Brand essence: conheça o conceito e saiba como criar para sua marca

out 7, 2024 | Para sua Marca

Você já ouviu falar sobre o brand essence? É um termo que se refere a autenticidade da marca, ou seja, aquilo que é real e verdadeiro, assim como as pessoas esperam que as outras sejam honestas e sinceras, elas também esperam que as marcas sigam o mesmo caminho e isso pode impactar a intenção de compra dos consumidores. Continue a leitura para entender o conceito de brand essence e descobrir como o music branding e a curadoria musical são uma parte importante da autenticidade da sua marca.

O que conhecemos como brand essence?

O conceito de brand essence ou “essência de marca” mudou significativamente nos últimos anos, isso porque antigamente uma marca era simplesmente o nome que um fabricante atribuía a um produto, mas à medida que os consumidores se tornaram mais exigentes, a marca se tornou uma entidade por si só, se tornando algo muito mais complexo. O consumidor espera que a marca tenha uma personalidade própria, seja autêntica, o brand essence é uma parte importante da marca, mas não a marca como um todo. Confira abaixo a pirâmide que explica melhor quais elementos formam a marca.

Fonte: Adaptado de Chris Barnham, 2010.

O brand essence por muito tempo foi o único elemento da marca que era imutável, ou seja, permanece o mesmo em qualquer contexto que a encontramos, caso sofra mudanças, a marca já não será a mesma. A essência da marca é formada por seus valores e eles são usados para direcionar o processo dela, o brand essence permanece o mesmo, mesmo que embalagem e a publicidade sofram alterações. Há também o surgimento da “hierarquia proposicional”, que está relacionada a como a marca organiza a hierarquia dos seus valores, alguns deles devem sobressair outros e essa posição será a posição com que esses valores estarão na mente dos consumidores. Os valores da marca importam, mas onde eles estão posicionados também. A hierarquia proposicional pode sofrer alterações conforme o contexto e essas mudanças impactam de forma significativa a publicidade, a embalagem, o merchandising e muitas outras estratégias de marketing.

O contexto dita o seu brand essence

Com a mudança da sociedade, marcas viram a necessidade de se adaptar a contextos, ainda mais com a chegada das redes sociais. As marcas são definidas por seu contexto, por isso foi criado o que os profissionais de marketing chamam de “posicionamento”, para as marcas tudo está conectado, se um novo concorrente chega ao mercado, será necessário recalcular rotas e mudar posicionamento, por exemplo.

Como comunicar o brand essence

A publicidade é uma maneira de mudar ou reforçar o brand essence e a hierarquia proposicional de uma marca, o significado das mesmas não é determinado apenas por seus valores, mas pela maneira como eles são estruturados, é nesse momento que entra a comunicação. A comunicação da marca tem duas missões: apresentar ao consumidor o conjunto de valores e entregar uma hierarquia proposicional que pode ser igual ou não a aquela presente na mente do consumidor, e transmitir ou mudar valores com a ajuda de diversas estratégias, continue a leitura para compreender melhor como usar a estratégia de music branding.

Como usar o music branding para comunicar seu brand essence?

Crédito: Freepik

O music branding está relacionado a estratégia de traduzir marcas em melodias e sons, o objetivo é que os valores da marca sejam transmitidos por meio de ativos sonoros, podendo ser por meio da curadoria musical, onde um profissional expert desenvolve a identidade sonora para a marca e delimita o universo que melhor comunica os valores a serem percebidos. Além da curadoria, essa comunicação pode ser feita também pela produção de trilhas originais, spots, logo sonora e outras ativações que convidam uma maior interação dos clinetes. ,,

Podemos notar que o brand essence é um conceito abstrato que precisa ser concretizado por meio de estratégias de marketing e comunicação, o music branding e a curadoria musical são duas estratégias que têm a capacidade de organizar o abstrato e transformar os valores em algo concreto e possível de ser transmitido para os consumidores. Além disso, por meio da música é possível evocar emoções nos clientes, o que facilita a memorização, criação e a transmissão do brand essence. Confira a seguir algumas estratégias de music branding que podem ser utilizadas.

Música ambiente

A música ambiente é uma importante ferramenta para transmitir o brand essence para os clientes que frequentam os espaços físicos da marca, por meio dela é possível evocar sentimentos e até influenciar no tempo de permanência na loja e no valor da compra.

Streamings de música

As playlists em streamings de música são uma forma de acompanhar o cliente mesmo de longe, por meio de uma curadoria especializada é possível montar playlists que ao mesmo tempo que transmitam o brand essence da marca, também sejam úteis para o dia a dia do cliente, criando assim uma conexão mais duradoura.

Logotipo sonoro

O logotipo sonoro é mais uma forma do seu cliente posicionar a marca em sua mente, a veiculação do ativo sonoro junto ao logotipo gráfico, ajuda ainda mais na lembrança de marca em momentos-chave. 

Trilha sonora para eventos

Seja para um lançamento, para sinalizar troca de coleção ou para acompanhar um evento da marca, as trilhas sonoras originais para eventos costumam comunicar ainda mais o brand essence

Conheça a Gomus

Há 20 anos trabalhamos traduzindo marcas em sons e melodias, por meio de estratégias de music branding conseguimos transmitir de forma assertiva o brand essence da sua marca. Em cada cliente buscamos a autenticidade que fará com que o cliente forme uma conexão genuína com a marca, para isso contamos com uma equipe preparada para selecionar a música correta para a mensagem que você deseja transmitir. Estamos ansiosos para produzir uma trilha sonora autêntica para sua marca e comunicar de forma concreta seu brand essence. 

Crédito foto de capa: Pexels

Fontes: 

Barnham, C. (2009). Essence: The Structure and Dynamics of the Brand. International Journal of Market Research, 51(5), 1-14. 

Newman, G. E., & Dhar, R. (2014). Authenticity is Contagious: Brand Essence and the Original Source of Production. Journal of Marketing Research, 51(3), 371-386.

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