O primeiro trimestre do ano já terminou, mas ainda há muito o que sua marca pode explorar em 2025. Tendências já surgiram e novas estão a caminho, um dos melhores termômetros para isso é o South by Southwest (SXSW), que aconteceu em março e trouxe ao debate as próximas tendências para as marcas. Continue a leitura e saiba mais!
O South by Southwest (SXSW) chegou a sua 39ª edição e nada mais é que o maior festival de inovação e tecnologia do mercado. Em 2025, o evento contou com oito dias e com mais de 2 mil conteúdos divididos em 23 trilhas temáticas. Os destaques foram a ex-primeira dama norte-americana Michelle Obama e seu irmão Craig Robinson, além do vice-presidente da Apple, Eddy Cue. Confira a seguir alguns insights do evento que merecem sua atenção e saiba como nós da Gomus podemos te auxiliar a dar som às suas ideias.
Uma nova dimensão de experiência
O avanço das tecnologias que combinam inteligência artificial e interação digital vai nos levar a uma nova dimensão de experiência. Essa tendência não vai apenas redefinir gaming e entretenimento, mas também impacta outras áreas como educação, treinamentos e principalmente experiências de marca. A fusão entre os mundos físicos e digitais se tornará mais natural, para isso é necessário que diversos sentidos sejam ativados ao mesmo tempo, desde visão, audição, tato e se possível até o paladar.
A Gomus já auxiliou diversas marcas a criarem experiências únicas e imersivas. Um exemplo foi a experiência que criamos para a loja conceito da Artwalk, marca de moda streetwear, em 2022. A flagship contava com três ambientes diferentes, o primeiro ambiente contava com uma playlist conceitual da marca, o segundo simulava uma experiência de quadra de basquete e arquibancada, o terceiro se chamava Energy Space, que por meio de referências sonoras e visuais proporcionava uma viagem no tempo. Confira abaixo o resultado.
A indústria gamer ganha potência
A indústria dos games não se trata mais de apenas um nicho, mas de um mercado que está em constante crescimento e que compete diretamente com outros setores que envolvem entretenimento. Segundo a PGB Trend Report 2025, realizada com mais de 6 mil participantes, 82,8% das pessoas têm costume de jogar algum tipo de jogo digital, os homens preferem jogar em console ou no computador, já as mulheres preferem jogar via smartphone, apesar da geração Z passar mais tempo jogando, diversas gerações utilizam os games como principal forma de entretenimento.
Os games criam comunidades, moldam comportamentos e estabelecem novas dinâmicas sociais, o setor está evoluindo ainda mais para experiências personalizadas, e o áudio é crucial para que essa experiência seja cada vez mais única, assim como criamos universos sonoros para marcas, nós da Gomus podemos ajudar a alavancar um novo game ou um projeto de gamificação que envolve sua marca.
Ao falar de sons para game, principalmente em interações, falamos de Sound UX e Sound Design, nesse sentido a Gomus criou o universo do aplicativo de meditação da Natura, a primeira vista pode parecer um universo distante, mas o desenvolvimento da identidade sonora de um App leva em consideração muitos fatores correlacionados ao mundo gamer. Para esse projeto foi necessário mapear as interações dos usuários, criar um universo sonoro que comunicasse a marca dentro do contexto de uso do app, além de criar trilhas originais para as atividades e direcionamento de voz e todos os áudios utilizados no aplicativo.
Criar um jogo demanda um universo imersivo, entender o fluxo do usuário, suas emoções ao longo das interações e num comportamento com longo tempo de exposição do usuário onde o som é um elemento essencial para complementar a experiência.
A ascensão do podcast
O áudio já está em ascensão há alguns anos, mas segundo especialistas, o podcast será a mídia de 2025, um em cada dois adultos já ouviu podcasts nos últimos 30 dias. O conteúdo em vídeo também se tornou um aliado nos podcasts, atualmente o YouTube registra 1 bilhão de espectadores mensais de conteúdo de podcast, com 84% dos ouvintes da Geração Z descobrindo novos programas através da plataforma.
O futuro é multi-formato e multi-plataforma, as linhas entre áudio e vídeo, conteúdo e publicidade estão se tornando cada vez mais tênues, por isso, apostar em estratégias multiplataformas que aproveitam o melhor do áudio e do vídeo são a opção certa. De olho nas tendências para as marcas, a Gomus possui seu próprio player de música e o Gomus Video, as soluções unem áudio e vídeo para oferecer uma experiência completa no ambiente da sua loja.
Com o player da Gomus você tem acesso a playlists personalizadas, pode gerenciar a música ambiente de todas as unidades, além de garantir a qualidade do áudio. Com o Gomus Video é possível programar promoções, avisos, conteúdos publicitários para complementar as mensagens em áudio.
A busca pelo laço emocional
Vivemos uma pandemia de solidão, embora estejamos tão conectados, estamos sempre priorizando a eficiência, não sobrando tempo para nos conectar de verdade, é nesse momento que a música tem papel fundamental no relacionamento interpessoal. Segundo relatório Culture Next, divulgado pelo Spotify, a Geração Z está em busca de conexões, essa geração busca usar músicas e podcasts para estabelecer relações de verdade.
A música tem a capacidade de evocar emoções e memórias, a nostalgia por exemplo, pode criar uma referência única entre sua marca e os clientes. Em um mundo cada vez mais conectado e com foco na inteligência artificial, marcas que observam com carinho a vulnerabilidade de cada um cria uma relação mais duradoura com os clientes, e isso pode ser feito por meio de curadorias exclusivas para playlists que acompanham os consumidores no dia a dia, por exemplo. Segundo o Spotify, 80% da Geração Z no Brasil concorda que “as marcas que criam playlists para momentos e estados de espírito específicos parecem mais sintonizadas com minha vida”.
Nossa cliente e parceira Bullguer, por exemplo, utiliza essa estratégia com playlists especiais que, desde 2021, já somam mais de 15 mill acessos ao perfil do Spotify. Com a divulgação feita principalmente pelos pacotes de delivery, a marca consegue estender o clima do restaurante às casas dos clientes.
Conte com a Gomus
Contamos com uma gama de serviços que auxiliam na criação de um universo sonoro completo para sua marca, a experiência do cliente é cada vez mais importante e a audição se torna um sentido essencial para potencializá-la. Há 20 anos criamos experiências sonoras autênticas e estamos sempre atentos às tendências para as marcas que querem se tornar presentes na memória dos clientes, estamos ansiosos para mergulhar no universo da sua.
Crédito foto de capa: Pavel Danilyuk
Fontes: B9 | B9 | B9 | Pesquisa Game Brasil | Spotify