Por que a curadoria se tornou essencial para nós?

abr 22, 2025 | Para sua Marca

Os serviços de curadoria estão ganhando o público, com a oferta cada vez maior de informações e mídias o consumidor precisa recorrer a curadoria de pessoas e empresas de confiança para tornar a escolha mais fácil e rápida. Continue a leitura e saiba mais sobre curadoria e o mercado da música.

O que é curadoria e como ela funciona?

A curadoria é uma forma de selecionar, organizar e apresentar, músicas, filmes, ideias, notícias ou qualquer assunto que tenha muitas atualizações diariamente. O curador cria um recorte do que julga importante para ele e para as pessoas que aguardam suas indicações, ou seja, não há imparcialidade quando falamos de curadoria e é justamente isso que transforma a curadoria em algo aguardado por todos. 

Um grande exemplo da ascensão da curadoria foi o aumento das chamadas newsletters, uma espécie de boletim informativo enviado por e-mail para uma lista cadastrada de contatos. Houve também um aumento no número de usuários de e-mail e em 2024, a receita de e-mail marketing foi projetada para ultrapassar 9,5 bilhões de dólares. O jornal The News, transformou a newsletter em um modelo de negócio lucrativo, passando na pandemia de 100 mil assinantes para 1 milhão de assinantes, demonstrando o poder desse formato na era digital.

A evolução da curadoria musical

A música se tornou uma mercadoria, sendo produzida e comercializada em massa, distribuída em diversos formatos, até chegar ao formato que conhecemos hoje. Anteriormente a música era consumida pelas transmissões via rádio, logo em seguida com a chegada do disco de vinil, das fitas cassetes e dos CDs, isso mudou, hoje vivemos uma nova fase, a dos streamings de música.

As playlists em streamings são o melhor exemplo de curadoria atual nesse setor. A playlist é o produto final de um processo de seleção baseado em diversos fatores, prioriza-se a necessidade de personalização aos gostos, momentos e atividades do ouvinte, uma playlist especial para cada um e para cada momento. Ao ouvir o rádio ou uma playlist queremos ser surpreendidos, ouvir lançamentos ou relembrar sucessos do passado, que evocam memórias de tempos que recordamos com carinho, por isso que a curadoria humana é essencial na hora de criar laços com quem está ouvindo.

Em uma era em que o conteúdo não é de fato escasso, mas feito para parecer escasso, a organização reina. As playlists substituem antigas formas de organização do repertório musical e permitem que o ouvinte se envolva em diálogos com o conteúdo musical, fazendo com que o valor esteja no processo, as playlists podem ter função de arquivar, contar histórias ou simplesmente organizar o conteúdo, vamos falar mais a seguir.

Curadoria humana X curadoria algorítmica 

Apesar do livre acesso às músicas atualmente, um dos desafios do ouvinte é lidar com o excesso de opções, há uma quantidade imensa de músicas disponíveis online e a curadoria vem para sugerir e apresentar músicas compatíveis com os gostos e preferências musicais passadas dos ouvintes, funcionando como um fio condutor da experiência musical. 

A curadoria humana é diferente da curadoria algorítmica, que reconhece padrões, hábitos e comportamento dos ouvintes para construir significado e sugerir músicas para o usuário, apesar do avanço da curadoria algorítmica por conta da inteligência artificial, a curadoria humana é menos previsível e tende a ser mais ousada, sendo capaz de agregar novas e inusitadas perspectivas, oferecendo aos seus ouvintes a surpresa e o inesperado, dando um toque pessoal na descoberta de músicas e enfatizando o valor de um serviço. 

Como organizar as músicas por meio de curadoria 

Há diversas formas de organizar as músicas, seja para uma playlist privada ou para a música ambiente, saiba as formas mais comuns de fazer isso a seguir.

Gênero: é possível agrupar músicas de acordo com o gênero musical, o que torna mais fácil para o ouvinte selecionar qual playlist ele gostaria de ouvir.

Humor: agrupar músicas de acordo com determinado humor, pelas sensações que a música provoca. Aqui a curadoria humana pode ter resultados mais satisfatórios.

Ocasião: selecionar as músicas de acordo com ocasião ou evento é uma ótima forma de gerar conexão, alguns exemplos são playlists com músicas para ouvir no churrasco com os amigos e músicas para viagem de carro. 

História: é possível selecionar as músicas pensando em uma lógica para que elas sejam ouvidas, podem contar uma história ou servir como timing para uma determinada tarefa, como lavar a louça ou cozinhar um macarrão, por exemplo.

Curadoria musical para quê?

Do ponto de vista sensorial, a música evoca diferentes sentimentos e lembranças. Do ponto de vista social, serve como um objeto de diferenciação cultural, mas igualmente de aproximação, e faz parte do processo de construção da identidade. Além da curadoria para streaming é possível utilizar da prática para diversas ferramentas do music branding, a seguir listamos algumas delas.

Curadoria para publicidade 

Ao inserir música em anúncios e publicidade, há mais chances de o consumidor lembrar da sua marca na hora de efetuar uma compra. A curadoria musical para publicidade irá selecionar a música que mais se encaixa na narrativa escolhida, fortalecendo a lembrança de marca.

Curadoria para desfile

A música é uma ótima ferramenta para sinalizar a troca de coleção e dar ritmo para desfiles, escolher a música ideal para comunicar a identidade de uma coleção é um diferencial para fortalecer o lançamento na mente do consumidor. Além da possibilidade de mixtapes e remixes criados para desfiles de moda, quando não utilizadas trilhas originais criadas para tal. 

Curadoria para música ambiente

Pesquisas já comprovaram que a música pode influenciar o comportamento do consumidor, além de ser um forte ativo na construção do branding e reforço do posicionamento e atributos da marca, a música ambiente do seu ponto de venda precisa da devida atenção para que ela transmita a mensagem desejada para seu público.

Curadoria para ativação

Ativações em datas comemorativas, por exemplo, são uma ótima forma de estreitar os laços com os clientes, e a música pode ser uma estratégia de criar memórias, e se diferenciar dos concorrentes.

Curadoria musical da Gomus 

Quais músicas representam a personalidade da sua marca? Com uma infinidade de músicas disponíveis nas plataformas, o olhar do curador e do expert musical vem para auxiliar sua marca a transmitir a mensagem e a personalidade que deseja. Aqui na Gomus mergulhamos no universo da sua marca para escolher os sons e melodias que a representam, estamos ansiosos para entender  melhor a sua.

Crédito foto de capa: cottonbro studio

Fontes: Statista | Somostera

Kischinhevsky, M., Ferreira, G., Góes, C., Seidel, A., & Monteiro, L. (2021). Entre o algoritmo e a curadoria: programação radiofônica, gêneros musicais e repetição. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 165.

MOSCHETTA, Pedro Henrique; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n. 49 , p. 258-292, set./dez. 2018.

veja também