O logotipo sonoro é uma estratégia de music branding que complementa o branding da sua marca, mas existe uma hora certa para investir em um logotipo sonoro? Quais são suas aplicações? Continue a leitura para descobrir se já está na hora da sua marca ter a sua.
O que é um logotipo sonoro?
O logotipo sonoro ou logotipo sônico, são sequências de notas musicais que fazem parte do sistema de identidade da marca, por isso, são usados por um longo período. Assim como outros elementos da identidade da marca, o logo sonoro pode se tornar um meio poderoso de construir e ativar os valores da marca, como o logo gráfico, símbolos e slogans. O logo sonoro pode contribuir para a diferenciação de uma marca, mas ele deve ser usado de forma estratégica.
Quais os efeitos do logotipo sonoro?
Pesquisas mostraram que os logotipos sonoros, por serem estímulos musicais curtos, provocam efeitos como familiaridade com a marca, reconhecimento e memória da marca. Além disso, a curta exposição musical de um logotipo sonoro pode transmitir emoções, o logotipo sonoro feliz ou triste tem efeito na atitude do consumidor, ou seja, a atitude do consumidor pode mudar dependendo da colocação do logotipo no anúncio e do sentimento emocional que ele transmite.
Sons estridentes altos e baixos estão associados à ansiedade e levam a comportamentos de evitação da marca, ou seja, variações na intensidade do som, tom e ritmo podem facilitar o processamento de valores e traços de personalidade e influenciar o comportamento do consumidor. Estudos confirmaram que logotipos sonoros de ritmo rápido provocam respostas de orientação e que a agradabilidade está associada aos excitantes.
Este ativo sonoro também pode influenciar a disposição a pagar, foi o que pesquisadores descobriram ao comparar logotipos sonoros com 3, 6 e 9 tons, a marca com o logotipo sonoro de 6 tons teve um aumento significativo em sua receita, mostrando que ele realmente tem o poder sobre o consumidor.
Preciso de um logotipo sonoro?
Antes de investir em um logotipo sonoro é importante pensar se sua marca já possui um music branding ou um universo sonoro. O logotipo sonoro é uma das estratégias de music branding, que tem o objetivo de fortalecer o branding da marca, quando a marca não possui um music branding definido, criar um logotipo sonoro não terá o impacto desejado, o que vai dificultar sua identificação rápida. O logotipo sonoro é indicado para marcas que pensam no branding 360º, pois é necessário ter em mente em quais mídias é possível veiculá-lo, como na música ambiente, em campanhas publicitárias e em ativações, por exemplo. Para gerar lembrança é essencial que haja repetição do logotipo sonoro, só assim será possível se diferenciar dos concorrentes.
Outro ponto importante é envolver os cinco sentidos do consumidor, o marketing sensorial está cada vez mais ganhando espaço, verifique quais ações podem ser incluídas para envolver todos os sentidos do consumidor como a visão, a audição, o tato e o paladar. A ativação de todos os sentidos é que fará sua marca entrar na memória do consumidor, mas tome cuidado para que a estimulação multissensorial não tenha efeito contrário e confunda o cliente.
Como deve ser um logotipo sonoro?
A verdade é que não existe uma fórmula a ser seguida, cada marca terá um logotipo sonoro único capaz de se diferenciar dos concorrentes e fazer parte das associações que o consumidor cria em sua mente sobre sua marca. Algumas pesquisas relatam que os logotipos devem ser breves e sua duração depende do número de tons, cada tom dura aproximadamente 3 segundos, como já comentamos, uma pesquisa descobriu que o logotipo sonoro com 6 tons alcançou um maior número de vendas, já outra relatou que os logotipos com tons felizes têm maior capacidade de influenciar e ser lembrado pelos consumidores. Mas em grande parte encontrará logos com até 5 segundos, podendo ser instrumentais ou contendo locução, como o caso do Ifood, por exemplo.
Profissionais experts serão os responsáveis por definir quantos e quais tons vão fazer parte do logotipo sonoro de uma marca, apesar de haver muitas discussões, alguns conceitos são unânimes, como o fato de um logotipo sonoro ser breve, isso porque são mais fáceis de serem lembrados e precisam acompanhar alguma peça da marca de forma que não tome tanto espaço e seja apenas um complemento de comunicação. A seguir, confira o mais recente case da Gomus, que envolve a criação de identidade sonora e logotipo sonoro para a Ipiranga.
Identidade sonora Ipiranga
A Ipiranga é muito mais do que apenas uma rede de postos de gasolina, a marca além de combustíveis, possui lubrificantes e soluções completas para que cada cliente continue em movimento. A Gomus foi a responsável por transmitir essa identidade para sons e melodias que vão fazer parte do universo sonoro da marca.
O primeiro passo foi realizar o estudo aprofundado, é nessa hora que nossa equipe mergulha no universo da marca para entender qual os pontos de contato com o cliente, como eles se relacionam com a marca, quais as características da personalidade da marca para assim, criar um universo sonoro que possa transmitir da melhor forma sua personalidade. Nesse caso, o objetivo era transmitir o novo conceito da Ipiranga “abastecer a vida em movimento”, que também ganhou uma nova identidade visual, como uma marca humana e próxima
A Ipiranga reforça sua brasilidade e seu bom-humor em sua comunicação, buscamos então reforçar essas características em uma identidade sonora que se conecta com o público e que diverte. Desde o logotipo sonoro, aproveitando o som do assobio humano, a trilhas originais para diferentes momentos como performance, emocional e institucional. Além disso, para a comunicação digital, criamos um pack de earcons autênticos, sons que representam um evento específico ou informações, como notificações, por exemplo. Para finalizar, também desenvolvemos toda a orientação para a escolha de vozes que normalmente acompanham comerciais. Confira abaixo o resultado desse case.
Conte com a Gomus
Há 20 anos, nós da Gomus criamos identidades sonoras autênticas para marcas que querem impactar. Se após a leitura deste artigo você descobriu que chegou a hora da sua marca investir em um logotipo sonoro, não hesite em entrar em contato.
Fontes: