Curadoria musical: saiba como a Gomus pode transformar seu branding

set 16, 2024 | Gomus

O consumidor mudou e com a expansão das lojas online as marcas precisam investir cada vez mais em estratégias que fortalecem a lembrança de marca e estreitam os laços com os clientes. O consumidor do futuro está cada vez mais focado em experiências e menos em produtos, continue a leitura e entenda como a curadoria musical da Gomus pode ser uma estratégia para alavancar seu branding.

O consumidor do futuro não quer produtos

Em pesquisa realizada pela Worth Global Style Network, empresa especializada em previsão de tendências, os consumidores do futuro não vão mais romantizar o consumo, por isso estratégias que vão além do varejo tradicional serão uma das principais oportunidades para as marcas.

A chamada economia da experiência está voltando com tudo, 52% dos consumidores brasileiros buscarão gastar menos com objetos físicos e mais em experiência, mas será que sua marca está preparada para alcançar as expectativas desse novo consumidor? Talvez a resposta esteja a seguir!

O poder da música na criação de experiências

Para criar experiências memoráveis é necessário que a marca envolva todos os sentidos dos consumidores, quanto mais emoções evocadas, maiores as chances da marca ser lembrada futuramente. A música é a peça-chave para fazer isso acontecer, por ser um “veículo cultural”, ela transporta a pessoa de um estado emocional a outro, pode ser uma experiência individual e coletiva ao mesmo tempo. Mas como saber que tipo de música usar para sua marca e quais sentimentos ela vai evocar? É nesse momento que o branding musical e a curadoria musical entram. 

Branding Musical

O branding musical é construção e ativação da identidade sonora da sua marca, por meio de estratégias como logo sonoro, música ambiente, trilha sonora para campanhas, entre outras possibilidades, selecionamos e criamos sons e melodias que transmitem exatamente o DNA da sua marca. A personalidade, valores, contexto e perfil de relacionamento que deseja ter com o seu cliente em cada ponto de contato, tudo isso é trabalhado com o recurso sonoro para que sejam congruentes e que a experiência seja absorvida de maneira positiva e memorável,tornando assim o branding musical uma ferramenta de diferencial no seu branding.

Um dos pilares do branding musical é a curadoria musical, isso porque escolher a música certa para despertar os sentimentos desejados em seus consumidores não é uma tarefa fácil. A seguir vamos explicar e trazer cases sobre como se dá o processo de curadoria musical da Gomus.

Sobre a curadoria musical 

A curadoria musical é a técnica utilizada para selecionar sons e melodias que transmitem o conceito, valores, sentimentos e mensagens da marca, ou seja, ela é a responsável por organizar de forma palpável elementos que muitas das marcas não conseguem colocar no papel por serem muito abstratas. 

Curadoria humana X Curadoria algorítmica

Curadoria musical saiba como a Gomus pode transformar seu branding

Crédito: Fath

Com o avanço da Inteligência Artificial e de outras ferramentas que auxiliam os humanos em suas tarefas, a curadoria musical também teve que lidar com essa transformação.

Segundo estudiosos, a curadoria algorítmica é útil, pois reconhece padrões, hábitos e comportamentos e organiza as músicas dessa forma, mas o algoritmo não alcança o mesmo nível de sensibilidade da curadoria humana além de não ter uma parte crucial, a pesquisa e desenvolvimento de uma identidade e conceito sonoro único como guia da curadoria da marca. Mesmo sendo aprimorado ao longo do tempo o algoritmo leva em consideração apenas o comportamento passado do consumidor, já a curadoria humana, por outro lado, é completamente intencional em cada música selecionada, menos previsível e tende a ser mais ousada, sendo capaz de agregar novas e inusitadas perspectivas, oferecendo aos consumidores o inesperado ou simplesmente aquilo que o consumidor nem imaginaria ouvir.

As playlists de humor do Spotify, por exemplo, são criadas por humanos e escalonadas pelo algoritmo, pois os robôs não são capazes de entender quais músicas transmitem certos sentimentos, o que torna a curadoria humana essencial para o processo de criação de um branding musical de sucesso.

Benefícios da curadoria musical

Como comentamos acima, a curadoria musical pode sim ter uma ajuda da tecnologia e da Inteligência Artificial, mas ela não exclui os diferenciais da curadoria humana. Confira abaixo alguns benefícios da curadoria musical para sua marca.

Oferece uma experiência autêntica

Cada curadoria musical é única, no início de cada projeto é feita uma imersão no universo da marca e seu contexto, tanto de momento da marca, objetivos, motes de campanha e contexto físico também, como o ambiente do ponto de venda e demais pontos de contato, a seleção de melodias e sons é feita de forma estratégica para que sua marca ofereça uma experiência autêntica e que nenhuma outra marca possa oferecer.

Ajuda a sinalizar diferentes momentos da marca

Com a curadoria musical você pode utilizar a música para sinalizar troca de coleção, chegada de um lançamento, um ambiente exclusivo como uma loja conceito, entre outras ações que ganham destaque com o uso da música. 

