Music Branding: sua identidade sonora é uma distração?

jul 11, 2024 | Para sua Marca

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text uncode_shortcode_id=”113746″]Você se lembra da música que estava tocando no último supermercado que você foi? Provavelmente sua resposta foi “não”, isso porque a maioria dos varejistas desse segmento utiliza a música apenas como uma distração para quem está fazendo compras e não como uma identidade sonora. A seguir vamos explicar com detalhes como sua marca pode usar a música de forma estratégica.

A música e o comportamento do consumidor

foi comprovado que a música pode causar tanto sentimentos afetivos quanto reações cognitivas nos ouvintes, que podem afetar o humor, o comportamento, a realização das tarefas, entre outros fatores.

A música no ambiente de serviço é utilizada pelos profissionais de marketing para representar os valores e o posicionamento da marca, ao comunicar a identidade da marca também é possível melhorar o relacionamento com os clientes no ponto de venda, o que pode afetar diretamente no volume de vendas, e a congruência entre a marca, a música e o ambiente é essencial para criar o efeito que os empreendedores tanto desejam. 

Music Branding 

O music branding é visto como um processo de comunicação que é fundamental para que os efeitos observados na música afetem a percepção e o comportamento do consumidor. A função do music branding é conseguir traduzir em sons os valores e a identidade da marca de tal forma que fique na memória do consumidor e junto com ela evoque emoções positivas e que influenciem suas escolhas. 

Os consumidores que são expostos a uma marca que possui uma identidade sonora alinhada deverão descodificar o mesmo conjunto de valores e qualidades em termos de uma imagem de marca percebida, dependendo do contexto e do grau de penetração e congruência da identidade sonora, os consumidores logo associarão posteriormente essas qualidades a marca. A capacidade do consumidor de associar tais sons a tal marca vai depender da empresa que você contratou para desenvolver a identidade sonora, que deve ter profissionais qualificados para traduzir a marca para a linguagem da música.

Música ou ruído?

O fato de você utilizar música ambiente no seu ponto de venda não quer dizer que você possui uma identidade sonora, pois ela pode ser apenas um ruído para os consumidores que frequentam o local.

Os chamados ruídos ambientais são sons que atuam como paisagens sonoras, ou seja, aqueles sons que fazem parte do ambiente e que por conta disso nem são notados por quem frequenta o local, podemos citar por exemplo, o som de pessoas conversando. Quando sua identidade sonora passa a ser apenas uma paisagem sonora e não é capaz de impactar o comportamento do consumidor, é quando você precisa acender o sinal de alerta.

A identidade sonora na prática

Recentemente uma pesquisa que avalia os efeitos da música em clientes de supermercado foi capaz de nos revelar como é importante entender como aplicar a identidade sonora. A pesquisa mostrou que as músicas dos supermercados atuavam como paisagem sonora, isso porque nenhum dos entrevistados mostrou ter sido impactado pelos sons do ambiente, o que não afetou seu humor nem suas emoções, porém, isso se dava pelo grande número de tarefas que eles tinham que desenvolver ao mesmo tempo, como buscar o produto, comparar preços, gerenciar o tempo.

A pesquisa mostrou que nesse caso, incluir mais um estímulo pode não ser uma boa ideia, isso não quer dizer que o supermercado não deve utilizar o music branding em sua estratégia, mas que esse setor precisa ainda mais de uma empresa especializada para desenvolver uma identidade sonora que ao mesmo tempo que comunica, também auxilia os consumidores nas múltiplas tarefas para se sentirem mais tranquilos na hora de decidir qual marca comprar, por exemplo.

Há 20 anos a Gomus desenvolve diversas estratégias utilizando música e sons, pois acredita que o poder da música pode levar marcas a alcançarem lugares onde jamais pensaram chegar.

Como aplicar a sua identidade sonora

Depois que o music branding de uma marca é desenvolvido, o processo da identidade sonora se tornar presente na memória do público é essencial para que a estratégia gere resultado, é importante que o logo sonoro, por exemplo, seja incluído em todas as peças da marca, além de ser executado repetidamente em pontos de venda. Para que sua identidade sonora seja capaz de mudar o comportamento do consumidor é importante contar com uma ferramenta destinada ao varejo. A seguir vamos apresentar o Gomus Play, plataforma com soluções para sonorização de ambientes comerciais.

Sobre o Gomus Play

Como o logotipo sonoro auxilia o branding e melhora sua publicidade ao longo do tempo

O Gomus Play é uma plataforma semelhante a um streaming, por meio de login e senha você acessa via internet uma gama de possibilidades de playlists e músicas que a plataforma oferece, tudo isso pensado para sua loja. Por meio da plataforma é possível inserir ao longo da programação spots personalizados, logo sonoro, além de conseguir centralizar o gerenciamento da música ambiente de todos os pontos de venda.

Dentro da plataforma também é possível contratar os serviços exclusivos da Gomus e criar seu próprio spot usando a ferramenta de Inteligência Artificial que dará o tom de voz perfeito para seus avisos e promoções.

Agora que você já sabe que uma estratégia de music branding alinhada não corre o risco de se tornar uma paisagem sonora para os consumidores, é hora de desenvolver a identidade sonora da sua marca. Nós da Gomus contamos com profissionais experientes, que já transformaram o relacionamento de diversas marcas e seus clientes por meio da música, além disso, desenvolvemos uma ferramenta voltada à sonorização de ambientes comerciais chamada Gomus Play, para que você encontre a música certa para a sua marca, de forma prática e acessível.

 

Fontes:

Niki Hynes, Struan Manson,The sound of silence: Why music in supermarkets is just a distraction, Journal of Retailing and Consumer Services. V. 28. p. 171-178. 2016.

Martin Herzog, Steffen Lepa, Hauke Egermann, Andreas Schoenrock & Jochen Steffens (2020) Towards a common terminology for music branding campaigns, Journal of Marketing Management, 36:1-2, 176-209.

Deb, Prof & Maity, Prof. (2024). Unveiling the Senses: A Bibliometrics Analysis on the Role of Sensory Marketing in impacting Consumer Behaviour. Interantional Journal of Scientific Research in Engineering and Management. 08. 1-10.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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