A mídia indoor ou mídia digital out-of-home pode utilizar diferentes aparelhos para a comunicação visual, como telas eletrônicas, monitores, TVs, paineis LED e outros dispositivos que podem exibir publicidade, informação ou entretenimento em ambientes como lojas, shoppings, restaurantes, academias, hospitais, hotéis, entre outros. Continue a leitura e saiba mais sobre a mídia indoor e como a união entre identidade visual e identidade sonora pode ser vantajosa.
Mídia indoor X mídia digital out-of-home
A mídia indoor é uma palavra muito usada para definir a comunicação visual presente no interior de estabelecimentos, por exemplo, mas a mídia digital out-of-home é dividida em três setores: mídia para atingir pedestres e pessoas no trânsito, mídia em pontos de venda, monitores instalados em lojas, restaurantes, shoppings, entre outros e mídia em locais específicos com público definido, como elevadores, aeroportos, metrôs, trens, entre outros.
Há uma discussão sobre mídia externa e interna, a TV OOH pode ser classificada como uma televisão tradicional por incorporar certas características de suporte televisivo, mas se constitui em um formato de mídia autônoma, com efeitos e finalidades distintas das TVs comuns. Essa mídia indoor possui diversas funcionalidades, em um primeiro momento ela pode ser considerada uma mera mídia de entretenimento, um atrativo para preencher o tempo de espera ou espaços vazios, mas do ponto de vista de transmissão, a programação dessas mídias ocupa um lugar importante dentro do ecossistema da comunicação.
Os diferenciais da mídia indoor
A convergência favorece a circulação de informações por diferentes canais, sistemas midiáticos e administrativos, a tecnologia democratizou a comunicação e trouxe facilidades que antes não seriam possíveis, vamos falar sobre cada uma delas a seguir.
Apresentar mensagens dinâmicas
Na mídia indoor é possível apresentar as informações de forma dinâmica, sem a necessidade de ficar preso a uma programação fixa, o que possibilita incluir diversas mensagens ao mesmo tempo, desde ofertas, avisos ou mensagens publicitárias, o que torna o conteúdo interessante e relevante para quem assiste.
Servir como objeto decorativo
A mídia indoor também pode ser utilizada apenas como objetivo decorativo, incluindo imagens que compõem o ambiente onde está instalada, uma opção original e versátil para sua marca.
Proporcionar conforto
Em algum momento você já deve ter percebido locais que utilizam a mídia indoor como forma de proporcionar conforto aos frequentadores, normalmente exibindo vídeos de esporte, aventuras ecológicas e outras imagens que influenciam no humor do espectador.
Segmentação precisa
Com a mídia indoor é possível direcionar a exibição do conteúdo para públicos específicos, por exemplo, é possível exibir diferentes conteúdos nos provadores e nos caixas da loja, garantindo que determinada mensagem chegue em momentos diferentes da experiência de compra de cada consumidor, o que pode ajudar nas vendas.
Melhorar a experiência do cliente
Quando você usa a mídia indoor tanto para transmitir informações relevantes, mensagens publicitárias quanto para proporcionar conforto, você está melhorando a experiência do cliente em cada etapa da sua jornada.
Capilaridade e acesso rápido à informação
Com a mídia indoor é possível distribuir a informação de diversas formas e em diversos canais, além disso, ao contrário de banners ou materiais impressos, a mídia indoor permite que você faça a troca rápida de informações, sem nenhuma burocracia, podendo gerenciar a mídia indoor de todos os pontos de venda da marca, por exemplo, o que reduz o custo, mantém a identidade da marca alinhada e ainda oferece uma ótima experiência ao cliente. Para garantir a efetividade é preciso ter um sistema, como o Gomus Video, que gerencia todas as telas das suas unidades, garantindo a rapidez da troca de informação e a padronização das mensagens a serem exibidas.
Melhora a lembrança da marca
Quando você envolve todos os sentidos dos clientes, isso aumenta a lembrança de marca, ao exibir conteúdos que unem visão e audição, por exemplo, as chances do consumidor lembrar da sua marca e voltar para realizar uma compra são muito maiores. A seguir vamos falar sobre a união entre som e imagem.
A união entre som e imagem
O visual das marcas sempre dominou o mundo do marketing, mas à medida que o áudio no marketing cresce e as marcas encontram novas maneiras de implementar o som nos pontos de contato do consumidor, a união entre som e imagem parece ainda mais fácil. A marca é uma experiência holística, o que significa que requer a estimulação de todos os sentidos do consumidor, no relatório Best Audio Brands 2024, desenvolvido pela agência AMP, vemos que adicionar um logotipo sonoro a um recurso visual pode significativamente melhorar seu efeito, vivemos em um mundo visual, mas marcas que desejam modernizar a percepção do público sobre elas, precisam considerar incluir um logotipo sonoro em sua estratégia de branding. Não só o logotipo sonoro, mas a identidade sonora como um todo pode ajudar a intensificar as mensagens que estão sendo passadas de forma visual pela mídia indoor, o que melhora a lembrança da mensagem.
Conte com a Gomus
Há 20 anos somos responsáveis pela criação da identidade sonora de diversas marcas e para as mais variadas ações, todos esses anos de experiência nos fazem querer expandir e oferecer as marcas cada vez mais comodidade e unidade em sua comunicação, envolvendo todos os sentidos dos consumidores. A seguir vamos apresentar o Gomus Video.
Tudo de melhor do Gomus Play agora também no Gomus Video
O Gomus Play é nosso player de música para varejo, por meio dele a marca pode utilizar playlists de acordo com seu mood, inserir spots, avisos, além de poder gerenciar a identidade sonora de todos os pontos da marca em um único lugar, todas essas facilidades que auxiliam na criação de um branding sólido agora também estarão disponíveis no Gomus Video. O Gomus Video é a plataforma de gestão de conteúdo visual da Gomus, nela você poderá inserir vídeos, imagens, conteúdo publicitário, entre outros materiais visuais que vão compor o espaço da sua marca, com nossa plataforma ficará muito mais fácil orquestrar ações comerciais em todas as unidades, ter uma unidade na comunicação da marca e você não perderá oportunidades por conta da burocracia ou desalinhamento para modificar os conteúdos exibidos nas telas. Nossa equipe está disponível para apresentar melhor o Gomus Video para você.
Crédito foto de capa: rawpixel.com
Fontes:
Relatório Best Audio Brands 2024 | Panasonic.com | Mídia Out of Home, pós-massividade e convergência: reflexões sobre a democratização e da descolonização da comunicação no Brasil do século XXI