O ano de 2024 foi repleto de shows e festivais que foram frequentados por milhares de pessoas, artistas antes desconhecidos ganharam notoriedade por meio da internet, uma nova forma de consumir conteúdo em áudio surgiu, entre outras tendências que vimos nascer durante o ano, mas quais serão as tendências musicais para 2025? Reunimos alguns relatórios já divulgados para mostrar como sua marca pode usar o music branding para gerar conexão com os consumidores em 2025.
Shows e experiências musicais
Em pesquisa realizada pela Monks em parceria com o instituto de estudos culturais e comportamentais Floatvibes, o fã brasileiro investe em média R$199,41 por mês em produtos e experiências ligados a seus ídolos, esse valor representa cinco vezes o investimento médio mensal dos brasileiros com cultura, que é de R$40, segundo o IBGE. Além disso, a pesquisa mostrou que 43% dos fãs gostam de consumir produtos e conteúdos feitos por outros fãs.
Pensando nisso, a Budweiser, marca de cerveja, lançou em setembro de 2024 a campanha “Fã Profissional”, a marca recrutou fãs que vão receber R$20 mil para assistir e cobrir os shows de Bruno Mars, Lenny Kravitz e Paul McCartney no país, a única função do fã deve ser gerar conteúdo junto com a Budweiser, pelas redes sociais da marca.
Atrelar sua marca a experiências sonoras como shows e festivais é uma ótima forma de gerar conexão por meio de emoções e sentimentos. Confira a lista de shows internacionais e festivais já confirmados que vão marcar presença no Brasil em 2025 e que podem ser uma ótima opção de parceria, ativação e tendência de interesse do público para você explorar em ações.
Show de artistas internacionais confirmados em 2025
- Ally Brooke
- Twenty One Pilots
- Shakira
- Sting
- Christina Aguilera
- Steve Aoki
- Sean Paul
- The Offspring
- Simply Red
- Mudhoney
- Kat Graham
- Alanis Morissette
- Incubus
- The Drive Era
- Bangers Open Air
- Kyle Minogue
- Epica e Fleshgod Apocalypse
- Linkin Park
- Oasis
Festivais confirmados em 2025
- I Wanna Be Tour
- Lollapalooza Brasil
- Monsters of Rock
- C6 Fest
- The Town
Nostalgia e gêneros musicais
Segundo relatório divulgado pelo Deezer, um dos principais streamings de música, em 2024 a artista mais ouvida foi Taylor Swift, em 2023 quem ocupou esse posto foi o cantor The Weeknd. O diretor de música e cultura do Deezer também destacou que o ano foi marcado pelo surgimento de grandes talentos como Sabrina Carpenter, por exemplo, mas o que podemos esperar dos topos das paradas em 2025?
A nostalgia desde 2023 está em alta, e na música não é diferente, em 2025 veremos o retorno do pop anos 2000, agora com novos rostos, como Charli XCX e Sabrina Carpenter. Segundo a Envato, principal marketplace para recursos digitais e pessoas criativas, em 2025 podemos esperar o retorno das bandas pop-punk, como Avril Lavigne, Blink-182 e Green Day por exemplo, que já foi anunciado no line-up do festival The Town 2025.
Veremos também o gênero indie entrando no mainstream e ganhando maior destaque, além de observar uma mistura maior entre os gêneros musicais, outra tendência que já é comum vai continuar, as músicas do TikTok liderando a lista de mais ouvidas pelos consumidores.
Estar de olho nas tendências musicais, dos artistas mais ouvidos e os gêneros mais queridos pelo público é essencial para entender o que seu público quer ouvir no streaming e nos pontos de contato com a marca, playlists personalizadas no perfil da marca nos streamings e a música ambiente se torna uma estratégia chave para alavancar suas vendas e ativar a nostalgia dos consumidores.
Inteligência artificial na música
Em 2024, a inteligência artificial já deixou marcas em diversos setores, inclusive na música, mas em 2025 ela será vista com bons olhos por músicos e produtores que vão usar a IA como uma colaboradora para criar faixas mais inovadoras. Com um número cada vez maior de dados, a IA será cada vez mais capaz de compreender o processo musical dos humanos. A inteligência artificial pode ajudar a poupar a voz de cantores, além de ajudar a criar batidas e outros elementos da produção musical. Aqui na Gomus, por exemplo, já utilizamos a IA como colaboradora, ela desempenha um papel relevante na criação de sons e melodias, mas é importante escolher a ferramenta certa para que não haja problemas com direitos autorais.
Música 3D e áudio espacial
A música 3D e o áudio espacial vão virar realidade em 2025, essa tendência não é apenas sobre música, mas toda a experiência que envolve ela, unindo som, imagem e espaço. Os consumidores querem experiências mais imersivas, por isso, o marketing sensorial se torna uma estratégia importante para sua marca, com o player da Gomus e o Gomus Video, por exemplo, você poderá unir som e imagem para oferecer aos seus clientes uma experiência mais imersiva em sua loja, seja ela uma loja de shopping ou uma loja conceito.
Logotipo sonoro
Em 2025, as marcas finalmente vão reconhecer o valor do logotipo sonoro, as marcas não são mais apenas visuais, elas são sons e melodias. À medida que os consumidores se veem perdidos em meio a tantas telas e informações, o logotipo sonoro surge como forma de se diferenciar a marca da concorrência, quem não lembra do logotipo sonoro da Netflix ou do TikTok? Recentemente o Instagram investiu em um logotipo sonoro para os Reels, como podemos ver no vídeo abaixo.
Em 2024, aqui na Gomus também criamos identidades sonoras para marcas incríveis, uma delas foi a rede de postos Ipiranga, entregamos um estudo da marca, logo sonoro, tom de voz, assets sonoros, entre outros elementos essenciais para o music branding. Confira o resultado abaixo.
Para encerrar, convidamos vocês a nos conhecer melhor, pois em 2025 o branding da sua marca pode alcançar um novo patamar com o uso de estratégias de music branding, estamos ansiosos para mergulhar no universo da sua marca.
Crédito foto de capa: Ashutosh Sonwani
Fontes:
Billboard | Envato | Rolling Stone | Mundo da Música | Meio e Mensagem | Meio e Mensagem