Você se lembra da música que ouviu enquanto fazia compras no supermercado? Muitos supermercados utilizam música ambiente apenas como distração para seus clientes, mas a verdade é que eles estão perdendo todo o potencial que o music branding pode oferecer para sua loja, continue a leitura e saiba por quê.
Music branding
O music branding é o ato de traduzir a identidade e os valores da marca em sons e melodias capazes de ativar emoções e sentimentos nos consumidores, que contribuem de gerar associações e lembrança da marca. O music branding envolve diversas estratégias que vão contribuir para que isso aconteça, desde playlists para streaming de música, trilha sonora para propaganda, música ambiente para loja e muito mais. A seguir vamos trazer alguns fatos que mostram que a música ambiente para supermercado pode ser uma ótima estratégia de vendas.
O poder da música
A música de fundo afeta a tomada de decisão humana, memória, concentração, desempenho de tarefas, entre outros, mas nem toda música de fundo afeta o comportamento do consumidor, pesquisadores mostraram que música de fundo lenta pode fazer com que os clientes fiquem mais tempo, além disso, estudos mostraram que se o consumidor gostar da música ambiente da loja, é provável que ele passe mais tempo nela. As vendas em supermercados aumentam quando uma música de fundo de ritmo lento é tocada, e os consumidores selecionam vinhos mais caros quando música clássica é tocada, ou seja, o dinheiro e o tempo gasto pelos compradores são influenciados pela música ambiente. Confira a seguir mais alguns fatos sobre os efeitos da música ambiente no supermercado.
A percepção de tempo na loja
A percepção do tempo pode ser influenciada pelos estímulos do ambiente, o ritmo da música influencia a emoção do indivíduo e afeta a duração dos consumidores em supermercados e restaurantes, a música deve combinar com o propósito do estabelecimento.
Propósito do estabelecimento
Alguns supermercados operam no modelo express, ou seja, o objetivo é que o consumidor passe o menor tempo lá dentro, enquanto outros querem manter os consumidores na loja o máximo possível para incentivar a compra. A música ambiente pode ser usada para sinalizar o propósito do estabelecimento, usando músicas com mais energia e elementos sonoros para uma passagem breve do consumidor na loja e usando música aconchegante para manter o consumidor mais tempo no local. Além disso, pode ser usada em momentos-chave da loja, quando ela está lotada é possível apostar em músicas mais agitadas como recurso para dispersar rapidamente os consumidores, por exemplo.
Dias úteis e final de semana
Há diferenças no comportamento das pessoas ao ouvir música enquanto realiza compras dependendo do dia, é o que pesquisadores descobriram. Nos dias úteis, a música resulta em vendas aprimoradas, já nos fins de semana, a música não tem impacto. O estudo também descobriu que o efeito da música nas vendas durante os dias úteis é significativamente moderado pela hora do dia, de modo que é maior no final do dia, esse efeito não existe aos finais de semana. Para os estudiosos a música durante os dias úteis ajuda os consumidores a relaxarem e fazerem suas compras, devido ao cansaço da semana, já aos finais de semana a música não mostrou ser um fator de impacto nas vendas.
O ambiente digital de compras
Em pesquisa realizada pela Neogrid e pela Opinion Box, 47% dos entrevistados optam por adquirir bens de consumo no varejo online, enquanto 52% preferem ir até a loja física, cerca de 25% dos respondentes afirmam realizar compras de supermercado no varejo digital com frequência diária (5%) ou semanal (18%), sendo a periodicidade mensal (41%) a mais mencionada. O sound UX surge para acompanhar a tendência dos consumidores de realizar compras online, essa estratégia envolve o processo de criar, sistematizar, produzir e implementar o som em sistemas interativos, em sites ou aplicativos, a presença do áudio intensifica a imersão do consumidor e potencializa o processo de compra, o som em conjunto com o visual é capaz de mostrar ao usuário qual caminho ele deve seguir na interface. Os sons podem ser utilizados para criar narrativas imersivas, já que ele é capaz de ativar emoções e gerar lembranças.
Quando preciso pagar Ecad?
Uma das principais dúvidas é se ao utilizar música na loja física é necessário realizar o pagamento de Ecad, e a resposta é sim!
O valor que deve ser pago não é calculado por música, mas levando em consideração o tipo de utilização, o modelo adotado no Brasil consiste em uma licença para o uso ilimitado de obras musicais e fonogramas. É necessário o pagamento de Ecad quando a música é utilizada em lojas ou qualquer outro meio que caracteriza execução pública. Isso não inclui os ativos sonoros exclusivos da marca, como sons desenvolvidos para interações com o usuário, logos e trilhas da marca.
Conheça a Gomus
Agora que você já sabe o poder da música no supermercado, é importante pensar em investir em um music branding e uma trilha sonora marcante para suas lojas físicas. A seguir, conheça alguns dos serviços que podem ser úteis para seu supermercado.
Gomus Ecad Free
Nós também contamos com o serviço Ecad Free, uma opção mais acessível para quem quer aproveitar os benefícios da música ambiente. Essa opção utiliza produções que em negociação de contratação do serviço utiliza apenas músicas de bancos próprios que isentam o cliente dos encargos do Ecad.
Curadoria musical
A curadoria musical envolve a seleção de sons e melodias que traduzem a identidade e os valores da marca. A curadoria musical pode ser realizada para um comercial, para a música ambiente e até mesmo para playlists no perfil da marca nos streamings de música.
Avisos sonoros
Os avisos sonoros são um forte aliado nas vendas e na comunicação da loja física, por meio deles é possível divulgar promoções, incluir anúncios institucionais, entre outras opções que mantém os consumidores informados e atentos aos destaques da loja. É possível agendar avisos sonoros em períodos específicos do dia, potencializando ainda mais essa estratégia, a seguir saiba como o player da Gomus pode ajudar.
Player da Gomus
Nosso player de música oferece a você o controle da música ambiente de todas as unidades em apenas um dispositivo, dentro dele é possível ter acesso a uma variedade de playlists, além da possibilidade de inserir avisos sonoros, anúncios, logotipo sonoro e spots criados com a ajuda da inteligência artificial.
Crédito foto de capa: Helena Lopes
Fontes: