Como o logotipo sonoro auxilia o branding e melhora sua publicidade ao longo do tempo

jul 11, 2024 | Para sua Marca

Com certeza alguns sons te lembraram de uma marca ou uma música em uma publicidade já ficou por dias em sua memória, tudo isso são ferramentas que unem branding e som. A seguir vamos explicar como se dá a criação de logotipo sonoro, onde ele se encaixa no projeto de music branding e como ele pode ajudar na publicidade da marca.

Branding

O branding se refere à união entre personalidade da marca e identidade de marca. A identidade da marca e a personalidade da marca refere-se a um conjunto de traços de personalidade humana associados a uma marca. É por meio do branding que os consumidores vão conseguir diferenciar uma marca da outra e se identificar com elas.

Music branding 

O music branding se refere a estratégia de utilizar a música e ativos sonoros como meio de comunicação da identidade da marca, sendo assim uma parte importante da estratégia de marketing. O music branding é peça importante do que chamamos de marketing sensorial, que pretende explorar os cinco sentidos do consumidor, nesse caso, a audição.

Música na publicidade 

Como o logotipo sonoro auxilia o branding e melhora sua publicidade ao longo do tempo_gomus

Crédito: Cottonbro Studio

Na publicidade a música tem sido usada como uma ferramenta de marketing eficaz para atrair a atenção e melhorar a mensagem do produto, os estrategistas de marketing vão descrever os objetivos da campanha em termos de uma determinada identidade de marca a ser transmitida e os consultores musicais terão a missão de transformar essas informações em sons. A seguir vamos aprofundar as estratégias de music branding.

Logotipo sonoro X music branding

É possível confundir logotipo sonoro e music branding, pois ambos fazem parte do branding da marca. O logo sonoro é o processo de elaboração de um equivalente auditivo de uma representação gráfica de uma marca que incorpora a essência, os atributos e os valores da marca. A criação de um logo sonoro necessita do trabalho de consultores musicais, que serão capazes de transformar o logo visual da marca em um logo sonoro que contém gênero, instrumentos, melodia e ritmo. O music branding é uma forma da marca desenvolver uma “linguagem sonora”, criada pensando em melhorar a experiência da marca em vários pontos de contato do consumidor, sendo assim, o music branding necessita de um logo sonoro, pois ele faz parte desse compilado de ferramentas que fazem parte do branding da marca.

Logotipo sonoro X jingle

Embora as duas ferramentas sejam memoráveis, elas são diferentes entre si. Isso porque o logo sonoro ajuda a dar significado à marca ao mesmo tempo que transmite o caráter da marca, ele normalmente tem de um a cinco segundos de duração, podendo ou não conter palavras. O jingle surgiu como ferramenta e mecanismos para gravar uma mensagem memorável na mente dos consumidores sobre uma marca, por isso eles são sempre mais longos e contém letras, ao contrário do logo sonoro.

Logotipos sonoros conhecidos pelo público

As marcas provaram que é possível ter um logo sonoro tão memorável quanto o logotipo visual, basta incluí-lo em peças-chave de comunicação da marca. A seguir trazemos alguns logotipos sonoros que com certeza já estão na sua mente e que só conseguiram esse feito pois foram executados diversas vezes ao longo do tempo.

Mc Donald’s

A rede de fast food possui um logotipo sonoro composto por apenas cinco notas, mas já está presente na memória de todos os consumidores.

Netflix

O famoso “Tu-dum” da Netflix, serviço de streaming de filmes e séries, está presente no início de toda produção da plataforma.

Claro

A empresa de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, conta com um logo sonoro de apenas três notas.

Globo

A rede de televisão Globo possui o famoso “plim plim” como logo sonoro.

20th Century Studio

O estúdio de cinema americano 20th Century Studio possui um logo sonoro muito característico e que combina diversos instrumentos, ele aparece no início de filmes e séries.

Ifood

O logotipo sonoro do Ifood, aplicativo de entrega de refeições e mercado, foi lançado recentemente e é composto também pela leitura do nome da marca.

Logotipo sonoro e publicidade

A capacidade da música de modular mudanças afetivas e induzir mudanças positivas faz com que ela tenha uma função especial na tomada de decisão. Pesquisas revelaram que a presença de um logotipo sonoro em situações de decisão evoca emoções positivas e essas emoções ajudam a estimular a descoberta e o envolvimento com a marca, além disso, mesmo sendo expostos a informações negativas sobre a marca, o logotipo sonoro ainda gerava emoções positivas, o que aumentava a intenção e compra dos consumidores. Dessa forma, o logo sonoro mostrou sim sua eficácia quando o assunto é convencer os consumidores a comprar.

Por onde começar seu projeto de music branding?

Depois de entender melhor o que é o music branding e onde o logo sonoro se encaixa, você deve estar se perguntando por onde deve começar para construir um branding musical para sua marca. Então vamos lá!

O primeiro passo é escolher uma empresa de music branding que conta com consultores musicais com uma vasta experiência, além de compositores e produtores musicais capazes de criar sons de acordo com a identidade da sua marca, esses profissionais serão capazes de criar desde logotipo sonoro, até música ambiente para o ponto de venda, por exemplo.

Nós da Gomus há 20 anos transformamos ideias em música e música em resultados. Já desenvolvemos diversos projetos de music branding, incluindo logotipo sonoro para marcas que são referência no Brasil e no exterior.

Confira abaixo o projeto desenvolvido para o Shoptime, uma empresa brasileira de varejo presente em diversos canais, que tivemos a honra de desenvolver a identidade sonora da marca.

No site você pode conferir mais cases de sucesso e experimentar um pouco das sensações e emoções que a música é capaz de despertar em você e em seus consumidores. 

 

Crédito foto de capa: Caught In Joy

 

Fontes:

Kemp, E., Cho, Y. N., Bui, M., & Kintzer, A. (2023). Music to the ears: the role of sonic branding in advertising. International Journal of Advertising, 1–21.

Martin Herzog, Steffen Lepa, Hauke Egermann, Andreas Schoenrock & Jochen Steffens (2020) Towards a common terminology for music branding campaigns, Journal of Marketing Management, 36:1-2, 176-209.

veja também