Music branding é para quem? Descubra quais setores podem se beneficiar da estratégia

set 30, 2024 | Music Branding

Apesar de muitos acharem que o Music Branding é uma estratégia utilizada apenas por grandes marcas ou que essa estratégia não se aplica ao seu setor, ela faz parte do chamado marketing sensorial e pode ajudar a alavancar suas vendas e facilitar a memória de marca. Continue a leitura e entenda como aplicar o Music Branding em sua marca, restaurante, salão e demais negócios. 

O que é Music Branding?

O Music Branding é a estratégia de traduzir a identidade da marca em sons e melodias que serão capazes de transmitir os valores e as características da marca. A música é capaz de cumprir sua função de signo intermediário com a ajuda de características como timbre, melodia, harmonia e ritmo, bem como letras. Por meio destas características a música pode expressar ou induzir emoções nos ouvintes com base em mecanismos biológicos e psicológicos.

Música como linguagem universal

Não importa o idioma, o gênero, a música é considerada uma espécie de linguagem universal capaz de transmitir significados sem palavras. Segundo pesquisa, as qualidades expressivas da música podem ser descritas por 36 adjetivos, alguns deles são alegre, deprimente, suave, sofisticado. O efeito emocional da música é uma das razões de tantas pessoas ouvirem todos os dias, isso porque a música é usada para reduzir estresse, ficar de bom humor ou experimentar deliberadamente alegria ou tristeza. 

Music Branding é para quem?

A seguir vamos trazer alguns exemplos de empresas que com nossa ajuda utilizam o Music Branding como parte da sua estratégia de marketing, envolvendo assim os cinco sentidos dos clientes, criando memórias e um relacionamento duradouro com eles.

Supermercado e alimentos 

O Mundo Verde é a maior rede especializada em produtos naturais e orgânicos da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável, e para oferecer uma experiência completa para o consumidor que visita as lojas, nós realizamos a curadoria musical do ambiente, além da curadoria para playlists do Spotify. 

Moda

No setor de moda as possibilidades são ainda maiores, é possível usar o Music Branding para criar uma atmosfera de marca, para ditar o ritmo de desfiles e para fortalecer sua identidade de marca em ativações.

Para a marca Lenny Niemeyer, que produz peças inspiradas no lifestyle carioca, principalmente beachwear, nós da Gomus tivemos a honra de realizar a produção sonora de trilha original para o desfile na São Paulo Fashion Week, um dos eventos de moda mais importantes do país, também desdobramos o conceito da campanha na curadoria de músicas para serem tocadas nas lojas.

Para a Osklen, marca que traduz a vida urbana e a natureza em peças únicas, produzimos trilhas originais para os desfiles da marca na SPFW em 2010 e 2012.

Em 2017, a Gomus desenvolveu a trilha sonora para o desfile da coleção verão da marca, que aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Já a Hering, marca com mais de 140 anos de história, contou com a Gomus para pensar e desenvolver a ativação desejo de Natal, em 2019. Usando sound domes ou guarda-chuvas sonoros, os clientes puderam escolher entre três sentimentos: Amor, Felicidade e Fortuna. Ao entrar na cápsula ouviam uma playlit que transmitia aquela emoção. Além da experiência física, os clientes também podiam acessar as playlists por meio de um QR Code.

A Rede Pernambucanas, referência em varejo nacional, com 115 anos de história e uma ampla variedade de produtos, utiliza nosso formato Ecad Free para a música ambiente de suas 500 lojas. Desenvolvemos também spots personalizados para cada região do país, oferecendo uma experiência ainda mais exclusiva para os clientes. Além disso, a marca conta com nosso player exclusivo para o varejo, o Gomus Play, para manter o Music Branding alinhado em todas as lojas.

Sapatos

Ainda falando sobre moda, a marca Havaianas, conta com a curadoria musical da Gomus para materializar a essência da marca no Brasil e internacionalmente. Como projeto de diferencial, trabalham uma sonorização especial no ambiente da sua loja conceito na Oscar Freire e além de utilizar a ferramenta de jukebox para que os clientes escolhessem a música enquanto provavam as peças.

Nós da Gomus também somos responsáveis pelo Music Branding da marca Mr. Cat, uma das maiores referências do país no segmento de calçados e acessórios masculinos e femininos, com 40 anos de história, possui mais de 180 lojas espalhadas por todo o Brasil. Somos responsáveis pela curadoria musical das marcas do Grupo Afeet, referência no setor de lifestyle esportivo, a marca Authentic Feet, por exemplo, é conhecida por oferecer uma gama de sapatos únicos e de marcas renomadas no mundo esportivo, enquanto a Artwalk é exemplo de ativações e collabs com marcas como Puma, Nike, Vans e outras em sua loja conceito na Oscar Freire.

