedo, o carrinho é outro diferencial, ele permite virar 360º e durante a atração é possível ter uma interação diferente, onde a montanha-russa se mistura com telas modernas, e é claro que a música está presente, a trilha sonora do filme focada nos anos 70 é uma das características marcantes, você vai ouvir uma das seis músicas disponíveis durante seu passeio, deixando a imersão ainda maior. 

O Brasil não ficou de fora 

Crédito: Agenda Carioca

No Brasil também temos a combinação música e montanha-russa, essa estratégia foi incorporada no festival Rock in Rio em 2024, mas em 2022, com a volta do festival depois de uma pausa de três anos por conta da pandemia, o evento já tinha incluído uma espécie de parque de diversões no local onde acontecem os shows, os fãs podem aproveitar a tirolesa, a roda gigante e a montanha-russa de 11 metros de altura. Em 2024 a montanha-russa ganhou um incremento, os participantes tinham uma experiência sonora diferenciada ao escolherem o artista preferido, durante a volta era tocada uma playlist do artista mais votado – é claro que os artistas disponíveis eram os que estavam no line-up do festival.

As marcas presentes na edição 2024 também apostaram em ativações que utilizam a música como foco, a Tim montou um espaço onde as pessoas podiam cantar a música da sua escolha, acompanhadas por uma banda ao vivo, e ainda ganhavam um vídeo de 30 segundos registrando o momento.

O poder da escolha

Pesquisas já demonstraram que oferecer experiências, serviços e produtos personalizados faz com que o cliente esteja disposto a pagar mais se suas necessidades são bem atendidas, ao agregar valor ao item, o preço se torna um fator menos importante, a personalização reduz a similaridade entre produtos, serviços ou marcas concorrentes, tornando assim uma comparação direta de preço mais difícil. Nos cases citados acima, o cliente tinha a oportunidade de personalizar sua experiência escolhendo a música ou o artista que ele gostaria de ouvir, o que torna a experiência sonora ainda mais positiva e memorável.

Como criar uma experiência sonora para sua marca 

Esses foram só alguns exemplos de como usar a adrenalina e a música em conjunto visando algo maior. No caso da criação de memória de marca é importante que ela também esteja inserida como som e melodia na experiência, por meio do chamado logotipo sonoro, por exemplo, ou por uma identidade sonora memorável traduzida em playlists e trilhas sonoras exclusivas. Apenas a presença do logotipo gráfico pode não ser suficiente para a criação de memória de marca, assim como o contexto musical adiciona uma camada de percepção a mais aos detalhes do visual merchandising.

Inspire-se com a Gomus

Aqui na Gomus somos experts em idealizar e desenvolver ativações que criam experiências sonoras autênticas para sua marca. Para a Ben & Jerry’s na unidade do Zona Sul desenvolvemos uma ativação bem humorada e divertida que com certeza será lembrada pelo público. A ação envolvia uma interação inesperada por quem abria a porta da geladeira para pegar seu sorvete Ben & Jerry’s. É claro que algumas pessoas puderam sentir a adrenalina correndo pelas veias e vão comentar sobre essa ação com pessoas próximas, levando o nome da marca para além. Confira abaixo o resultado e a reação dos clientes.

Outro case de ativações que envolve a escolha de música por parte dos consumidores é na loja conceito da Havaianas na Oscar Freire. Realizamos a curadoria musical para o espaço e com nossa solução de jukebox, os clientes podem escolher qual música gostaria de ouvir enquanto experimentam as peças no provador, oferecendo assim uma atmosfera imersiva no universo da marca, sem deixar de lado o gosto pessoal de quem visita a loja. Confira abaixo um pouco do resultado.

Esperamos que este artigo tenha colaborado com ideias autênticas que podem ser aplicadas em sua marca com nossa ajuda para selecionar as melhores músicas e criar as melhores trilhas para uma experiência sonora memorável. Trabalhamos regularmente com projetos especiais que unem criatividade e recursos sonoros, estamos ansiosos para ativar a adrenalina dos seus clientes por meio de experiências impactantes.

Crédito foto de capa: Min An

Fontes:

Junyean Moon, Doren Chadee, Surinder Tikoo, Culture, product type, and price influences on consumer purchase intention to buy personalized products online, Journal of Business Research, Volume 61, Issue 1, 2008, Pages 31-39.

Krishnan, H. Shanker & Shapiro, Stewart (1996). Comparing implicit and explicit memory for brand names from advertisements. Journal of Experimental Psychology: Applied 2 (2):147.

NEDUNGADI, Prakash. Recall and Consumer Consideration Sets: Influencing Choice Without Altering Brand Evaluations. Journal of Consumer Research, v:17, 263–76. 1990.

LEE, Angela Y. Effects of Implicit Memory on Memory-Based Versus Stimulus-Based Brand Choice. Journal of Marketing Research, v: XXXIX, 440–454, 2002.  

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