Cuidados a serem tomados na hora de fazer uma curadoria musical

dez 25, 2024 | Gomus

A curadoria musical vem ganhando novos significados à medida que a indústria da música cresce, aqui na Gomus levamos o processo de curadoria musical a sério e mergulhamos no universo da marca por completo para entregar uma seleção de sons e melodias que representam sua identidade. Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre o processo de curadoria musical.

A curadoria musical e o surgimento dos streamings

Quando o Spotify foi lançado em 2008, era uma resposta a uma indústria musical ameaçada pela crescente prática de pirataria musical, o streaming então surge como uma solução para a crise financeira da indústria. O segundo maior momento da plataforma foi a chamada “virada curatorial”, a mudança feita na plataforma em direção à curadoria musical como um elemento importante no serviço do Spotify, a empresa tem se posicionado cada vez mais como um serviço de descoberta musical em vez de simplesmente um serviço de streaming de música.

A plataforma utiliza inteligência artificial para oferecer aos usuários músicas que combinam com o gosto musical dele, o que torna o momento de ouvir música muito mais fácil e divertido, mas há um problema em confiar as escolhas das pessoas a inteligência artificial, será cada vez mais difícil ouvir músicas novas e diferentes do que já costumamos ouvir. É nítido que o Spotify foi uma peça importante no crescimento da chamada curadoria musical, mas essa prática não fica presente só nas plataformas de streaming, ela ganha espaço e entra no universo das marcas, como vamos falar a seguir.

Music branding e imagem de marca 

Inicialmente a relação entre música e marca começou na sonorização ambiente, trilhas originais sempre presentes em desfiles e em campanhas publicitárias, mas logo as marcas começaram a perceber que em vários contextos a música tem influência nas emoções dos consumidores e em seu comportamento, abrindo espaço para o que conhecemos hoje como music branding ou branding musical. Music branding é o processo de traduzir a identidade e os valores da marca em sons e melodias que vão ativar sentimentos e ficar na memória de consumidores, a curadoria musical tem papel importante nesse processo, pois é responsável pela seleção de músicas para determinada marca, mas é necessário tomar alguns cuidados nesse processo, saiba quais são eles a seguir.

Mergulho no universo da marca

Para que os curadores saibam exatamente que tipo de música e som é mais apropriado para a identidade de uma marca, é necessário mergulhar a fundo em seu DNA, em elementos tangíveis, como manual de marca, layout de loja, linha de produtos, tema das coleções, e intangíveis, como histórico, fundadores, missão, visão e valores, que vão direcionar na escolha dos elementos sonoros da marca e na definição do universo sonoro que a comunica.

“É essencial que a marca envie materiais internos, como brand book, campanhas passadas, entre outros, para que possamos criar uma identidade musical mais alinhada e assertiva. Além disso, analisamos as redes sociais e o site da marca para entender o posicionamento, o público-alvo e outros atributos importantes”, revela Isabelle Zanardo, que integra o time de curadoria musical da Gomus.

Compreensão do público-alvo

Conhecer e entender os gostos e hábitos do público-alvo da marca é tão importante quanto compreender o universo dela, essa informação vai impactar a curadoria musical, que dará preferência para certos artistas e gêneros dependendo do gosto musical do público-alvo. a Geração Z, por exemplo, possui uma relação diferente com a música, o que impacta os resultados do music branding.

Um dos poderes da música é ativar nossa memória e nos causar um sentimento de nostalgia, comportamento que auxilia as marcas a criar uma relação emocional mais próxima ao público. Por isso, entender os gostos, expectativas e histórico do público-alvo permite que esses sentimentos sejam provocados com maior intenção utilizando o music branding de forma ainda mais estratégica. 

Ajuste entre música e identidade de marca

Uma das principais regras a ser seguida no processo de curadoria musical para marcas é ter um bom ajuste entre músicas e identidade da marca, estudos já comprovaram, por exemplo, que há uma maior lembrança do produto quando a marca possui uma identidade sonora que conversa com sua identidade de marca, além disso, os consumidores são mais propensos a comprar o produto anunciado quando um anúncio apresenta uma trilha que se encaixa na identidade da marca.

Estudo aprofundado de gêneros musicais

Cuidados a serem tomados na hora de fazer uma curadoria musical
Crédito: Markus Spiske

Pesquisas mostraram que estilos musicais podem fornecer informações diferentes sobre o mesmo produto, ou seja, o gênero musical pode mudar o foco da percepção sem prejudicar reações positivas. Em relação a carros, o rock pode sublinhar crenças dos consumidores sobre poder, velocidade e competitividade, enquanto música clássica pode enfatizar crenças sobre acabamento interno, luxo e elegância.

Segundo Isabelle, “durante o processo de “imersão”, sempre evitamos músicas que sejam barulhentas, independentemente do gênero, e tomamos cuidado com as letras (palavrões, insinuações), para garantir que estejam de acordo com os valores da marca.”

Uso de datas sazonais e temáticas diversas

As datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal, por exemplo, podem ser exploradas de forma variada pela curadoria musical, nesses períodos as pessoas costumam frequentar mais as lojas para buscar determinados produtos, e a curadoria musical certa pode ajudar a alavancar suas vendas. 

A música ambiente cria uma camada de contexto a mais a ser percebida e avaliada, seja consciente ou inconscientemente, pelo consumidor. A curadoria musical direciona essa escolha de percepção de acordo com os objetivos da marca, por isso inclusive é possível utilizá-la para pontuar coleções ou datas comemorativas conforme a intenção. Na black friday, por exemplo, é possível deixar a programação mais enérgica, ou no dia dos namorados, mais calma e romântica, sempre fazendo um recorte dentro do universo sonoro da marca. 

Inspire-se com a Gomus 

A curadoria musical é um dos nossos pontos fortes, com um time de experts mergulhamos no universo da marca e selecionamos músicas capazes de criar conexões com os consumidores. “O objetivo é sempre construir uma identidade sonora única e autêntica. Isso também nos permite ser mais criativos, principalmente em campanhas, desde que dentro do briefing. E levamos em consideração o que está acontecendo no contexto atual, por isso estamos sempre atentos às tendências do mercado e ao que está em alta nas redes sociais”, conta Zanardo sobre o processo de curadoria musical da Gomus. A seguir, confira alguns cases.

Powerade: curadoria musical para streaming

As playlists em streamings de música são uma ótima estratégia para fazer parte do dia a dia dos clientes e estreitar os laços com eles. Para a marca de isotônicos Powerade, realizamos a curadoria musical para seis playlists com temas variados, mas que tinham relação com o universo da marca, os temas envolviam desde Yoga até Skate, a intenção era que cada uma das playlists tivesse seu universo sonoro para que fossem aproveitadas ao máximo. A ativação não ficou apenas nos streamings de música, uma hotsite exclusivo foi criado para a divulgação, o que ajudou as playlists alcançarem mais de 7 mil salvamentos. 

Phebo: curadoria musical para loja conceito 

Em 2024, nós da Gomus realizamos a curadoria musical da nova loja conceito da Phebo, no Rio de Janeiro. A Phebo é uma das mais tradicionais perfumarias do Brasil, inaugurada em 1930, a marca queria sinalizar a volta às suas raízes, em Belém do Pará, e contou conosco para desenvolver uma música ambiente que transporta os clientes até o Brasil Amazônico, a programação passeia por diferentes regiões do país, sempre priorizando elementos orgânicos e rítmicos que enaltecem os elementos visuais da loja. Destacamos a sonoridade do carimbó, que mistura influências indígenas, africanas e europeias e é tão representativa do Pará, entrelaçada com a pluralidade sofisticada da MPB. 

Cuidados a serem tomados na hora de fazer uma curadoria musical
Crédito: Phebo

Esses foram apenas alguns dos cases que nós da Gomus tivemos o prazer de fazer parte por meio da curadoria musical. Sua marca pode ser a próxima a experimentar os benefícios do music branding, estamos ansiosos para selecionar músicas e sons ideais. 

Crédito foto de capa: Tima Miroshnichenko

Fontes:

Chodos, Asher. (2019). What Does Music Mean to Spotify? An Essay on Musical Significance in the Era of Digital Curation. INSAM Journal of Contemporary Music, Art and Technology. 36-64. 

Brodsky, W. (2011). Developing a functional method to apply music in branding: Design language-generated music. Psychology of Music, 39(2), 261-283. 

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