O ambiente de alimentação possui um grande impacto nas nossas escolhas e no prazer de saborear um prato, fatores como cores, iluminação, aromas, temperatura e claro a música e os sons influenciam nossa percepção sobre a comida e a quantidade que vamos consumir. Continue a leitura para descobrir como escolher a música ambiente para seu restaurante.
Os efeitos da música no ambiente do restaurante
A música influencia o comportamento e a escolha das pessoas, a música alta e rápida, por exemplo, leva as pessoas a se movimentarem, a comerem e beberem mais rapidamente, enquanto a música lenta em tom menor leva as pessoas a gastar mais tempo, consequentemente aumentando o consumo. A música também modifica as primeiras impressões das pessoas sobre os produtos e influencia suas escolhas ao decidir entre os pratos.
Outros estudos demonstraram que a música deve ser congruente com o tipo de restaurante, restaurantes fast food não são projetados para serem relaxantes, eles possuem luzes brilhantes, ruídos, superfícies que refletem ruído e cores estimulantes como amarelas e vermelhas. Quanto mais desconfortável o ruído, menos tempo as pessoas passam em um restaurante, o que pode levar as pessoas a comerem mais rápido. Já a música lenta está associada a uma alimentação mais lenta, mas também está associada a um maior consumo de alimentos e bebidas. Dessa forma é importante definir se o restaurante quer focar em quantidade de clientes ou valor de ticket médio de clientes, isso vai influenciar a escolha da música ambiente no restaurante. Continue a leitura para entender o music branding.
Music branding
O music branding envolve diversas estratégias que utilizam a escolha de sons e melodias para transmitir, desdobrar e consolidar a identidade e os valores da marca, para isso é necessário entender qual é a mensagem que a empresa gostaria de passar, profissionais experts serão seus parceiros nesse projeto por meio da curadoria musical, por exemplo, criando playlists para o ambiente do restaurante e outras estratégias que envolvem música para gerar uma conexão e reconhecimento maior com os consumidores. A seguir vamos explicar quais decisões devem ser levadas em conta na hora de escolher a música ambiente do seu restaurante.
Música em primeiro ou segundo plano
Uma das primeiras decisões a serem tomadas para a música ambiente no restaurante é definir se as músicas devem ser claramente ouvidas pelos clientes ou não. Se seu restaurante busca uma atmosfera animada e energética para os clientes, escolher um volume mais alto com músicas em primeiro plano é a melhor opção, mas se você quiser receber seus clientes com músicas que reforçam as sensações do ambiente, a música ambiente em segundo plano é a melhor escolha, geralmente música clássica leve e jazz ouvidas em volume confortável cria um ambiente mais contido e elegante.
Você também pode optar por mudar o volume da música ambiente dependendo do horário, por exemplo, existem muitos restaurantes no estilo pub que tocam música leve em volume baixo durante o almoço e mudam para um som mais alto durante o happy hour ou depois do jantar.
Player de música
Após selecionar as músicas e os sons que fazem parte do universo sonoro da sua marca e da música ambiente do restaurante, é importante que o local conte com um player que execute com qualidade e clareza as músicas selecionadas. Com o player da Gomus você terá acesso a playlists exclusivas com diferentes moods e playlists criadas exclusivamente para o ambiente do seu restaurante, você pode programar playlists de diferentes moods para diferentes horários, pode gerenciar o music branding de todos os estabelecimentos em um só lugar, além disso, o player da Gomus mantém a qualidade das músicas, mantendo sempre o mesmo volume e clareza. Você pode incluir spots e avisos criados com a ajuda de inteligência artificial, inserir seu logotipo sonoro e muito mais.
Playlists para cada momento
A trilha sonora do seu restaurante deve ser adequada para cada momento do dia, ao fazer isso você cria uma experiência única para seu cliente, confira a seguir algumas sugestões de playlists já disponíveis no player da Gomus para acompanhar as refeições dos seus clientes.
Playlists para café da manhã e da tarde
Para o café da manhã as playlists “Pra Começar o Dia Bem”, “Manhã Aconchegante” e “Manhã Feliz” trazem músicas felizes e positivas, ideais para ouvir pela manhã. A playlist “Tarde Brasileira” é uma ótima escolha para o café da tarde, ela reúne diversas canções brasileiras, dando destaque ao samba, trazendo uma vibe positiva para o fim da tarde. Além dessas playlists, há também a playlist “Jazz Café”, com canções de jazz para deixar o momento mais aconchegante.
