A música já se provou ser um importante aliado para marcas que querem se destacar em meio a tantos concorrentes. A música ambiente é uma das estratégias mais utilizadas para influenciar a jornada de compra do consumidor, mas nem todos sabem quais os cuidados necessários com a música para estabelecimento comercial. Continue a leitura e saiba mais.
O music branding
Antes de falarmos sobre música para estabelecimento comercial, é necessário falar sobre music branding. O music branding envolve traduzir a identidade e os valores da marca para sons e melodias, para isso é necessário muito estudo e um mergulho no universo da marca para que os objetivos institucionais e comerciais sejam alcançados. Com a ajuda de diferentes ativos, como logotipo sonoro, playlists para streaming, trilha sonora para publicidade, música ambiente, entre outros que compõem uma estratégia de music branding, é possível criar lembranças duradouras na mente dos seus clientes. A seguir vamos apresentar alguns pontos que devem ser levados em conta para a música em estabelecimento comercial.
Volume da música
Definir qual será o volume da música em seu estabelecimento comercial é o fator mais importante, é o que diz a pesquisa realizada pela agência Heartbeats International. Ao serem perguntadas sobre o que é importante para a música que está sendo tocada no local, as pessoas escolheram o volume como o item mais importante, seguido pelo match entre música e o contexto em que ela está. Ainda é preciso definir quais locais do seu estabelecimento devem receber música e investir em um equipamento que atenda a tais demandas, para um espaço maior é necessário um equipamento mais potente, por exemplo.
Identidade da marca
O segundo principal ponto percebido pelos clientes é a identidade da marca, que também pode ser chamado de DNA de marca, personalidade da marca. O som precisa ser complementar ao posicionamento da marca, aos recursos visuais do estabelecimento e também que faça sentido ao setor e em situação, pois isso tudo conversa com as expectativas do público na experiência de compra. Estudos já demonstraram que o ajuste entre música e marca alcançam uma melhor lembrança na mente dos consumidores, assim, são mais propensos a comprar produtos quando a música em anúncios ou em lojas se encaixam com a marca, além de ser mais vantajoso não utilizar música ao invés de incluir músicas que não se encaixam na marca.
Curadoria musical
A curadoria musical é uma estratégia que está presente em várias etapas da construção do music branding, pois é por meio dela que experts vão selecionar dentro de todo o universo sonoro quais músicas e melodias representam melhor a sua marca em cada situação de uso. No caso de música para estabelecimento comercial, é importante pensar que ela não deve ser apenas uma distração, mas uma ferramenta de comunicação dos valores da marca e ambientação do contexto de compra.
O estilo musical
Pesquisas mostraram que estilos musicais podem fornecer informações diferentes sobre o mesmo produto, ou seja, o gênero musical, por causa de sua sonoridade, pode mudar o foco da percepção do consumidor sobre um produto. Utilizar uma música de rock em uma loja de carros, pode reforçar a mensagem de que o produto transmite poder e velocidade, enquanto música clássica pode enfatizar que o produto transmite luxo e elegância, por exemplo.
Letras das músicas
As letras das músicas funcionam como os conteúdos visuais para nós, são tão importantes quanto as melodias. As letras permitem que a marca comunique emoções e expresse opiniões e atitudes, servindo assim como forma de comunicação com os consumidores. No estabelecimento comercial é importante entender que diferentes públicos podem frequentar, desde crianças até idosos, por isso é tão importante prestar a devida atenção ao conteúdo das letras, canções com palavrões, por exemplo, devem ser evitadas, pois podem trazer constrangimento para quem frequenta o local.
Reprodução da música
Para oferecer música em seu estabelecimento comercial é preciso definir como essa música será reproduzida, com a ajuda de um streaming de música, pen drive ou player de música? Levando em consideração as necessidades comerciais e oportunidades que podem ser exploradas pelo som, o mais indicado é contar com um player específico para o varejo. Essa solução garante a qualidade do som, além da possibilidade de inserir logotipo sonoro, avisos durante a programação e de gerenciar a música ambiente de todas as unidades. Pensando nisso, a Gomus possui o próprio player, por meio dele é possível acessar playlists exclusivas, criar avisos sonoros com a ajuda de Inteligência Artificial, inserir logotipo sonoro e gerenciar o music branding de todas as unidades em um único lugar.
Ecad
Ao utilizar músicas conhecidas em seu estabelecimento comercial, é necessário pagar a taxa do Ecad, onde o valor arrecadado é direcionado aos direitos autorais dos artistas e compositores. O valor é definido de acordo com a importância da música para seu setor e o tamanho da área sonorizada. É possível entrar em negociações de valores a partir de 10 unidades, e vale ressaltar que o não pagamento da taxa pode acarretar em multas pesadas.
Para empresas que possuem um alto número de unidades, a Gomus possui o modelo de curadoria sem pagamento do Ecad, uma opção de diminuir o valor investido nessa frente, sem comprometer a música ambiente do seu estabelecimento. A curadoria é feita com músicas de bancos próprios e por isso a marca fica livre do pagamento ao Ecad.
Curadoria para ambientes X curadoria para fones de ouvido
A maneira como as pessoas vão consumir o material em áudio é essencial na hora de realizar a curadoria, como já citamos anteriormente, na curadoria para ambientes é preciso levar em conta que o público que irá consumir será muito variado, o acesso a crianças e idosos se torna mais fácil, já quando é realizada a curadoria para fones de ouvido, ou seja, o intuito é que ela consuma o conteúdo de forma individual e privada, é possível ter uma maior liberdade na hora de selecionar as músicas. Na curadoria para fones de ouvido, músicas com letras são a melhor opção, já que elas são capazes de acessar sentimentos e memórias de forma mais rápida, criando laços com quem está ouvindo.
Conte com a Gomus
Ao pensar em aderir a música em seu estabelecimento comercial, leve em consideração os pontos citados e pense em como agregar mais camadas a sua estratégia de music branding.
É importante entender que apenas esta ferramenta não garante o sucesso. É interessante que seja criado um universo sonoro para a marca, sendo a música ambiente uma ativo complementar e muito importante de relacionamento com o cliente. Há 20 anos a Gomus desenvolve universos sonoros autênticos para marcas de diversos segmentos, com serviços de curadoria musical, logotipo sonoro, player de música, Ecad Free, entre outros, capazes de elevar o branding da sua marca, estamos ansiosos para mergulharmos no seu universo.
Crédito foto de capa: Ron Lach
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