A música é uma estratégia chave para o setor de hotelaria, por meio dela é possível criar uma atmosfera para os hóspedes, desde o primeiro contato no lobby, a criar contextos específicos como áreas de piscina e spa. A música, além de influenciar o tempo e o dinheiro gasto no local, pode aumentar a excitação, o interesse e a satisfação dos clientes e reforçar a personalidade da marca. Continue a leitura para saber mais sobre música ambiente para hotel.
A influência da música no tempo e nos gastos
Pesquisas indicaram que usar a música adequada em ambientes físicos pode fazer com que os clientes passem mais tempo no local. A música lenta induz esse comportamento, mas caso o volume não seja adequado, ela perde a sua função.
A música de fundo tende a aumentar o tempo de permanência no local, pois bloqueia qualquer ruído de fundo negativo, como barulho de panelas, por exemplo, além disso, a música de fundo cria a percepção de que o local não está vazio, criando também um ambiente acolhedor. Ao passar mais tempo no ambiente, consequentemente o cliente tende a gastar mais, pedindo mais bebidas e comida, por exemplo.
A influência da música na interação entre as pessoas
Como o hotel é um ambiente em que há a circulação de diversas pessoas, que viajam sozinhas, em grupo ou em família, a música tem um papel importante em influenciar a relação entre os hóspedes, gerando assim as famosas amizades de férias.
Estudos mostraram que a presença de música de fundo aumenta a conversa e até mesmo a extensão do sorriso e do contato visual entre as pessoas, a música suave tem mais influência do que a música estimulante para esse comportamento.
A música de fundo é capaz de colocar os hóspedes em estados mais relaxados, fazendo com que conversem e sorriam mais. No ramo de hotelaria, a satisfação do hóspede depende, também, das interações individuais entre os hóspedes.
A influência da música no ambiente de espera
Ninguém gosta de esperar, mas isso é inevitável em diversos segmentos, e na hotelaria não é diferente, os clientes podem ter que esperar um pouco para fazer o check-in ou checkout, por exemplo. A música pode reduzir a percepção dos clientes sobre o tempo de espera, mas não é qualquer música, pesquisas mostraram que quando ouvimos música os níveis de estresse são reduzidos, diminuindo assim a percepção de espera, porém, se essa música é conhecida, a tendência é que essa pessoa julgue o tempo de espera como maior, pois a estimativa de tempo está correlacionada com a quantidade de informações processadas durante esse período de tempo, quando ouvimos músicas que conhecemos, nosso processamento aumenta.
A influência da música na personalidade da marca
Crédito: CasaCor
A personalidade da marca ou DNA da marca se refere ao conjunto de características humanas associadas a ela, isso ajuda as pessoas a se identificarem e utilizarem ela para expressar sua personalidade. A personalidade é uma parte importante para se diferenciar dos concorrentes, e é possível fazer isso por meio do music branding, que se refere a estratégia de transformar a personalidade da marca em sons e melodias que refletem quem aquela marca é. A seguir vamos listar quais estratégias envolvendo o music branding você pode incluir em seu hotel.
Curadoria musical
A curadoria musical é uma parte essencial da estratégia de music branding, nesse momento é quando experts se reúnem para mergulhar a fundo no universo da sua marca, entender suas necessidades de aplicação e desdobramentos da curadoria,e selecionar músicas que combinem com seu DNA,seu objetivo. A curadoria musical pode ser utilizada para selecionar a música ambiente, criar playlists ou inserir em comerciais publicitários.
Avisos sonoros
Os avisos sonoros são extremamente úteis para garantir que todos os hóspedes receberão informações importantes, é possível incluir avisos sobre o horário do café da manhã, almoço e jantar, indicações de melhores usos na academia além de divulgar a programação do hotel.
Logotipo sonoro
O logotipo sonoro se refere a transformação do logotipo gráfico da marca em uma melodia, o que ajuda os clientes a memorizarem e lembrarem dela para uma próxima viagem. Importante lembrar que este é um recurso que depende da repetição para que seja assimilado, entender os pontos de contato com o público e canais de comunicação utilizado pela marca são bons guias para tirar o melhor proveito deste ativo.
Música de espera
A música de espera pode ser usada tanto em ambiente físico como em ambiente digital, como via telefone, por exemplo, é importante que a música tocada seja agradável, inclusive, a percepção de espera via telefone muda em relação a espera presencial. É importante que o cliente não escute a mesma música e avisos repetidos vezes, pois isso pode piorar a sensação de demora, você pode inserir avisos de como aproveitar as áreas de lazer do hotel, por exemplo.
Música para diferentes ambientes
É possível selecionar diferentes sons e melodias para cada período do dia e para cada ambiente, a música ambiente para o café da manhã deve ser diferente da música do happy hour, por exemplo, ela deve acompanhar a programação do hotel.
Playlists em streamings
Você pode disponibilizar playlists exclusivas feitas para seus hóspedes, com moods que conversem com o DNA da sua marca, criando assim relações duradouras com seus clientes.
Conte com a Gomus
Nós temos o prazer de realizar o music branding do Hotel Janeiro, localizado no Rio de Janeiro, o local traz o estilo de vida carioca para seus hóspedes, o hotel foi pensado para ter o visual das residências cariocas, com ambientes integrados e em contato com a natureza, nesse momento é que a Gomus entra para potencializar essa experiência por meio da música. A seguir, confira algumas das nossas soluções que podem ser muito úteis para seu hotel.
Player da Gomus
Nosso player de música dá a possibilidade de controlar a música ambiente de todos os locais e unidades em apenas um dispositivo, ajudando assim a manter o branding alinhado. Por meio dele você terá acesso a uma seleção e playlists e pode contar com nossa curadoria musical, além disso, é possível incluir avisos sonoros com ajuda da Inteligência Artificial.
Depois de descobrir como a música pode transformar os ambientes do seu hotel, estamos ansiosos para mergulhar no universo da sua marca e oferecer a seus hóspedes uma experiência memorável. Vem com a gente!
Crédito foto de capa: Invexo
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