Visual merchandising: como e quando os avisos sonoros são a melhor opção?

nov 21, 2024 | Para sua Marca

O visual merchandising é uma técnica muito usada no varejo para melhorar a experiência e a comunicação com os clientes na loja, essa estratégia pode ser utilizada por marcas de todos os portes. Uma dúvida que surge quando falamos sobre visual merchandising é quando a parte sonora deve entrar em cena. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.

Visual merchandising

O visual merchandising se refere a melhora da apresentação dos produtos e mercadorias dentro do estabelecimento, quatro elementos costumam receber mais atenção quando falamos sobre visual merchandising. Saiba quais são eles a seguir.

Vitrine

A vitrine é responsável por apresentar os produtos para quem não está no interior da loja, tendo papel importante na decisão do consumidor de entrar no seu estabelecimento ou não. Uma vitrine deve conter o logotipo da marca, iluminação, paisagismo, design e ambiente exclusivo, tudo que a marca julgar importante para convencer o consumidor a entrar no ambiente da loja.

Layout da loja

O layout da loja está relacionado a como a loja usa o espaço para promover vendas e atender clientes. Pesquisas já mostraram que a iluminação e a cor dos espaços podem influenciar no humor e no comportamento humano.

Interior da loja

Materiais ou ferramentas usadas dentro da loja como manequins, assentos, adereços, revestimentos de piso e parede, acessórios da loja, sinalização interna, parte gráfica, também iluminação e cor devem ser levados em conta para oferecer um ambiente aconchegante e propício para a compra.

Exposição interna

Entender exibições fechadas, abertas, arquitetônicas de ponto de venda e decorações da loja é importante para instigar o consumidor a observar e conhecer o seu produto, a maneira como os produtos estão expostos devem ser milimetricamente calculados, o uso de display de vídeo no interior da loja e em lugares estratégicos também é uma ótima estratégia para demonstrar produtos, incentivar as vendas e aumentar o ticket médio.

Visual merchandising e comportamento do consumidor

Crédito: Alexandra Maria 

O visual merchandising constroi a imagem da marca e isso leva ao desempenho de vendas. Os clientes em potencial passam por uma série de etapas de processamento de informações à medida que experimentam o ambiente da marca, dividido em oito etapas o consumidor experimenta exposição, atenção, compreensão, concordância, retenção, recuperação, tomada de decisão e tomada de ação. A exposição vem de elementos do merchandising visual e atrai a atenção dos clientes em potencial, em seguida eles obtêm as informações e elas poderão ser acessadas posteriormente pelo seu cérebro. Essas informações influenciam a tomada de decisão e levam à ação, dessa forma o ambiente da loja tem influência direta na compra.

A abordagem emocional 

Pesquisas relatam que o chamado design emocional pode ter ainda mais influência no comportamento de compra dos consumidores, pois o ambiente na loja e o estado emocional dos consumidores podem ser determinantes, embora fatores cognitivos possam ser amplamente responsáveis pela seleção da loja e pela maioria das compras planejadas dentro dela.

Os pesquisadores Greenland e McGoldrick desenvolveram um modelo de resposta ambiental que se divide em três estágios: o estágio cognitivo, emocional e conotativo. O estágio cognitivo se refere a uma ação ou vontade de conhecer e perceber o ambiente da loja, o estágio emocional se refere a todos os sentimentos provocados pelo ambiente, como excitação, agradabilidade e muitos mais, já o estágio conotativo diz respeito às atitudes e ao comportamento do consumidor, os pesquisadores concluíram que os estágios emocional e conotativo são difíceis de separar e influenciam um ao outro.

Como criar a atmosfera da loja?

Pesquisadores definem o visual merchandising como o responsável pela criação da chamada atmosfera da loja, que é um esforço investido para criar um ambiente de compra desejável a fim de induzir respostas emocionais específicas nos consumidores e, finalmente, aumentar sua probabilidade de compra. A atmosfera da loja compreende uma mistura de displays em toda a loja com elementos tangíveis e intangíveis cobrindo o interior e o exterior de uma loja de varejo.

Marketing sensorial 

O marketing sensorial envolve o uso de estratégias que ativam os cinco sentidos dos consumidores: visão, audição, olfato, tato e paladar. Nem sempre é possível ativar todos ao mesmo tempo, mas quanto mais sentidos você ativar simultaneamente maior a chance do consumidor ser influenciado a comprar e lembrar da sua marca em uma próxima visita. A seguir vamos falar sobre duas estratégias que nós da Gomus podemos ajudar a sua marca a desenvolver e atingir cada vez mais clientes.

Music branding 

A música se torna uma importante estratégia para ativar sentimentos e criar um ambiente acolhedor e propício para a compra. O music branding é a estratégia de traduzir os valores e a identidade de uma marca em sons e melodias. Escolher as músicas e sons que vão tocar no ambiente da sua loja é um trabalho complexo e que exige a ajuda de profissionais especializados.

Nós da Gomus contamos com o serviço de curadoria musical, onde vamos mergulhar no universo da sua marca para traduzir exatamente o que você gostaria de transmitir para seus clientes, além disso, para empresas que desejam maior autonomia, contamos com um player exclusivo para o varejo, por meio dele você pode gerenciar a música ambiente de todas as unidades em um só lugar, além de programar playlists, criar spots com a ajuda de inteligência Artificial e muito mais. Também contamos com o serviço completo de gestão, para marcas que desejam maior suporte.

Mídia indoor

Os displays de vídeo podem oferecer uma experiência diferenciada para quem frequenta seu estabelecimento, você pode optar por usá-los como objetivo decorativo, ativar promoções, proporcionar conforto, apresentar mensagens dinâmicas e muito mais. Ao combinar o som e a imagem você oferece uma experiência holística para seu consumidor. Nós da Gomus temos o Gomus Video, uma plataforma de gestão de conteúdo visual onde você pode inserir vídeos, imagens, conteúdos publicitários, entre outros materiais visuais que vão fazer parte do espaço da sua marca. 

O equilíbrio é tudo

É claro que o grande volume de estímulos que os consumidores recebem dentro da loja pode gerar confusão e ter efeito contrário quando o assunto é vendas. Busque equilibrar os ativos sonoros com os avisos visuais, tente não poluir a experiência com os canais, mas complementá-los e enriquecê-los. O olhar estratégico para o uso das duas mídias é o que vai fazer diferença na hora de persuadir o consumidor.

Conte conosco para definir as melhores estratégias para criar a atmosfera da sua marca, oferecemos serviços e soluções que facilitam o dia a dia de diversas marcas.

Crédito foto de capa: Shatthan Pilabut

Fontes:

Rituparna Basu, Justin Paul, Kandarp Singh, Visual merchandising and store atmospherics: An integrated review and future research directions, Journal of Business Research, Volume 151, 2022, Pages 397-408.

Nur Hazwani Zolkifly, Shahrel Nizar Baharom, Selling Cars through Visual Merchandising: Proposing Emotional Design Approach, Procedia Economics and Finance, Volume 37, 2016, Pages 412-417.

veja também