A experiência sonora faz parte do chamado marketing sensorial, por meio de algumas ferramentas, como a função jukebox, é possível enriquecer a experiência do cliente e oferecer momentos que vão se tornar boas lembranças envolvendo a sua marca. Continue a leitura e saiba mais!
Conheça o marketing sensorial
O marketing sensorial é uma estratégia que envolve pelo menos um dos cinco sentidos humanos, como visão, audição, olfato, paladar ou tato. A seguir vamos explicar melhor como funciona a ativação de posicionamento de marca de cada sentido.
Olfato
Nosso olfato está associado à nossa estrutura límbica que controla nossos sentimentos e recordações, que é a razão pela qual é o sentido com mais revisão de memória. Quem nunca passou na frente de uma loja Melissa e percebeu imediatamente que se tratava da loja da marca? Isso não é por acaso, como você já teve acesso a esse cheiro específico antes, seu cérebro já associa ele a marca.
Paladar
O paladar é o sentido mais difícil de ser ativado pelas marcas, isso porque há uma grande diferença de paladar de pessoa para pessoa. As marcas alimentícias costumam ser as únicas que utilizam do paladar no marketing sensorial, utilizando degustações e testes gratuitos. A Granado, a botica mais tradicional do Brasil, resolveu ativar além do olfato, o paladar dos clientes, criando a Granado Verão, uma sorveteria na loja Granado Ipanema que logo expandiu para outras lojas em São Paulo, unindo a gastronomia e a perfumaria em oito sabores de sorvete inspirados em fragrâncias clássicas da marca.
Audição
Estudos comprovaram que ouvir música pode descarregar dopamina que expande seu comportamento de compra, fazendo com que o consumidor esteja disposto a gastar mais ou passar mais tempo na loja, por exemplo. Além disso, a audição é o sentido mais fácil de ser ativado, isso porque não podemos desligar nossa capacidade de ouvir, por meio dele podemos criar uma experiência sonora incrível.
Tato
O contato capacita os clientes a avaliar a qualidade e a utilidade dos produtos, o que funciona como um ciclo de compra e impulsiona a fidelidade da marca. A Apple é uma marca que utiliza suas lojas para impulsionar a exibição tátil, permitindo que os clientes utilizem, sintam e experimentem seus itens.
Visão
A visão também é um dos sentidos mais fáceis de ser ativado, pois 83% dos dados que obtemos são por meio da visão, é possível atingir o cliente mesmo antes dele entrar na loja, é possível comunicar a imagem da marca de diversas formas.
Por que você deveria explorar o music branding?
Como citamos anteriormente, a audição é um dos sentidos mais fáceis de ser ativado, além disso, é possível ativar lembranças. O music branding envolve a estratégia de traduzir a identidade e os valores da marca em músicas e canções, podendo ser originais próprias ou não. O music branding envolve diversas estratégias, como curadoria musical, logotipo sonoro, playlists, música ambiente, música para publicidade, jukebox, entre outros para criar uma experiência sonora única para os clientes.
Conheça a função jukebox
A jukebox foi lançada em 1890, mas o modelo que talvez você deva ter visto foi lançado por volta de 1940. O princípio da jukebox é que todos em uma sala podem ouvir o que está sendo tocado e as solicitações de músicas são feitas pelas pessoas, essas solicitações são enfileiradas e, em seguida, tocadas na ordem em que estão feitas. Antigamente as jukebox funcionavam com vinis, hoje em dia podemos contar com equipamentos eletrônicos modernos que armazenam música em nuvem.
Vantagens da função jukebox
O player da Gomus funciona como um streaming de música, por meio dele é possível gerenciar a música ambiente de todas as unidades, além de possibilitar ativações incríveis com a ajuda da curadoria musical e da função jukebox. Contratando a ferramenta de jukebox, os clientes acessam a lista de músicas da curadoria da marca, e tem a possibilidade de colocar a que desejar na fila. Essa função é perfeita para locais que exigem um tempo maior de permanência do cliente, como provadores, restaurantes, salas de espera ou descanso, entre outros. Confira a seguir como ela pode potencializar o marketing sensorial da sua marca.
Gera curiosidade
Ao saber que o ambiente da sua marca conta com jukebox, essa informação pode despertar o interesse de clientes que não conheciam a marca e que acabam sendo atraídos por essa novidade, criando oportunidade para criar laços com eles.
Coloca o cliente no centro
A função jukebox deixa claro para o cliente que a marca valoriza a opinião dele e sua experiência com a marca. É possível criar experiência que valorizem as escolhas dos clientes, como foi o caso do projeto desenvolvido por nós para a loja conceito da Havaianas, na Oscar Freire, os clientes poderiam escolher a música que seria a trilha sonora do local enquanto ele estava no provador escolhendo as peças. Confira a ação abaixo.
Oferece experiências exclusivas
Usando a função jukebox é possível desenvolver ativações exclusivas para a sua marca, focadas em campanhas ou datas comemorativas, para alavancar as vendas e as visitas no ponto de venda.
Cria memórias positivas
A música é uma linguagem universal e é capaz de liberar dopamina e acessar memórias, como a nostalgia, criando assim uma conexão maior entre sua marca e os clientes. No ambiente de restaurante, por exemplo, oferecer a opção de cada mesa selecionar a música que deseja ouvir é uma ótima forma de criar memórias entre amigos.
Conte com a Gomus
Há 20 anos criamos trilhas sonoras autênticas, experiências e ativações que envolvem todos os sentidos dos clientes, criando conexões e memórias que vão além do ponto de venda. Se você gostou da jukebox e quer saber mais sobre nosso player, estamos ansioso para te apresentar todas as nossas soluções.
Crédito foto de capa: Freepik
Fontes: