Ao selecionar qual a música ambiente ideal para cada local, um dos pontos importantes a ser levado em conta é o público-alvo, mas o que fazer quando o local é frequentado por diferentes pessoas e para os mais variados objetivos? Esse é o caso das farmácias, onde o consumidor pode entrar em uma delas para comprar remédio, cosméticos ou até snacks, o que dificulta ainda mais a escolha do som ideal. Continue a leitura para saber qual a melhor escolha de música ambiente para farmácia!
A música nunca esteve tão em alta
Só no segundo trimestre de 2024 o Spotify lucrou 274 milhões de euros, cresceu 19,9% em relação a 2023, atualmente 629 milhões de usuários mensais ativos, o que significa alta de 14% em um ano. O Rock in Rio também bateu recordes em 2024, neste ano o festival atingiu o maior número de todas as edições de projetos criados com marcas parceiras do evento. Todos esses dados mostram que a música está cada vez mais ganhando espaço com as marcas e com os consumidores. Não importa de qual segmento é sua marca, sempre há a possibilidade de usar a música como estratégia de marketing sensorial. A seguir vamos mostrar qual é a relação da música com a nossa saúde e bem-estar.
A música e seu poder de cura
Quando falamos em farmácia logo pensamos na necessidade de alívio dedor, tratamentos para doenças e por aí vai, é nessa hora que a música também tem papel importante, há 100 anos a musicoterapia é usada para ajudar a dormir, diminuir a ansiedade pós-cirurgia, além de ser capaz de nos distrair mudando assim a percepção de dor.
Pesquisadores usaram música para gestantes durante o parto, a música deixava a respiração rítmica e desviava a atenção da dor e do desconforto que as mulheres sentem nesse momento, pesquisadores também descobriram que a música diminui a pressão arterial e a ansiedade dos pacientes, o que indica que a música é uma ótima ferramenta para nos distrair de momentos angustiantes, mas é preciso tomar cuidado na hora de escolher as melodias, o tom e o andamento mais rápidos da música tem importantes efeitos fisiológicos, ritmo rápido e tom alto podem criar tensão, enquanto ritmo lento e tom lento são calmantes e relaxantes.
Sobre o music branding
O music branding faz parte do marketing sensorial, é quando a identidade e os valores de uma marca são traduzidos em sons e melodias, por meio dela é possível ativar emoções, aumentar a permanência do consumidor na loja e até influenciar nas vendas. O music branding não envolve apenas a música ambiente, mas o conjunto de estratégias que envolve sons e melodias, como logo sonoro, playlists em streamings, curadoria musical, avisos sonoros com objetivos institucionais e promocionais entre outros.
Preciso pagar Ecad para ter música ambiente em minha farmácia?
Qualquer estabelecimento que utiliza músicas fora do domínio público e/ou sem um contrato direto com o produtor precisa realizar o pagamento de direitos autorais, o valor é recolhido pelo Ecad e distribuído para produtores, compositores e todos envolvidos na construção da maioria das músicas conhecidas, como as que tocam nas rádios fm. O valor a ser pago é definido de acordo com a importância da música no local, mas é possível fazer uma simulação no site do Ecad. O não pagamento de direitos autorais pode acarretar uma multa pesada, quanto mais tempo a empresa demora a pagar, mais cara é a multa. A lei de direitos autorais é uma forma de proteger e valorizar os artistas para que eles continuem criando.
Hoje em dia já há soluções Ecad Free, para modelos de franquias, onde se tem uma grande quantidade de unidades espalhadas pelo país, e o custo do Ecad pesa nos orçamentos, esse é um modelo viável. É importante entender o posicionamento da marca, os prós e contras de adotar esse serviço. A Gomus também atua com esse modelo de solução, onde temos um banco de músicas autorais. Assim, nós concedemos o direito a nossos clientes de estarem livres do pagamento de direitos autorais ao Ecad, isso porque a negociação é feita diretamente conosco.
Conheça o Gomus Play
O Gomus Play é nosso player de música para varejo, por meio dele é possível manter a música ambiente do seu estabelecimento alinhada, reproduzir sons com qualidade, entre outras vantagens que vamos falar mais a seguir.
Gestão de todas as unidades
É possível gerenciar a música ambiente de todas as unidades da sua farmácia em apenas um lugar, é necessário apenas conectar o Gomus Play a um computador ou celular android com acesso à internet.
Grande variedade de playlists
As playlists são curadas para ambientes comerciais, por isso é fácil encontrar uma playlist que combine com o mood do seu estabelecimento, é possível agendar playlists e programar playlists diferentes pela manhã, tarde ou noite, pois o perfil e o comportamento do consumidor variam de acordo com a hora do dia.
Crie suas playlists
Além das playlists prontas, você pode criar sua própria playlist dentro da plataforma, temos também o serviço de curadoria de playlist, onde será criada uma playlist exclusiva para sua marca, é possível também usar a ferramenta “enriquecer playlists”, que expande o número de músicas de uma playlist sem sair do mood das músicas já inseridas.
Crie Spots
É possível fazer o upload de spots próprios na plataforma e adicioná-los à programação, também é possível criar o próprio spot, em menos de 2 minutos dentro da própria plataforma. Funciona assim: você escreve o texto desejado, escolhe o tom de voz e nossa Inteligência Artificial cria o áudio para que toque na programação.
Qualidade do som
O Gomus Play mantém o volume padronizado e alta qualidade das músicas, sem que você precise ficar ajustando esses itens manualmente, garantindo assim um ambiente acolhedor.
Saiba mais sobre a opção Gomus Play Ecad Free
Ao contratar o serviço do Gomus Play, você pode optar pela opção Ecad Free, que utiliza composições que não necessitam do pagamento de Ecad pois são composições que foram pensadas, produzidas e masterizadas por nossos produtores, e que cedemos os direitos autorais para que você não precise pagar Ecad. É possível ter a opção com e sem pagamento de Ecad para a música ambiente da sua farmácia.
Conte com a Gomus
Há 20 anos criamos o music branding de marcas de referência, realizamos curadoria musical para playlists, música ambiente, campanhas e ativações, além de produção musical e criação de logo sonoro, tudo isso fica ainda melhor com o uso do Gomus Play em seu estabelecimento. Estamos ansiosos para te apresentar os nossos serviços.
Crédito foto de capa: Zinkevych
Fontes: Epocanegocios.globo.com | Janeja.com.br