[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_custom_heading uncode_shortcode_id=”138652″]
[/vc_custom_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Logo que a Netflix surgiu como streaming, observamos uma série de setores que também abraçaram a ideia e aplicaram em seus negócios.
O mesmo aconteceu com os streamings de música, o que antes demorava horas e necessitava de um dispositivo específico para armazenar as músicas agora só precisa de um dispositivo com acesso à internet. Também notamos a criação de players de música, voltado ao varejo e com funções mais específicas. Mas qual será o melhor para sua loja? Saiba tudo a seguir!
Streaming de música
O streaming atua como distribuição digital que dá acesso online a um catálogo “ilimitado” de músicas gravadas em qualquer hora e local. Atualmente temos uma grande variedade de streamings de música disponíveis no mercado, dependendo da plataforma escolhida o usuário tem acesso a uma variedade de playlists, lançamentos e músicas personalizadas de acordo com seu gosto. É possível optar pela versão gratuita, que normalmente possui propagandas, ou a versão paga, em que o usuário tem acesso ilimitado a todas as funções do streaming e uma melhor experiência musical.
Como funciona
O streaming não exige o download antecipado das músicas, elas são armazenadas em um servidor remoto e acessadas sob demanda a partir de qualquer dispositivo com internet. O grande diferencial dos streamings é que eles utilizam dados dos próprios usuários para alimentar o algoritmo que é utilizado para oferecer uma experiência musical mais personalizada aos ouvintes.
Player de música para o varejo/Rádio Indoor
O player de música é similar ao streaming, mas ele é desenvolvido pensado para ambientes comerciais. Dessa forma a preocupação não é apenas a experiência do usuário, mas a experiência musical dos consumidores que frequentam os pontos de venda da marca.
Como funciona
O player de música funciona como um streaming, isso porque ele também armazena as músicas em um servidor remoto e precisa de acesso a internet para que as músicas sejam tocadas. Existem versões do serviço em que é feito o download das músicas para que o sistema funcione sem acesso à internet, sendo uma opção quando a conexão é instável, por exemplo. Como o player é voltado ao varejo, a ferramenta possui opções de personalização da sonorização da loja para que o music branding da marca seja executado de forma correta e traga resultados.
Streaming X Player
Apesar das duas ferramentas funcionarem de formas similares, possuem funções e objetivos diferentes, enquanto o streaming é voltado para o consumidor final, aquela pessoa que ouve música diariamente para fazer suas tarefas, o player é voltado para o estabelecimentos comerciais, para marcas que querem utilizar as estratégias de music branding em seus pontos de venda e oferecer uma experiência musical memorável para seus clientes.
Por isso, o streaming possui funções para que o usuário encontre músicas agradáveis e tenha acesso rápido e fácil, já o player possui funções que permitem a personalização de tudo que está tocando na loja, incluindo agendamento de playlists em horários específicos do dia,avisos e logo sonoro, por exemplo.
Outro ponto crucial é que o streaming possui uma curadoria para o público final, isso significa que as músicas ali não terão nenhum filtro em relação à linguagem apropriada, estilos de gravação que combinam entre si ou músicas que funcionem num ambiente comercial necessariamente.
Posso usar streaming de música em minha loja?
Você pode utilizar streaming de música em sua loja, mas saiba que a função da música pode ser apenas decorativa, isso porque as playlists do streaming não foram pensadas seguindo uma estratégia de music branding, pois ela não permite incluir outros arquivos durante a execução das músicas, o que prejudica a aplicação do logo sonoro, por exemplo, essencial no processo de memorização da marca.
Music branding X música ambiente
O music branding é a forma de traduzir a identidade e os valores da marca em sons e música, os efeitos da música no corpo humano podem fazer os clientes associarem a marca a sentimentos positivos, além de facilitar a memorização. Ao utilizar a música ambiente apenas como uma forma de distração para os clientes, sem a aplicação de estratégias de music branding, é provável que os resultados esperados não serão alcançados, podendo gerar até o efeito contrário.
O que você precisa saber
Ao optar pelo uso de streaming ou player, é importante saber que é necessário pagar a taxa de Ecad. O órgão então vai repassar o valor pago pelos direitos autorais das músicas para os artistas, que também recebem por meio das plataformas.
Conheça o Gomus Play
O Gomus Play é um player de música que funciona como um streaming, por meio de um dispositivo com internet, seja notebook ou celular android. É possível acessar diversas playlists e funcionalidades para a personalização do ambiente de loja. Ao optar pela ferramenta certa, você oferece uma experiência de compra memorável, que, a longo prazo, lembrará da sua marca positivamente. A seguir vamos apresentar os benefícios que essa ferramenta pode oferecer.
Benefícios do Gomus Play
A interface e as funções do Gomus Play são pensadas para que o music branding seja executado da melhor forma. Confira a seguir alguns dos principais benefícios.
– Playlists curadas para ambientes comerciais;
– Incluir spots e avisos no meio da programação musical;
– Agendar playlists específicas para cada período do dia;
– Gerenciar a experiência sonora de todas as lojas para que elas tenham a mesma programação;
– Músicas com volume padronizado e alta qualidade;
– Plataforma user friendly, é prático e fluído.
Esses são só alguns dos benefícios do Gomus Play, se você quer oferecer uma experiência musical agradável para seus clientes e ficou interessado na nossa plataforma, basta acessar nosso site e contratar o serviço, pois tudo é feito de forma online e sem necessidade de contrato, o pagamento é feito mensalmente e por unidade.
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido as diferenças entre os dois serviços mais populares de música.
Fontes:
https://tangerina.uol.com.br/musica/onze-plataformas-streaming-musica/[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]