Qual mensagem minha identidade sonora quer transmitir?

nov 11, 2024 | Music Branding

Ao criar uma identidade sonora para uma marca, é importante entender qual é a mensagem que quer transmitir por meio de sons e melodias. Através do music branding é possível acrescentar uma nova camada na comunicação das características e valores da marca. Continue a leitura e saiba mais!

O que é identidade de marca?

O termo identidade teve origem na filosofia e na psicologia, ela é a imagem desejada por quem transmite a mensagem, o remetente, essa mensagem deve ser implantada na mente de quem a recebe, o receptor. A identidade da marca é definida como as associações desejáveis que uma empresa deseja criar nas mentes dos clientes-alvo, incluindo características do produto e marca, símbolo, publicidade.

O marketing sensorial 

A marca deve ser composta por características que a diferenciam no mercado, essas características vão ser cruciais para se manter relevante na memória dos consumidores. O conjunto de técnicas e práticas utilizadas para construir e fortalecer a marca é o que chamamos de branding, o conjunto de técnicas que ativam os cinco sentidos dos clientes é chamada de brand sense, esse tipo de branding revela que quanto mais pontos sensoriais forem estimulados maiores as chances do cliente se lembrar da sua marca e criar relacionamento emocional com ela. 

Por meio da música fazemos associações a lembranças, ativando o que chamamos de nostalgia, acessando assim ainda mais sentimentos. Diferente da imagem, o som afeta as pessoas, sem que elas percebam. A recepção do som não é sentida apenas pelo tímpano, mas por toda a pele, som é vibração, essa vibração proporcionada pelo som é transmitida pela atmosfera sob forma de propagação ondulatória que, chegando ao nosso ouvido, o cérebro interpreta e dá significado, sentido e sentimentos. 

O que é identidade sonora?

A identidade sonora é uma ferramenta de comunicação que integra e gerencia elementos auditivos que ajudam a formar a imagem ideal de uma empresa na entrega de experiências e valores consistentes e diferenciados aos usuários por meio de diversas experiências auditivas.

A experiência acumulada do consumidor constrói uma imagem específica, ou seja, a experiência é enriquecida por meio de interações, para isso elas devem ser consistentes e congruentes entre si. Os consumidores formam uma imagem da experiência através da soma de mensagens, primeiro ocorre uma filtragem individual e é finalmente aceita como imagem de marca. 

A identidade sonora é transmitir essa imagem por meio de sons e melodias. Uma pesquisa revelou que o timbre – as formas como as ondas sonoras se propagam e interagem com o meio e com o instrumento que as produzem – tem papel muito importante para as pessoas descobrirem o que é a marca, além disso, a pesquisa confirmou que a identidade dos sons é processada implicitamente mesmo que não sejam necessárias para a tarefa. A seguir vamos explicar melhor como se dá o processo de criação de identidade sonora para marca.

Como é o processo de criação de identidade sonora?

Qual mensagem minha identidade sonora quer transmitir

A criação de uma identidade sonora de uma marca começa por um mergulho da equipe no universo da marca, o que envolve desde a análise da sua história e sua trajetória , assimilação do brandbook visual e comunicação da mesma em seus canais, os pontos de contato com seus clientes, segmento no qual atua e como o público percebe e se comporta nesse contexto, até a compreensão de qual identidade a marca deseja transmitir, em relação aos seus objetivos comunicacionais. Em seguida é hora de identificar quais universos sonoros, de artistas a gêneros, nível de energia e impressão que os sons e melodias certas podem transmitir da melhor forma tudo isso, é quando a curadoria musical entra em cena. “Todas as marcas têm algum diferencial, e quando entendemos a fundo, a curadoria musical se torna também uma maneira única de comunicar uma marca em sua essência”, explica André, que integra a equipe de curadoria da Gomus.

Por meio da curadoria musical que os profissionais identificam que música combina mais com a identidade da marca, se necessário também são produzidas músicas inéditas. A partir da criação de uma identidade sonora é hora de desdobrá-la em diferentes formatos e mídias, dessa forma o consumidor cria em sua mente uma imagem sólida da sua marca.

Inspire-se com nossos cases 

Há 20 anos criamos identidades sonoras autênticas para marcas de referência, uma característica comum de ser trabalhada como pilar de marcas nacionais é o viés da brasilidade. O trabalho da pesquisa extensa das marcas e identificação da essência de cada uma, é importante para que um mesmo atributo de marca consiga efetivamente ser atingido de forma congruente e memorável. “É essencial que algumas perguntas sejam respondidas antes de iniciar a criação de identidades sonoras: que tipo de marca ela é agora? E que tipo ela quer ser no futuro? Com que pessoas ela já fala, e com quais mais ela quer falar? O que é tão único e singular que a diferencia de todos os outros do mesmo ramo?”, completa André. A seguir apresentamos alguns cases que vão te inspirar.

Granado

A Granado é a botica mais tradicional do Brasil, com mais de 150 anos de história nós somos os responsáveis pela criação da identidade sonora da marca que tem como foco a fauna e flora brasileira, nosso desafio é adaptar a identidade sonora da marca para as mais diversas ativações e campanhas, utilizamos desde os próprios produtos para criar sons, até músicas genuinamente brasileiras, transmitindo assim a essência do Brasil na marca por meio do mood Rio vintage, que já conquistou o mercado internacional. Confira abaixo uma das playlists da Granado disponíveis no Spotify.

Hering

A Hering está presente na vida dos brasileiros desde 1880, já possui 140 anos de história e é reconhecida por mais de 90% da população nacional. A marca está sempre se reinventando, com um time inspirado pelo ritmo brasileiro, por colorir a vida, trazer conforto e ser consciente. A música tem papel essencial para transmitir esse conceito, além disso, recentemente a marca passou por um rebranding com foco em unir o espaço físico e digital e trazer para mais perto as novas gerações.

Havaianas

A Havaianas se tornou um símbolo da cultura brasileira, ela leva o Brasil para diversos países mundo afora, nossa missão é transmitir por meio do som toda essa representatividade que já é muito presente em suas campanhas publicitárias, por exemplo, utilizamos músicas de artistas referência no Brasil e que representam um país rico de cultura, a bossa nova é um dos gêneros musicais que usamos. Confira a seguir uma das playlists da marca disponíveis no Spotify.

Conte com a Gomus

Seja qual for a identidade da sua marca, nós sabemos como transformar ela em uma identidade sonora forte e autêntica, analisamos as características de cada marca para que seu music branding seja único e reconhecido por todos. Estamos ansiosos para iniciar essa parceria.

Crédito foto de capa: Jonny Lew

Fontes:

Namgung Ki-chan e Bang Bang-hwan (2018). Um estudo sobre a definição estrutural de identidade sonora para gestão de marcas na comunicação auditiva corporativa. Jornal de Design de Marca, 16(3), 245 – 254.

delogu, Franco & Gravina, Mariangela & Nijboer, Tanja & Postma, Albert. (2014). Binding “what” and “where” in auditory working memory: An asymmetrical association between sound identity and sound location. Journal of Cognitive Psychology. 26.

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