Cria um relacionamento sensorial e humano com os clientes

A música é capaz de mudar o humor e despertar sentimentos, além de ser uma ferramenta que gera lembrança, ao investir nessa camada, você estará automaticamente iniciando um relacionamento sensorial e humano, já que mostra para seu cliente que sua marca entende e se importa com os sentimentos de cada um.

Expande as camadas da marca

Pode parecer que sua marca já não tem mais para onde expandir, mas sempre há estratégias que ajudam a alavancar marcas em diferentes realidades, a curadoria musical ajuda a levar sua marca a outro patamar, se diferenciando dos concorrentes. 

Evolui junto com o branding

O branding musical anda lado a lado com todos os outros recursos de construção de marca. Um novo reposicionamento, nova campanha, uma expansão internacional, identidade visual revisada, todos esses momentos são acompanhados com a evolução da identidade sonora, onde o conceito é revisado e realinhado para atuar em favor e alavancar os sentimentos percebidos por outros formatos. 

Fortalece a marca com uma experiência sempre alinhada

Um grande desafio, principalmente para modelos de negócio de franquias, é manter a unidade da marca. Assim como o cuidado com o padrão de atendimento, design de produtos, arquitetura e design de interiores, a curadoria musical também é um ponto crucial para manter essa unidade e padrão de experiência de marca. Como ativo não só para o cliente final, no reconhecimento do lugar, como também um diferencial e ativo para o franqueado. 

Conheça os diferenciais da Gomus

Nossos diferenciais ajudam sua marca a se destacar com a curadoria musical, a curadoria da Gomus é feita por pessoas, o que garante excelência  na escolha de sons transmitem emoções adequadas, além disso temos um processo holístico onde muitas pessoas são envolvidas em um mesmo projeto, oferecendo assim uma ampla compreensão do resultado desejado. Realizamos uma pesquisa completa para aprofundar conceitos antes de iniciar qualquer processo de curadoria musical. Você irá validar as músicas selecionadas, pois o seu feedback é uma das fases mais importantes para nós, além disso você tem acesso a relatórios de engajamento das suas unidades no uso da curadoria, assim como ações de engajamento com os colaboradores das unidades para que sua aplicação seja efetiva.

Se inspire com alguns cases

Diversas marcas já contam com nossos serviços de curadoria musical para os mais diversos objetivos e canais. Separamos a seguir alguns cases para você se inspirar.

Loja conceito da Phebo

Um dos mais recentes projetos de curadoria da Gomus é a curadoria de música ambiente para a nova loja conceito da Phebo, uma das marcas mais icônicas de perfumaria. Para anunciar a nova fase da Phebo, a loja inaugurada no Rio de Janeiro transporta os consumidores até o Brasil Amazônico e a nossa curadoria musical é parte essencial nessa imersão, reunimos uma playlist com canções típicas do Pará com composições mais modernas presentes na região Norte, além de MPB.

Através do som, Gomus exalta a cultura do Belém do Pará para nova loja conceito da Phebo

Crédito: Phebo

Hering: desejo de Natal

No Natal de 2019, a marca Hering, conhecida por seus 140 anos de história no setor de vestuário, realizou uma ativação em sua vitrine para os clientes. Usando sound domes ou guarda-chuvas sonoros, os clientes escolhiam entre três sentimentos: Amor, Felicidade e Fortuna. Ao entrar na cápsula ouviam uma playlist que transmitia aquela emoção. Nosso desafio foi idealizar o projeto e realizar a curadoria das músicas que deveriam transmitir as três emoções. Confira abaixo o resultado!

Curadoria de streaming: Powerade

Nós da Gomus realizamos a curadoria para o perfil da marca de isotônico Powerade no streaming. Nosso desafio foi desenvolver um universo sonoro para cada um dos seis temas: Yoga, Skate, Alongamento, Bike, Academia e Corrida. Com o jeitinho Powerade a marca queria que as playlists acompanhassem os apaixonados por esportes no dia a dia. A ativação contou com uma página exclusiva e os resultados foram playlists que somam mais de 7 mil salvamentos. Nós da Gomus fomos os responsáveis pela curadoria que foi sucesso no perfil da marca.

5 dicas de como utilizar o streaming de música para sua marca_Powerade

Esperamos que depois deste artigo você queira levar o branding da sua marca a outro nível, estamos ansiosos para realizar uma curadoria musical autêntica.

 

Fontes:

https://www.wgsn.com/pt/blogs/consumidor-do-futuro-2026-o-fim-da-romantizacao-do-consumo

https://engineering.atspotify.com/2023/04/humans-machines-a-look-behind-spotifys-algotorial-playlists/

Kischinhevsky, M., Ferreira, G., Góes, C., Seidel, A., & Monteiro, L. (2021). Entre o algoritmo e a curadoria: programação radiofônica, gêneros musicais e repetição. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 165.

Moschetta, P. H., & Vieira, J.. (2018). Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, 20(49), 258–292. 

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