Playlists para almoço
Para o horário do almoço indicamos as playlists “Bistrô”, que reúne instrumental jazz e MPB, a playlist “Sunset Beach Club”, que traz uma lista de músicas brasileiras, dando destaque a bossa nova, a playlist “Surf e Praia”, que reúne músicas do estilo Reggae, e a playlist “Dia Solar”, que contém músicas indie e alegres, todas elas oferecem uma atmosfera relaxante para o momento do almoço.
Playlists para jantar e happy hour
Para o momento do jantar e happy hour, a escolha das playlists vai depender do objetivo do local. Para um local mais animado e descontraído, que logo em seguida se torna um local de festa e dança, as playlists “Energia Estimulante”, “Late Night Drinks” trazem músicas pop, dance e eletrônica para elevar o astral. Para um jantar mais sofisticado e tranquilo, as playlists “Soul & Disco” e “Pop & Rock Station”, têm uma vibe vintage ao reunir músicas clássicas do pop ao rock.
Função jukebox
A Gomus também tem em suas soluções a ferramenta de jukebox, que proporciona aos consumidores que frequentam seu restaurante a opção de escolher qual música gostaria de ouvir enquanto está no local. As opções disponíveis para a escolha dos clientes estarão dentro do universo da sua marca, garantindo que a experiência continue dentro daatmosfera da marca. Incluir a opção jukebox em seu restaurante acrescenta valor de entretenimento para os clientes, o objetivo é que a música monte um ambiente que ajude a comercializar e posicionar seu restaurante.
Direitos autorais
Uma das dúvidas que surgem quando o assunto é música ambiente para restaurante é em relação ao pagamento de direito autoral. Todo estabelecimento que execute músicas precisa fazer o pagamento do Ecad, esse pagamento será repassado para os produtores e compositores, o valor a ser pago depende da importância da música para o estabelecimento. Aqui na Gomus nós também oferecemos a opção Ecad Free, onde cedemos os direitos autorais de músicas criadas com o auxílio da inteligência artificial, por nós e por parceiros, o que isenta o pagamento de Ecad, mas é importante levar em conta as emoções que você gostaria de ativar em seus clientes, no caso da nostalgia será necessário trazer músicas conhecidas pelos frequentadores.
Inspire-se com a Gomus
Há 20 anos somos responsáveis por desenvolver a identidade sonora de diversas marcas, entre elas estão marcas do setor alimentício e food service. Um dos nossos cases mais recentes é do restaurante Gurumê, nós fomos responsáveis pela curadoria musical para oferecer aos ambientes do restaurante uma experiência única de um restaurante japonês singular. A marca foca também em um cardápio vegano e vegetariano e em diferentes momentos do dia de cada consumidor.
Segundo André Pimenta, curador musical da Gomus, a curadoria musical para restaurante difere da curadoria realizada para outros nichos, ocorre o que ele chama de “música de segmento”, é necessário compreender as expectativas dos clientes sobre o que ele espera ouvir em cada ambiente, “em uma loja de roupas, por exemplo, espera-se algo mais animado e fashion. Já em um restaurante, ainda mais de “slow food”, onde o cliente permanece por mais tempo no local, espera-se músicas mais calmas e acolhedoras. Para o Gurumê, tentamos trazer um curadoria que chamamos de “convidativa”, combinando algo confortável, positivo e warm up, precisa ser acolhedora o suficiente para não incomodar ao mesmo tempo que é positiva o suficiente para não deixar o clima para baixo, pelo contrário, queremos incentivar o mood de conversa com drinks”, explica André.
Apesar do Gurumê ser um restaurante asiático, a marca é muito reconhecida por ser do estado do Rio de Janeiro, essa característica foi levada em conta na hora da curadoria musical. “Tentamos trazer a ideia de fusão de diferentes estéticas do mundo, seja japonesa, africana, europeia ou brasileira, dentro do “memorável” da marca, algo que seria bastante único ao Gurumê. Aqui é quando estudamos a fundo a marca para realmente entender o que ela é em sua essência e o que a torna diferente dos concorrentes, acreditamos que essa fusão de diferentes nacionalidades diz bastante sobre o Gurumê”, conta André.
Cada processo de curadoria musical é único e desenvolvido especialmente para as necessidades do cliente, estamos ansiosos para transformar o ambiente do seu restaurante em um local multissensorial e que encanta com a ajuda da música.
Crédito Foto de Capa: Lightsource
Fontes: