A moda e a música se entrelaçam há muito tempo e uma das principais estratégias que utiliza sons e melodias para transmitir um conceito e mensagem é a trilha sonora para desfiles. Continue a leitura e saiba como a Gomus pode ser a parceria perfeita para sua marca de moda.
A música como inspiração para as marcas e os desfiles
A música não é apenas uma inspiração para estilistas, mas para a trilha sonora que vai emocionar o público que irá conferir em cada um dos desfiles um estilo e uma identidade própria. Além de criar tendências de moda por meio do estabelecimento de novos gêneros musicais e da recriação de looks pelos fãs, os estilistas se inspiram no mundo da música e definem novas tendências. Jean-Paul Gaultier, criador do famoso sutiã cone da Madonna, impulsionou a agenda musical em seu desfile na Semana de Moda de Paris Outono/Inverno de 2021, quando sua coleção, inspirada nos anos 1980, homenageou estrelas pop dos anos 80 com modelos vestidos como Annie Lennox, David Bowie, Madonna, Michael Jackson e Grace Jones.

Marc Jacobs também se inspirou no mundo da música, a coleção Primavera/Verão 2017 faz alusão aos códigos de estilo de diferentes subculturas musicais, como cyberpunk, glam rock dos anos 70 e J-rock. Um desfile semelhante já havia sido demonstrado em sua coleção anterior, quando o estilista fez referência à fusão de punk, disco e electro para caracterizar a cena noturna de Nova York dos anos 80. A campanha publicitária apresentou o ícone Cher usando um vestido de baile preto, jaqueta de couro e luvas combinando em sua campanha de Outono/Inverno 2015.
Os desfiles e shows ao vivo
Uma tendência que se popularizou nos desfiles são os shows ao vivo. Em 2010, a cantora Lily Allen cantou em um celeiro no desfile de primavera/verão 2010 da Chanel.
A medida que as marcas de moda começam a focar no consumidor, os artistas musicais desempenham um papel importante na apresentação das coleções das marcas em desfiles de moda atualmente. A partir do momento que a exclusividade dos desfiles se dissolve cada vez mais e o foco muda para o consumidor, as marcas de moda certamente precisarão de apoio do entretenimento para alcançar um público mais amplo. Um dos desfiles mais famosos que conta com shows ao vivo é o da marca Victoria ‘s Secret, grandes nomes da música pop como Taylor Swift e Ariana Grande já cantaram no evento, tornando os desfiles mais comercializáveis para os clientes.
O uso da música para storytelling em desfile
O desfile não é apenas um evento em que é apresentado a nova coleção de roupas de uma marca, ele é capaz de transmitir uma mensagem, seja por meio da identidade visual do local ou pela trilha sonora que dará ritmo ao evento, todos esses elementos devem se conectar entre si para transmitir a mensagem que aquela coleção deseja. O storytelling é uma ferramenta essencial para o branding, ajudando a criar uma imagem duradoura na mente dos consumidores sobre sua marca, normalmente envolve o uso de diferentes canais para transmitir a mesma mensagem, como publicidade, ambiente da loja, redes sociais, entre outros. A seguir confira alguns cases em que a Gomus ajudou marcas de referência a transmitirem sua identidade por meio de desfiles com uma trilha sonora envolvente e condizente com a coleção apresentada.
Lenny Niemeyer
A marca Lenny Niemeyer produz peças inspiradas no lifestyle carioca, principalmente beachwear, em cada desfile Lenny busca transmitir a identidade da coleção por meio de trilhas sonoras autênticas e que sejam possíveis desdobrá-las para outros elementos da marca, como campanhas e ambiente da loja.
A Gomus desenvolveu a trilha original para o desfile da marca na São Paulo Fashion Week, um dos eventos de moda mais importantes do país. O objetivo era transmitir toda a exclusividade e o cuidado envolvido na criação da nova coleção, além do desfile, a Gomus desdobrou o conceito da campanha na curadoria de músicas para as lojas da marca, foi desenvolvido então um fashion filme que apresenta o processo de criação da marca e do desfile. Confira abaixo.
Osklen
A marca Osklen é conhecida por traduzir a vida urbana e a natureza em peças únicas, foi por isso que a marca escolheu o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para ser palco do desfile da coleção verão Osklen 16/17. o local nos convida a olhar o mundo que queremos construir, guiando o visitante pelos valores da sustentabilidade e da convivência, perfeito para transmitir a mensagem que a marca Osklen defende a tantos anos. A Gomus foi a responsável por criar a trilha sonora para o desfile, o desafio era dar ritmo ao evento ao mesmo tempo que criava uma atmosfera entre o local, a nova coleção apresentada e os valores da marca. Veja o resultado a seguir.
Conte com a Gomus
As trilhas sonoras para desfile não são apenas para dar ritmo aos modelos na passarela, elas executam um papel ainda maior, capaz de evocar sentimentos, transmitir mensagens e criar lembranças na mente do consumidor. A Gomus conta com uma equipe em curadoria musical e produção sonora, pronta para selecionar as canções que mais conversam com a identidade planejada para o desfile ou criar trilhas sonoras autênticas que serão associadas à sua coleção na mente dos consumidores. Estamos ansiosos para transformar sua marca de moda com as estratégias certas de music branding.
Crédito foto de capa: Osklen