A música desempenha um papel tão importante na publicidade quanto na vida das pessoas, quem nunca ouviu uma música em um comercial e lembrou dela em algum momento ou cantarolou em sua mente por semanas? A seguir vamos explicar por que você deveria considerar incluir música em seus comerciais, além de trazer cases que utilizaram essa estratégia de forma inteligente.
Como escolher a música certa para sua publicidade
O efeito da música na publicidade depende de quatro fatores, vamos explicar eles a seguir.
A música em si
Aqui o que é levado em conta são as características da música como gênero, ritmo, humor, complexidade, adequação à marca, contexto em que foi criada, posicionamento do artista ao criar aquela canção, nesse ponto é levado em conta a parte técnica da música assim como o seu perfil.
O ouvinte
É nesse momento que grande parte das marcas erram, ao não conhecerem seus consumidores, elas acabam não dando ouvidos a suas preferências musicais, idade, personalidade e cultura, por exemplo, que fará total diferença na identificação para gerar uma conexão emocional de sucesso ou fracasso.
O contexto em que a música será ouvida
É preciso entender em que momento a peça será veiculada, a música será ouvida em que momento do dia? O consumidor está fazendo outra tarefa? Ele está sozinho ou com mais pessoas ao seu redor? Qual, provavelmente, é o aparelho no qual terá interação com a publicidade?
Outros pontos extremamente sensíveis, são questões de contexto social, político, econômico da sociedade em si para interpretar de forma desejada, leve sempre em consideração o inconsciente coletivo.
O processamento da publicidade pelo ouvinte
É preciso ter em mente quais são as atitudes dos consumidores esperadas em relação ao anúncio, qual a atenção desejada e qual o envolvimento desejado, tudo isso deve ser analisado para gerar insights para a próxima publicidade. Lembre-se que diferentes históricos pessoais podem mudar completamente a forma como interpretamos e nos conectamos com a música, para isso é interessante tentar prever o comportamento desejado do público, o que queremos que ele entenda e absorva daquela comunicação.
Familiaridade com a música
Uma das características que devemos levar em conta na hora de selecionar a música para o vídeo publicitário é a familiaridade do consumidor com a música, pois usar a música de forma estratégica pode influenciar o comportamento de compra dos consumidores em relação a escolhas específicas, desempenhando um papel crucial no sucesso comercial de um produto ou marca.
Estudos mostraram que escolher uma música popular pode aumentar o envolvimento, recuperando assim a atenção e a eficácia da mensagem, gerando memória para a marca e o produto, ao utilizar uma música popular em um vídeo publicitário a probabilidade de o consumidor escolher a marca aumenta em 6%, ou seja, a familiaridade com a música afeta o comportamento de compra do consumidor.
É por isso que é comum vermos marcas diferentes utilizando a mesma música ou músicas do mesmo artista em seus comerciais, pois a familiaridade pode gerar lembrança de marca, como foi o caso da Tim, empresa de telefonia e internet, e da Budweiser, marca de cerveja, as duas optaram por usar uma música da banda Queen, uma das bandas mais conhecidas do mundo e uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Confira abaixo o comercial produzido pelas marcas.
Há marcas que são ainda mais ousadas quando falamos de usar músicas populares para gerar lembrança de marca. Com a chegada do TikTok, uma rede social de entretenimento e focada em áudio, os chamados áudios virais alcançam milhões de pessoas e podem ser reconhecidos por muitos consumidores. O Banco do Brasil, por exemplo, apostou em um áudio viral e o adaptou para seu comercial, a grande dificuldade nesse caso é que os áudios virais possuem uma vida muito curta e podem perder o sentido em poucos meses. Confira a seguir o resultado da publicidade.
A congruência entre música a mensagem e a marca
A música publicitária em primeiro plano e sua congruência com a mensagem publicitária tem um efeito positivo na forma que o consumidor recebe a mensagem publicitária. O poder semântico das músicas pode mudar percepções anteriores da marca, mesmo que a marca seja conhecida, ao inserir uma música congruente com a mensagem da publicidade as chances do consumidor lembrar da sua marca é maior.
A congruência entre música e marca envolve as características emocionais da música e a personalidade da marca, isso fará com que os consumidores compreendam de forma mais rápida e fácil a personalidade da marca, o que reduz a taxa de rotatividade de clientes e cria uma imagem fixa em suas mentes.
A Uber, aplicativo de transporte, lançou o comercial “On Our Way” para apresentar seu novo slogan e sua assinatura sonora, para isso combina perfeitamente a mensagem publicitária com a trilha sonora. O comercial começa com diversas pessoas desanimadas, pois seus planos foram cancelados, a música de fundo é Perfect Day, de Lou Reed, a canção é sobre um dia perfeito na companhia de alguém, que conversa completamente com a mensagem inicial, logo em seguida a trilha sonora muda para “I Want to Hold Your Hand”, dos Beatles, a letra é sobre querer segurar a mão de alguém, que conversa completamente com o posicionamento da marca. Confira abaixo o resultado.
A Nike, marca de roupas e calçados esportivos, também apostou na congruência entre música, mensagem publicitária e marca na segunda etapa da campanha “Winning Isn’t for Everyone”, agora com o slogan “Winning Isn’t Comfortable”, a marca foca no desafio de correr em quaisquer condições, para isso usou da música como forma de fortalecer sua mensagem e seu posicionamento. Um dos filmes intitulados de Sunshine mostra as pessoas que saem para correr na chuva, ressaltando como isso pode ser difícil, para a publicidade foi criada uma versão da música “You Are My Sunshine”, de Christina Perri, dando a entender que a corrida seria o raio de sol desses corredores. Veja o vídeo completo abaixo.
Inspire-se com a Gomus
Aqui na Gomus, quando pensamos em músicas conhecidas e nostalgia, trabalhamos muito com a curadoria de playlists para as marcas se conectarem com o seu público, seja online ou offline. Outra atuação é nossa área de produção, aqui já desenvolvemos a trilha sonora de diversas publicidades para os mais variados clientes, o projeto mais recente foi para a marca Phebo, tradicional marca brasileira de perfumaria. Em parceria com a Cinemotion Films desenvolvemos a trilha original para o vídeo de lançamento da nova era Phebo, que busca resgatar as origens da marca em Belém do Pará.
Neste projeto não utilizamos músicas prontas, criamos uma trilha sonora inédita em que sua base foi construída com uma mistura envolvente de percussão e cordas, evocando a tradição da música regional com um toque moderno. A ambientação sonora foi elaborada com sons da natureza, além disso, contamos com o renomado percussionista Mafram que ajudou a inserir os tambores típicos do carimbó. Confira o resultado a seguir.
Estamos ansiosos para desenvolver para sua marca publicidades autênticas que utilizam a música como forma de gerar lembrança e fortalecer seu posicionamento. Nossa equipe saberá exatamente qual a música ideal para despertar a atenção de seus consumidores.
Crédito foto de capa: Anete Lusina
Fontes: