Música ambiente para loja infantil: qual a melhor escolha?

out 9, 2024 | Para sua Marca

A música é melodia, ritmo, harmonia e outras possibilidades de organização do material sonoro, é tão básica como a linguagem, por meio da música as crianças são capazes de desenvolver e sustentar a sua imaginação e criatividade. Se você possui uma loja, restaurante ou estabelecimento voltado ao público infantil, continue a leitura para descobrir como a música pode ser uma grande aliada nas vendas.

Qual a relação das crianças com a música?

Apesar de muitas pessoas acharem que os bebês e as crianças não são capazes de entender música, pesquisas mostram que a música estimula a sensibilidade, a capacidade de se expressar, a música assume um caráter lúdico, mediante atividades que permitem aos envolvidos ouvir músicas e timbres diversos, dançar e interagir, explorando variadas fontes. Segundo pesquisas, os bebês de até dois anos de idade são capazes de identificar diferenças sonoras, escolhendo as que mais lhes atraem. 

O cérebro do bebê detém um enorme potencial de desenvolvimento, pois processa as informações recebidas gerando diversas redes de conexões incorporando-as à sua própria estrutura cerebral, os estímulos sonoros e a música ativam várias regiões cerebrais, influenciando o desenvolvimento do cérebro humano. Além disso, foi comprovado que os bebês de até dois anos podem exercer preferências musicais motivadas pelo seu ambiente musical, permanecendo calmos ao ouvirem músicas tranquilas, da mesma forma que podem ficar mais agitados ao ouvirem músicas mais aceleradas.

Conheça o music branding 

O music branding é a estratégia utilizada por marcas para traduzir sua identidade para sons e melodias, por meio dela é possível despertar sentimentos e ativar a memória dos consumidores. Diversas pesquisas já comprovaram que a música ambiente pode influenciar o comportamento dos consumidores e sua intenção de compra. A seguir trazemos alguns exemplos de como aplicar a música ambiente para estabelecimentos voltados ao público infantil.

A música ambiente em sua loja infantil 

Se você possui uma loja destinada ao público infantil, seja ela de roupas até brinquedos, saiba que a música ambiente pode ser um aliado na hora de atrair os pequenos clientes para sua loja. Com a música ambiente certa você chamará a atenção dos pequenos que com certeza vão influenciar os pais a entrarem em sua loja ou chamará a atenção dos pais logo no primeiro contato, além disso, se a mãe ao visitar sua loja notar que o bebê se mantém calmo e tranquilo, isso irá influenciar a experiência de compra dela, o que influencia diretamente nas vendas. 

É importante levar em consideração a congruência da curadoria do estabelecimento ao se colocar própria e dialogar com o público infantil, ao mesmo tempo que se faz ser agradável para os pais, público que invariavelmente estará presente com as crianças no momento da compra ou até mesmo sem a companhia delas. É uma linha tênue para criar um ambiente agradável e convidativo para ambos os públicos, e por isso uma equipe especializada é sempre de grande ajuda estratégica.

É possível aplicar a música ambiente de forma estratégica em diversas datas importantes para o comércio infantil, confira a seguir algumas delas.

Dia das Crianças 

Considerada umas das datas comemorativas mais importantes para o comércio infantil, é possível criar playlists exclusivas para o dia 12 de outubro e atrair pais e filhos para sua loja. Aposte em músicas temas de filmes e personagens icônicos para chamar a atenção, aproveitando assim a característica de nostalgia, criando um elo entre o que é agradável para as crianças e também gerando uma conexão com o público mais adulto.

Halloween

Crédito: Dayse Anderson

O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro, a data surgiu nos Estados Unidos onde eles costumam se fantasiar de personagens assustadores e sair pelas ruas pedindo doces, logo essa data foi adotada pelos brasileiros e chamada de Dia das Bruxas. Aposte em músicas mais lúdicas, com um ar de suspense e temáticas para a data. Cuidado para não pender muito para o lado Spooky e afastar seus consumidores, okay?

O music branding tem um poder único quando aliado ao trade marketing, isso porque a contextualização da loja para a data festiva cria uma camada visual enquanto a sonorização do ambiente adiciona um contexto a mais a experiência de compra, convidando o cliente a um universo completamente novo. 

Férias escolares e volta às aulas

Os meses de dezembro, janeiro e julho, são marcados pelas férias escolares, nesse período é comum ver a presença de crianças em shoppings e lojas, por exemplo, aproveite a data para utilizar a música ambiente certa para atrair os pequenos. 

Por outro lado, a volta às aulas também é um momento chave, principalmente de consumo. A chave aqui é tornar esse momento tão excitante quanto o início das férias. Com recursos sonoros podemos relembrar o ambiente social da escola, onde eles encontrarão os amigos, voltarão a ter o momento do recreio trazendo esse sentimento familiar e divertido para a experiência de compra. Nós da Gomus, em ativação com a marca Magicfeet, a marca infantil grupo Afeet, que atua fortemente no mercado de produtos lifestyle esportivo e streetwear, desenvolvemos avisos sonoros para serem veiculados na loja, como o toque para o recreio e sons de lápis desenhando para trazer essas memórias à vida. 

Natal

O Natal é uma data importante para o comércio em geral, mas é possível também conquistar os pequenos clientes, aposte em músicas lúdicas, leves e divertidas que trazem o espírito natalino para a loja, mas que também façam com que os pequenos se identifiquem.

Conheça a curadoria e a produção musical

A curadoria musical é o processo de selecionar ou produzir músicas, sons e melodias que transmitam exatamente a identidade da sua marca, para isso contamos com profissionais experts que vão ser responsáveis por desenhar o universo sonoro da sua marca e fazer uma seleção que comunique seus valores e contexto. Já a produção musical é o processo de criar uma música ou melodia para representar determinada marca ou campanha. Confira a seguir alguns cases de sucesso que envolveram nosso serviço de curadoria e produção musical.

Magicfeet

A Magicfeet, como já citamos acima, é a marca infantil grupo Afeet, para as playlists exclusivas para o ambiente da loja e para o perfil do streaming de música da marca realizamos uma curadoria musical especial, priorizando o mood lúdico, divertido e confortável. Na playlist você pode encontrar desde músicas temas de filmes da Disney, como Moana, Toy Story e Meu Malvado Favorito, por exemplo, até músicas de Bruno Mars e Shakira, priorizamos também músicas com foco no público infantil com o projeto de Anitta, chamado de Clube Anittinha. Confira a playlist completa abaixo.

Puket

A Puket é referência em produtos que unem famílias, com produtos desde pijamas até moda praia para mães e filhos, a marca combina alegria e qualidade em tudo que produz e isso é transmitido em sua música ambiente. Cada playlist possui um tema indo desde o mood alegre com músicas de Froze e a Bela e a Fera, até o mood mais inspiracional com músicas de Queen, Olivia Newnton John e The Police. 

Conte com a Gomus

Há diversas possibilidades quando falamos em música ambiente para loja infantil, desde criar uma atmosfera divertida e aconchegante para as crianças até criar projetos únicos que vão diferenciar sua marca da concorrência, na infância a música possui um papel fundamental no desenvolvimento. Há 20 anos ajudamos marcas a utilizarem a música como parte de seu marketing sensorial, somos responsáveis desde a curadoria até a produção musical, também desenvolvemos ativações, há uma gama de possibilidades que só o music branding pode oferecer para sua marca, conte com a gente. 

Crédito foto de capa: Tuan PM

Fontes:

Wilson, S. (2003). The Effect of Music on Perceived Atmosphere and Purchase Intentions in a Restaurant. Psychology of Music, 31(1), 93-112. 

Vieira Brito, D. F., & Beineke, V. (2021). Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?. REVISTA DA ABEM28

Ruas, J., & Vilarinho, F. (2019). Os efeitos da musicalização para o desenvolvimento musical em bebês de zero a dois anos. OPUS, 25(3), 357-382.

veja também