Música para ambiente de espera: como sair do óbvio?

maio 29, 2025 | Music Branding

Quem gosta de esperar por algo? Isso costuma ser uma tarefa difícil para muitos de nós. O momento de espera costuma vir acompanhado de ansiedade, nervosismo e tensão, mas e se a música para ambiente de espera pudesse ajudar a amenizar todos esses sentimentos? Continue a leitura e saiba como.

O efeito da música em ambientes de espera 

Quando falamos em música para ambientes de espera, logo vem à mente hospitais e clínicas, locais que envolvem a área médica. A música tem sido também muito usada para mindfulness e musicoterapia, para o tratamento da depressão, reduzir a sensação de dor em pacientes e até mesmo usada no tratamento de diabetes, segundo pesquisa divulgada em 2022, o Rock’n’roll tem a capacidade de induzir a produção de insulina, facilitando assim o tratamento para diabéticos. 

Um desafio de um ambiente de espera é reduzir a ansiedade de quem aguarda um atendimento, estudos sobre psicologia da música revelam que uma das maneiras pelas quais as pessoas usam a música é para relaxamento. Um estudo realizado em uma sala de espera de um cirurgião plástico na Alemanha, com 117 pacientes, mostrou que música instrumental com sons de natureza e aroma ambiente de lavanda usados de forma isolada diminuem a ansiedade, por exemplo.

Outros estudos demonstraram que utilizar música clássica em sala de espera da ala pediátrica, principalmente com andamento variado de 60 a 70 batidas por minutos, diminui os escores de ansiedade dos pais dos pacientes.  A música clássica também foi vista como capaz de diminuir os níveis de estresse dos visitantes do hospital. 

Também foi comprovado que a música influencia na percepção de tempo de quem está aguardando, músicas conhecidas faz o cliente perceber o tempo mais lento, músicas que ele considera nova é mais agradável e dá a sensação de que o tempo está passando mais rápido, porém, ele acaba passando mais tempo no ambiente.

A música clássica é a melhor opção?

É comum notarmos o uso maior de música clássica em ambientes de espera, mas será que é a melhor opção? Um estudo realizado com 78 estudantes comparou os níveis de β-endorfina enquanto os participantes ouviam música, o β-endorfina é uma substância produzida pelo corpo, conhecida por seus efeitos analgésicos e de promoção do bem-estar, os resultados mostraram uma diminuição nos níveis de  β-endorfina quando os participantes ouviam música clássica por mais de 15 minutos, proporcionando assim uma sensação de bem-estar. Em outras pesquisas, os participantes relataram a preferência pela capacidade de selecionar suas próprias músicas e controlar seu volume.

A verdade é que é preciso analisar o contexto do ambiente de espera, o cliente está aguardando uma notícia? Uma mesa? É uma ansiedade boa ou ruim? A seguir falamos mais sobre segmentos que podem se beneficiar da música em ambiente de espera.

Que setores podem se beneficiar da música para ambiente de espera

Como citamos anteriormente, o setor de saúde atualmente é um dos que  mais se beneficiam, mas existem diversos setores que podem usufruir do efeito da música em ambiente de espera e não há a necessidade de selecionar apenas músicas instrumentais ou clássicas, por exemplo. Saiba quais são a seguir. 

Hotelaria 

O momento de check-in e check-out normalmente vem acompanhado de muita ansiedade, ao aderir a uma música ambiente no hall do hotel você pode diminuir esse sentimento entre os clientes, além de criar um espaço de convívio para hóspedes que estão em outras situações, como esperando um Uber ou apenas trabalhando no lobby. A Gomus realiza a curadoria musical do Hotel Janeiro, em diversos locais de contextos diferentes do hotel, da piscina ao restaurante, o local é a união perfeita entre a natureza e o ambiente da cidade, e as playlists então acompanham a identidade da marca e o comportamento dos hospedes em cada contexto. Em ambientes como elevadores, também é possível aplicar a mesma estratégia. 

Lojas

Em algum momento os clientes que frequentam a loja vão precisar esperar, como no provador ou na hora de finalizar a compra. Na loja conceito da Havaianas na Oscar Freire, por exemplo, a Gomus realizou a curadoria da música ambiente, selecionando artistas e melodias brasileiras que transmitem a identidade da marca, além disso, o cliente pode escolher qual música quer ouvir enquanto experimenta os produtos. Confira o resultado abaixo.

Restaurantes e bares

O ambiente de restaurantes e bares podem usufruir ainda mais da música para ambiente de espera, isso porque há o momento em que o cliente deve esperar uma mesa, o momento da espera do preparo do prato ou da bebida, o que pode gerar ansiedade ou nervosismo. Incluir uma música ambiente de acordo com cada momento do cliente é essencial para ele não decidir escolher outro estabelecimento e que o momento da espera seja apenas o começo da experiência de consumo na mesa, é uma espera que não é apartada da experiência de compra, mas sim o início dela. 

Aeroportos

Os aeroportos são em si locais construídos para a espera, por isso, a música ambiente nestes locais é ainda mais importante e deve ser levada a sério. O aeroporto de Belo Horizonte decidiu implantar um sistema para reduzir avisos na área de embarque, houve uma redução em até 60% das mensagens veiculadas e essa escolha fez a avaliação dos usuários subir. A música ambiente pode ser uma ótima opção para proporcionar conforto ao local.

Supermercados

Sabemos que há momentos de espera no supermercado, como na hora de finalizar as compras ou em setores como padaria e açougue, por exemplo. Na hora de pensar em uma identidade sonora e curadoria, é essencial levar esse comportamento em consideração e usar o music branding para melhorar a experiência.

Farmácias

Os clientes podem precisar esperar tanto na área de remédios quanto no momento de finalizar a compra, importante ressaltar que 96% do fluxo de pessoas está em busca de remédios, e 87% não compra na farmácia sem a ajuda de um atendente, isso diz muito sobre o contexto do cliente no ambiente, e da interação no lugar. A música precisa não ser uma distração na hora do atendimento ao mesmo tempo que acolhe e traz leveza a clientes indo em busca de diferentes tratamentos

Conte com a Gomus

A música para ambiente de espera é tão importante quanto outras estratégias que envolvem o music branding, apesar da música clássica ser uma das mais escolhidas para esse tipo de ambiente, sua marca não precisa ficar presa ao gênero, é possível causar sensações semelhantes utilizando melodias que respeitem a identidade sonora da sua marca e sejam congruentes a experiência de compra.

Você pode contar com a curadoria musical da Gomus e ainda utilizar o nosso player para garantir a qualidade do som no ambiente, além disso, no serviço jukebox é possível que os clientes escolham a música que querem ouvir, criando uma experiência ainda mais memorável. Estamos prontos para transformar o ambiente de espera do seu negócio. 

Crédito foto de capa: Gustavo Fring

Fontes: The Conversation | Nautilus | Veja | Febrafar

Fenko, A., & Loock, C. (2014). The influence of ambient scent and music on patients’ anxiety in a waiting room of a plastic surgeon. Health Environments Research & Design Journal, 7.

L., & Fitzmaurice, L. (2008). Emergency department waiting room stress: Can music or aromatherapy improve anxiety scores? Pediatric Emergency Care, 24(12), 836–838.

Ramdinmawii, Esther & Mittal, Vinay. (2017). The effect of music on the human mind: A study using brainwaves and binaural beats. 1-7. 10.1109/TEL-NET.2017.8343514.

McKinney CH, Tims FC, Kumar AM, Kumar M. The effect of selected classical music and spontaneous imagery on plasma beta-endorphin. J Behav Med. 1997 Feb;20(1):85-99.

veja também