Streaming X player: qual a melhor experiência sonora?

jul 24, 2024 | Gomus

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[/vc_custom_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Logo que a Netflix surgiu como streaming, observamos uma série de setores que também abraçaram a ideia e aplicaram em seus negócios.

O mesmo aconteceu com os streamings de música, o que antes demorava horas e necessitava de um dispositivo específico para armazenar as músicas agora só precisa de um dispositivo com acesso à internet. Também notamos a criação de players de música, voltado ao varejo e com funções mais específicas. Mas qual será o melhor para sua loja? Saiba tudo a seguir!

Streaming de música

O streaming atua como distribuição digital que dá acesso online a um catálogo “ilimitado” de músicas gravadas em qualquer hora e local. Atualmente temos uma grande variedade de streamings de música disponíveis no mercado, dependendo da plataforma escolhida o usuário tem acesso a uma variedade de playlists, lançamentos e músicas personalizadas de acordo com seu gosto. É possível optar pela versão gratuita, que normalmente possui propagandas, ou a versão paga, em que o usuário tem acesso ilimitado a todas as funções do streaming e uma melhor experiência musical.

Como funciona

O streaming não exige o download antecipado das músicas, elas são armazenadas em um servidor remoto e acessadas sob demanda a partir de qualquer dispositivo com internet. O grande diferencial dos streamings é que eles utilizam dados dos próprios usuários para alimentar o algoritmo que é utilizado para oferecer uma experiência musical mais personalizada aos ouvintes.

Player de música para o varejo/Rádio Indoor 

O player de música é similar ao streaming, mas ele é desenvolvido pensado para ambientes comerciais. Dessa forma a preocupação não é apenas a experiência do usuário, mas a experiência musical dos consumidores que frequentam os pontos de venda da marca.

Como funciona

O player de música funciona como um streaming, isso porque ele também armazena as músicas em um servidor remoto e precisa de acesso a internet para que as músicas sejam tocadas. Existem versões do serviço em que é feito o download das músicas para que o sistema funcione sem acesso à internet, sendo uma opção quando a conexão é instável, por exemplo. Como o player é voltado ao varejo, a ferramenta possui opções de personalização da sonorização da loja para que o music branding da marca seja executado de forma correta e traga resultados. 

Streaming X Player

Apesar das duas ferramentas funcionarem de formas similares, possuem funções e objetivos diferentes, enquanto o streaming é voltado para o consumidor final, aquela pessoa que ouve música diariamente para fazer suas tarefas, o player é voltado para o estabelecimentos comerciais, para marcas que querem utilizar as estratégias de music branding em seus pontos de venda e oferecer uma experiência musical memorável para seus clientes.

Por isso, o streaming possui funções para que o usuário encontre músicas agradáveis e tenha acesso rápido e fácil, já o player possui funções que permitem a personalização de tudo que está tocando na loja, incluindo agendamento de playlists em horários específicos do dia,avisos e logo sonoro, por exemplo.

Outro ponto crucial é que o streaming possui uma curadoria para o público final, isso significa que as músicas ali não terão nenhum filtro em relação à linguagem apropriada, estilos de gravação que combinam entre si ou músicas que funcionem num ambiente comercial necessariamente.

Posso usar streaming de música em minha loja?

Streaming X player qual a melhor experiência sonora

Crédito: Edgars Kisuro

Você pode utilizar streaming de música em sua loja, mas saiba que a função da música pode ser apenas decorativa, isso porque as playlists do streaming não foram pensadas seguindo uma estratégia de music branding, pois ela não permite incluir outros arquivos durante a execução das músicas, o que prejudica a aplicação do logo sonoro, por exemplo, essencial no processo de memorização da marca.

Music branding X música ambiente

O music branding é a forma de traduzir a identidade e os valores da marca em sons e música, os efeitos da música no corpo humano podem fazer os clientes associarem a marca a sentimentos positivos, além de facilitar a memorização. Ao utilizar a música ambiente apenas como uma forma de distração para os clientes, sem a aplicação de estratégias de music branding, é provável que os resultados esperados não serão alcançados, podendo gerar até o efeito contrário.

O que você precisa saber

Ao optar pelo uso de streaming ou player, é importante saber que é necessário pagar a taxa de Ecad. O órgão então vai repassar o valor pago pelos direitos autorais das músicas para os artistas, que também recebem por meio das plataformas. 

Conheça o Gomus Play

O Gomus Play é um player de música que funciona como um streaming, por meio de um dispositivo com internet, seja notebook ou celular android. É possível acessar diversas playlists e funcionalidades para a personalização do ambiente de loja. Ao optar pela ferramenta certa, você oferece uma experiência de compra memorável, que, a longo prazo, lembrará da sua marca positivamente. A seguir vamos apresentar os benefícios que essa ferramenta pode oferecer.

Benefícios do Gomus Play

A interface e as funções do Gomus Play são pensadas para que o music branding seja executado da melhor forma. Confira a seguir alguns dos principais benefícios.

– Playlists curadas para ambientes comerciais;

– Incluir spots e avisos no meio da programação musical;

– Agendar playlists específicas para cada período do dia;

– Gerenciar a experiência sonora de todas as lojas para que elas tenham a mesma programação;

– Músicas com volume padronizado e alta qualidade;

– Plataforma user friendly, é prático e fluído.

Esses são só alguns dos benefícios do Gomus Play, se você quer oferecer uma experiência musical agradável para seus clientes e ficou interessado na nossa plataforma, basta acessar nosso site e contratar o serviço, pois tudo é feito de forma online e sem necessidade de contrato, o pagamento é feito mensalmente e por unidade. 

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido as diferenças entre os dois serviços mais populares de música. 

Fontes:

Moschetta, P. H., & Vieira, J.. (2018). Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, 20(49), 258–292.

https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/alem-do-spotify-conheca-outras-plataformas-de-streaming-de-musica/

https://tangerina.uol.com.br/musica/onze-plataformas-streaming-musica/[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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