Hotel

O Hotel Janeiro trouxe o estilo de vida carioca para o local e tem espaços pensado para ter o visual das residências cariocas, sem barreiras à natureza com ambientes totalmente integrados às belezas da cidade. Para transmitir o jeito de vivenciar o Rio, o Hotel Janeiro conta com a curadoria da Gomus para diversas playlits que compõem os ambientes de áreas comuns, deixando o hóspede ainda mais imerso na experiência carioca. 

O Carmel Hotéis nasceu com o propósito de proporcionar as melhores sensações para os hóspedes. O sossego, o clima aconchegante e o ambiente intimista, alinhado com a curadoria desenvolvida pela Gomus, tornam um simples momento em algo encantador.

Academia

A Bodytech é sinônimo de excelência e inovação no mercado fitness e conta com a curadoria musical da Gomus para levar sua identidade sonora até as mais de 90 unidades em todo o Brasil. 

Alimentício 

No setor alimentício, a Gomus transforma o ambiente ou o momento do lanche em uma mistura de sensações que envolve os cinco sentidos dos clientes. Somos responsáveis pelo Music Branding do Bullguer, o primeiro smashburguer do Brasil, do Gurumê, referência em culinária oriental contemporânea, e do Momo Gelato, gelato italiano feito para você se sentir em casa. Todas essas marcas utilizam do Music Branding para tornar a experiência gastronômica memorável, seja pela música ambiente do local ou estendendo esse contato com a marca no delivery por playlists no Spotify.

Shopping 

O Norte Shopping conta com a curadoria da Gomus no espaço gastronômico que oferece as melhores opções de restaurantes da Zona Sul, o chamado Taste Lab. Com o Gomus Play o local tem uma maior variedade de moods e playlists que podem ser usados em seu ambiente, em datas comemorativas, em ativações e muito mais. 

Decoração

Participamos da ativação do trailer Tok&Stok no Parque Ibirapuera, realizamos a curadoria da programação musical presente no trailer, além de realizar spots com sons que remetem a natureza para trazer o clima de aventura, para finalizar entregamos uma playlist especial com programação vintage urbana e contemporânea como pop folk e R&B orgânico. 

Cosméticos e bem-estar

Desenvolvemos ao longo dos anos o Music Branding da Granado, a botica mais tradicional do Brasil conta com diversas estratégias e ativações que utilizam a identidade sonora como um dos pilares para reforçar a identidade da marca. Nós também realizamos a curadoria para as lojas da L’occitane e da Sephora, duas marcas referência em cosméticos e bem-estar. 

Eletrônicos

A Fast Shop possui mais de 80 lojas físicas e oferece uma experiência de compra diferenciada em todos os seus canais de venda. Com a ajuda da Gomus e de um Music Branding alinhado, os clientes encontram nas lojas o que há de mais novo em eletroeletrônicos, eletrodomésticos, entre outros, dentro de ambientes prontos para experimentação e entretenimento.

Presentes

A Imaginarium foi criada em 1991 e é conhecida pelos seus produtos criativos, misturando inovação e diversão, conhecido como fun design, com a Gomus a Imaginarium oferece em suas 192 lojas uma experiência divertida e única.

Franquias

Diversas marcas que citamos neste artigo são franquias, ou seja, estão presentes em diversos locais e com diferentes proprietários, o que costuma ser um desafio ainda maior para manter a identidade da marca, o Music Branding é um importante aliado nessa difícil missão, mantendo a estratégia alinhada em todos os pontos de contato com a marca, além disso, com o Gomus Play é possível monitorar a música ambiente de todas as unidades.

Conheça a Gomus

Esperamos que você tenha conhecido um pouco sobre a nossa expertise em diferentes estratégias que envolvem o Music Branding de uma marca, estamos prontos para criar experiências incríveis para seus clientes, ativando emoções e lembranças por meio da música.

Para criar projetos especiais, desenhar uma estratégia 360 da marca, construir uma identidade sonora, ou descobrir como aplicar os poderes e influências da música no seu negócio, conte com a equipe da Gomus que há 20 anos transforma ideias em música e música em resultados. Entre em contato!

Fonte:

Martin Herzog, Steffen Lepa, Hauke Egermann, Andreas Schoenrock & Jochen Steffens (2020) Towards a common terminology for music branding campaigns, Journal of Marketing Management, 36:1-2, 176-209.

veja também