Os streamings de música vêm ganhando cada vez mais usuários que estão em busca da playlist perfeita e de novas músicas. Ao longo dos anos o comportamento dos consumidores nessas plataformas mudou drasticamente, o que antes era uma forma fácil de acesso às músicas preferidas, agora se tornou uma plataforma que sugere o que o usuário deveria ouvir, é uma ferramenta de pesquisa e descoberta.
No universo das marcas o streaming também ganha um papel de destaque como ferramenta de storytelling e conexão com os consumidores, continue a leitura e entenda como os moods das playlists podem ser um grande aliado do seu branding.
O que é storytelling?
O storytelling de marca é o uso de estrutura e técnica narrativa para promover marcas para stakeholders e clientes de uma forma envolvente e significativa. Naturalmente as pessoas pensam e processam seus mundos em forma narrativa, e tanto clientes internos, quando clientes externos interpretam suas experiências com marcas por meio do processo narrativo. As histórias adicionam valor simbólico e emocional às marcas, boas histórias atraem o cliente para um envolvimento emocional e podem permitir a diferenciação entre os concorrentes.
O storytelling, além de motivar o comportamento de compra, é absorvido pelos clientes para interpretar e até mesmo criar experiências de produto. Isso pode ser usado para transmitir valores de marca e construir capital cultural com os clientes. A seguir saiba quais são os elementos principais para criar um storytelling forte para sua marca.
Elementos essenciais para o storytelling
O storytelling precisa conter um enredo, personagens, além de um propósito, uma moral ou mensagem. Transmitir uma moral ou lição por meio da marca tem o objetivo muito maior do que apenas ensinar uma lição de vida, mas de transmitir como comprar ou usar aquela marca em particular pode melhorar a vida do consumidor, uma narrativa estratégica compreende elementos críticos de enredo e personagem com o propósito de representar a marca de forma significativa para os consumidores. É claro que quando você decide criar um storyteling para sua marca, você corre o risco de o público não entender a mensagem pretendida da história, por isso é tão importante ficar atento a todos os elementos que compõem a narrativa e principalmente, do contexto e repertório do seu público para a criação da ação.
Entendendo as playlists
Os gêneros musicais são usados como método de classificação de música, mas os hábitos dos ouvintes diferem desse tipo de classificação, é nesse momento que as playlists com moods surgem. Ouvir música evoca fortes emoções nas pessoas e pode ter um efeito sobre o humor, expressões faciais e reações fisiológicas, por isso, a música é usada para melhorar o humor em muitos momentos, seja durante a prática esportiva, para um momento de relaxamento, entre outros. A maioria das pessoas consegue selecionar o tipo certo de música para seus objetivos emocionais, uma pessoa que está dirigindo em um trânsito pesado normalmente prefere ouvir músicas mais tranquilas e relaxantes, já uma pessoa que está malhando prefere músicas alegres e energizantes.
Os usuários recorrem às playlists para produzir, capturar e explorar estados de ânimo e emoções associados a uma variedade de eventos e experiências em suas vidas. Muitas atividades se tornam oportunidades para criar playlists, como jogar videogame, ler um livro, estudar, pensar, essas situações possibilitam que o contexto ambiental, social e emocional seja explorado, ampliando a possibilidades de combinação de artistas, gêneros e músicas em uma playlist pois não se apega à gênero ou artista, mas vive, energia que aquela combinação da programação transmite.
O que é mood?
As playlists são sobre capturar os estados de ânimo e emoções, elas nunca serão uma criação individual ou única, a criação de playlist está ligada a reações afetivas.
Os chamados moods das playlists é como uma forma de tentar condensar sentimentos que acompanham certos momentos da vida, a Geração Z utiliza muito bem os moods, segundo relatório divulgado pelo Spotify, a Geração Z adora criar e ouvir playlists para momentos supernichados e que marcaram suas vidas, esse grupo ouviu 86 milhões de minutos de playlists com a palavra “primeiro” no título em 2024, que podem ser desde “primeiro beijo”, “primeiro encontro”, “primeiro término”. Quando a Geração Z cria trilhas sonoras para determinados momentos, eles estão criando lembranças e essas lembranças vão ficar com ela para sempre, e não somos nós que estamos falando, é a ciência, o que explica o fato de lembrarmos das nossas músicas da adolescência é chamado de aumento da reminiscência.
Nossas memórias definem quem somos e moldam nosso senso de identidade, mas elas não são distribuídas uniformemente por toda a nossa vida, isso explica porque não lembramos tanto da nossa infância, pois na adolescência passamos por uma fase rápida e intensa de desenvolvimento, quando nossa memória alcança o auge, o que faz nos lembrarmos mais rapidamente de eventos que aconteceram nesse período. Ao analisarmos as playlists de primeira vez criadas pela Geração Z, isso vai de encontro com a ciência, pois é muito mais poderoso quando o cérebro processa experiências novas e emocionantes do que as comuns, e durante esse período de “primeiras vezes” começamos a construir um banco de memórias autodefinidas. É por isso que certas músicas acessam o que chamamos de nostalgia, elas conseguem acessar memórias e sentimentos que marcaram nossa vida, ao incluir certas músicas no ambiente da loja ou no perfil do streaming de música da marca, é possível acessar emoções e criar memórias junto ao consumidor.
Quando pensamos em marca, é possível criar um mood que fique na memória dos clientes e que seja associado à ela, seja no momento de compra ou em outros que ela quer ser associada, se sua marca for de moda beachwear, playlists com mood praia, férias e descanso são uma ótima escolha, por exemplo. A seguir vamos falar um pouco sobre o processo de curadoria de playlists para streaming.
Como criar o mood perfeito para as playlists da minha marca?
Para o processo de seleção das músicas que vão compor as playlists da marca, conte com o auxílio da Gomus para realizar o processo de curadoria musical. Nós mergulhamos no universo da marca, entendemos a necessidade da marca e contexto do público para criar a seleção mais adequada ao storytelling e a narrativa desejada. A ação pode ter mais camadas, como uma ordem específica das músicas para contar uma mensagem, ativações para a divulgação, e aproveitamento de recursos como o próprio nome da playlist, texto de descrição e foto de capa adicionam mais contexto de interpretação para provocar a resposta afetiva apropriada.
As playlists refletem muito mais do que a identidade da marca, mas também a personalidade de seus clientes, facilitando ainda mais o encontro entre marca e público-alvo. Elas não seguem uma regra, não precisam ter um número específico de músicas, tudo depende da história e mensagem a ser transmitida, mas precisam se conectar de uma forma que o cliente queira trazer essa playlist para seu dia a dia.
Nós da Gomus já criamos diversas playlists para marcas que querem usar o streaming de música como uma extensão de sua loja e para criar conexões com seus clientes, estamos ansiosos para transformar seu perfil na plataforma em uma forma de conexão com seu público.
Crédito foto de capa: Ivan Samkov
Fontes:
Mills, A. J. (2023). Strategic Brand Storytelling. Journal of Strategic Marketing, 31(7), 1239–1242.