O consumidor que frequenta o shopping pode estar em busca de uma roupa nova, de algum serviço ou indo almoçar, os objetivos são variados, neste contexto qual é a melhor música ambiente para o shopping? Continue a leitura e saiba como usar a estratégia no local.
A atmosfera do shopping
A atmosfera consiste em elementos como brilho, tamanho, forma, volume, tom, aroma, temperatura, entre outros elementos que estimulam os sentidos de alguém e que vão influenciar a experiência total de estar em um determinado lugar em determinado momento. A música é uma variável importante na criação de experiências em shoppings e em lojas, pois entra em contato com as emoções dos clientes. Alguns fatores atmosféricos são mais facilmente controlados por profissionais de marketing do que outros. A música é um fator altamente controlável, pode variar de alto a suave, rápido a lento, vocal a instrumental, clássico a urbano, além disso, é uma variável relativamente mais barata, se compararmos com outros fatores. A seguir vamos explicar por que a música ambiente pode ser o diferencial do seu shopping.
O music branding
O music branding consiste em transmitir os valores e a identidade de uma marca em sons em canções, por meio delas é possível ativar emoções, acessar memórias, entre outros sentimentos essenciais para criar uma conexão duradoura com seus clientes. A ciência já vem mostrando o impacto positivo que a estratégia de music branding pode trazer às marcas, principalmente no varejo e uso em espaços físicos de compra. A seguir, confira cinco motivos para investir em music branding em seu shopping.
Promover conexões emocionais
Como já mencionamos anteriormente, a música é capaz de acessar emoções e aprofundar o vínculo emocional que o cliente tem com sua marca.
Diferenciar sua marca
Ao investir em music branding você se diferencia da concorrência que ainda não viu o potencial dessa ferramenta para alavancar negócios.
Aumentar o reconhecimento de marca
Ao investir em music branding você garante que sua marca será lembrada e reconhecida, seja ouvindo seu logotipo sonoro ou se identificando com uma playlist. A música e o som têm a capacidade de criar memórias mais fortes e duradouras, o que fará com que sua marca venha antes na mente do seu consumidor.
Melhorar a transmissão da mensagem
Em ambientes do shopping em que você possui muita informação visual, a música ambiente pode garantir um ambiente e contexto mais propício para que o público assimile a mensagem.
Acessibilidade
É importante que seu shopping esteja preocupado com todos os clientes, inclusive aqueles que possuem alguma deficiência, ao fornecer informações por meio do som, você também ajuda pessoas com deficiência visual.
Estimula o comportamento de compra
O tipo de música influencia no comportamento de compra, por meio do som é possível influenciar as pessoas a comprarem mais ou passarem mais tempo dentro do shopping.
Elementos essenciais no music branding de shopping
Para que a música ambiente atinja o objetivo principal é importante que algumas estratégias sejam levadas em conta.
Logotipo sonoro
O logotipo sonoro é elemento do music branding, é a versão sonora do seu logotipo, seu principal propósito é construir valor de marca de longo prazo. O logotipo sonoro permite que você acesse um dos sentidos humanos para ajudar a construir reconhecimento de marca, afinidade e saliência na marca principal, é um item essencial para construir uma marca multissensorial.
Curadoria musical
A curadoria musical envolve selecionar sons e melodias que transmitem a identidade da marca, ou seja, ela utiliza músicas para deixar palpável para os clientes o que muitas pessoas podem não perceber. Cada curadoria musical é única, pois uma equipe irá mergulhar fundo no universo da marca para entender seu contexto, momento, objetivos e outros elementos. A curadoria musical pode criar um relacionamento sensorial com os clientes, já que a música pode acessar memórias e criar lembranças.
Avisos sonoros
A mídia indoor é uma ótima opção para alavancar as vendas, ao combinar som e imagem no ponto de venda, você fará o consumidor assimilar muito mais rápido a mensagem que está sendo transmitida. Os avisos sonoros têm o papel de informar e criar uma atmosfera para quem está no ambiente do shopping, além disso, ao ativar dois sentidos juntos, a possibilidade de o cliente lembrar da experiência de compra é muito maior.
Inspire-se com a Gomus
Há 20 anos somos responsáveis pela criação de trilhas sonoras autênticas para marcas dos mais diversos segmentos. Confira alguns dos nossos projetos no segmento de shoppings.
NorteShopping – Taste Lab
O NorteShopping foi o primeiro empreendimento comercial de grande porte da Zona Norte do Rio de Janeiro, inaugurado em 1986. Ao longo dos anos o shopping passou por três expansões, ampliando assim seu mix de lojas, entretenimento e ofertas de serviços.
Em 2018, o NorteShopping começou o processo de revitalização, com um conceito arquitetônico contemporâneo e a criação de áreas de convívio, uma delas foi o Taste LAB, inaugurado em 2020, trazendo para a cidade um novo conceito de espaço gastronômico.
Tivemos o prazer de fazer a curadoria musical para esta área do shopping, o objetivo é oferecer uma experiência única no momento das refeições, para que os consumidores aumentem o tempo de permanência no shopping. O shopping então utiliza o player da Gomus, com uma grande variedade de moods e playlists para usar.
Monet Plaza Shopping
O Monet Plaza Shopping foi o primeiro shopping na região central do Rio Grande do Sul, fica localizado na cidade de Santa Maria. Com um público de mais de 250 mil pessoas por mês, o shopping também conta com a Gomus para oferecer uma experiência memorável por meio da música ambiente do local. O Monet Plaza Shopping pode aproveitar de todas as facilidades do player da Gomus para personalizar tudo que acontece em seu interior.
Conte com a Gomus
O shopping é um importante local de compras para clientes e lojistas, por isso, oferecer a melhor experiência para quem frequenta o local é essencial. Na Gomus você pode contar com uma equipe expert para desenvolver seu music branding, com elementos essenciais para a estratégia. Para o segmento de shoppings também temos a opção Ecad Free, esse formato é indicado para diminuir o custo referente o pagamento de Ecad, além disso, como o shopping é um local com uma grande quantidade de informação, optar por canções que não possuem letras, pode ser uma boa escolha. Estamos ansiosos para apresentar a melhor opção para seu shopping.
Crédito foto de capa: Allos