Está cada vez mais difícil alcançar a relevância em meio a tantas marcas e empresas que surgem diariamente, mas há algumas estratégias que podem ajudar a sua marca a crescer e se destacar. Saiba mais a seguir!
O que você precisa saber sobre o mercado
Segundo o boletim do Governo Federal, a cada 21 horas uma nova empresa surge no Brasil, só nos primeiros 3 meses de 2024, foram abertas 1.456.958 empresas, o que representa um aumento de 26,5% em relação aos 3 meses anteriores. Mas nem todos os dados são positivos, no mesmo período, foram fechadas 854.150 empresas, um aumento de 24,4% em comparação ao período anterior. É claro que ao mesmo tempo que novas empresas surgem, novas marcas também e para manter a tudo funcionando e trazendo resultados é importante ter uma estratégia de marketing alinhada à identidade da marca. A seguir separamos alguns itens importantes para quem quer crescer em 2024.
1- Aumente o valor da sua marca
Há diversas definições sobre o valor de marca, mas uma das principais é a que se baseia na intensidade com que os estímulos sensoriais relacionados à ela são recuperados na memória, isso contrasta com o conceito de “amor à marca”, mas também com dimensões de brand equity baseadas no consumidor, como imagem e personalidade.
Os estudiosos defendem que as marcas devem se concentrar em ativos distintivos que possam reforçar a disponibilidade mental, ou seja, a projeção. Para gerir de forma eficaz os profissionais de marketing devem considerar tanto a memorização como o significado das suas propostas. Uma das formas de memorização na mente dos consumidores é através da experiência musical.
Ao utilizar o marketing sensorial você ativa os cinco sentidos dos consumidores, o que afeta diretamente seu corpo e mente. No caso da experiência sonora, estudos já mostraram que quando alguém ouve uma música agradável, o corpo libera dopamina, o que expande o comportamento de compra do consumidor. O music branding é uma ótima ferramenta para ser lembrado pelos clientes, isso porque a identidade sonora é capaz de transmitir emoções e mensagens por meio da música e fica armazenada no subconsciente do consumidor. Com certeza você se lembra de uma música que ouvia há 20 anos, não é mesmo? É dessa forma que a experiência sonora atua junto a sua marca.
2 – Diversificação de portfólio
É difícil imaginar uma marca com um produto principal que possa chegar a todos os consumidores e servir de forma plausível e lucrativa, tanto as necessidades estabelecidas como as emergentes, por isso a estratégia de diversificação de portfólio é tão importante.
Segundo pesquisas, os produtos principais do portfólio de uma marca representam, em média, menos de 50% das vendas, a diversificação e a fragmentação de portfólio são uma realidade de mercado. Essa estratégia reduz o chamado canibalismo e os custos por aquisição de compradores incrementais.
3 – Inovar é preciso
Falar de inovação parece fácil, mas nem sempre é, pois é necessário se renovar e modernizar para permanecer relevante no mercado, marcas como MySpace e Nokia, por exemplo, viram a sua liderança de mercado desaparecer devido a novas propostas oferecidas pelo Facebook e pela Apple, por exemplo. As marcas crescem mais em ambientes não estacionários, mesmo que sua marca não esteja em um setor que costuma ter uma grande quantidade de concorrentes, é preciso inovar para manter a relevância e não a perder para uma marca que acabou de entrar no setor.
4 – Diferenciação de marca
O tamanho da marca implica a necessidade de estratégias diferenciadas, quanto menor a marca mais é necessário o conhecimento e a familiaridade para construir uma base de consumidores e muitas vezes começam a recrutar compradores de categorias pesadas em busca de novidade e variedade, enquanto as marcas grandes e estabelecidas já possuem uma base de consumidores que são constantemente reabastecidas devido a sua posição de liderança.
Abandone aquela ideia de que só marcas grandes podem e devem investir em estratégias diversificadas de marketing, quanto menor a marca, maior deve ser o investimento para que ela seja facilmente reconhecida. A experiência musical pode ser uma dessas estratégias que irá te ajudar a se diferenciar da concorrência e assim alcançar a relevância que deseja.
A importância da identidade da marca
Quando uma marca possui uma identidade definida, que transmite seus valores e seus significados, o risco de perda de clientes e de ser comparada com seus concorrentes é menor, por isso que as diferenças entre a sua marca e a do concorrente devem ser claras, só dessa forma os consumidores vão memorizá-la. O music branding é uma das estratégias utilizadas por pequenas e grandes marcas para se manterem relevantes no mercado em que atuam, mas para que seja efetivo é necessário contar com profissionais experientes para traduzir sua identidade em músicas e sons.
Há 20 anos, nós da Gomus criamos identidades sonoras e os mais diversos projetos musicais visando a memorização e diferenciação da marca. Para que a estratégia dê resultados é necessário que essa identidade sonora seja reproduzida ao longo do tempo em diversas peças, pensando nisso, oferecemos uma plataforma de música voltada ao varejo, o Gomus Play, a plataforma funciona de forma semelhante a um streaming de música e visa entregar uma experiência musical para os consumidores que podem se tornar clientes fiéis.
Esperamos que esse artigo tenha mostrado alguns caminhos que sua marca pode seguir para se tornar relevante no mercado e como a experiência musical pode ser uma aliada na memorização da marca.
Crédito foto de capa: Laurenz Heymann
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