Granado: como o music branding ajudou a fortalecer a marca

ago 28, 2024 | Gomus

A Granado é a botica mais tradicional do Brasil, já possui mais de 150 anos de história e só permaneceu relevante durante todos esses anos no mercado brasileiro e internacional graças a estratégias que têm como finalidade transmitir e reforçar a identidade da marca para os clientes. Nós da Gomus temos a honra de fazer parte dessa história levando o music branding da marca a outro nível com ajuda da curadoria musical e outras estratégias. Continue a leitura para saber tudo!

A história da Granado

A Granado foi fundada em 1870 pelo português José Antônio Coxito Granado, a loja era localizada no Centro do Rio de Janeiro, e permanece até hoje, agora na chamada Rua Primeiro de Março. Em seu início a marca manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do fundador. Granado não produzia apenas medicamentos, mas também importava produtos da Europa e adaptava as fórmulas para as necessidades dos brasileiros. 

A qualidade dos produtos logo ganhou destaque e a marca se tornou a farmácia oficial da Corte, sendo então a Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira.

Atualmente, o presidente da Granado é o inglês Christopher Freeman, em 2004, a Perfumaria Phebo foi incorporada à empresa, bem como os produtos que fabricava, desde então novos itens passaram a ser desenvolvidos para a perfumaria.

Em 2013, a Granado, junto com a Phebo, iniciou seu processo de internacionalização da marca e abriu sua primeira loja em Paris, a marca está presente no mercado nacional e internacional de cosméticos sendo sinônimo de qualidade.

Continuando a história da marca, confira abaixo a curadoria de trilha sonora feita para a campanha “A História da Granado”, em 2023. Na peça publicitária podemos conferir toda a história transmitida de forma lúdica e inspiradora, unindo ilustrações e música dentro da estética Rio de Janeiro Vintage.

Sobre o music branding da marca

O music branding costuma ser um elemento essencial em todos os projetos que a marca desenvolve para fortalecer seu branding e os laços com os consumidores. A seguir vamos falar sobre algumas iniciativas que nós da Gomus desenvolvemos junto com a Granado, levando sons e melodias que transmitem a identidade da marca construindo um universo sonoro que transporta os seus clientes, seja nas lojas, eventos, ativações ou por meio do streaming.

Curadoria musical para lojas

Na curadoria musical para lojas, nosso grande desafio foi traduzir a essência brasileira também para outros países. Quando há a internacionalização de uma marca genuinamente brasileira, seja ela franquia ou não, o music branding é indispensável para consolidar toda a história da marca. 

A curadoria musical também tem papel essencial na loja conceito da marca, que está localizada no Centro do Rio de Janeiro e que conta com um ambiente que recria as primeiras lojas da Granado no Século XIX, com vitrines originais, almofarizes, balanças, propagandas da época, quadros e embalagens centenárias que junto com o music branding transportam o visitante até as origens e a alma da Granado.

Gestão de streaming

Granado como o music branding ajudou a fortalecer a marca

Fazemos a gestão de streaming da marca, o que envolve a criação de playlists para fortalecer a comunicação digital com os clientes de forma mais sensorial. As playlists presentes no canal do Spotify da Granado foram pensadas de forma que a essência da marca fosse transmitida e pudesse ser acessada a qualquer momento do dia.

No perfil da Granado criamos tanto playlists específicas para linhas de produtos, como a Linha Bossa, como para ações especiais e datas comemorativas mais voltadas para o varejo, como Natal Granado. Transitando em diferentes objetivos de construção de relacionamento, a marca conversa com seu público sempre dentro do seu universo.

Ativações: sonorização do museu Granado

Granado como o music branding ajudou a fortalecer a marca

Crédito: Museu da Casa Brasileira

Em comemoração aos 150 anos da história da marca, a Granado realizou uma campanha com diversas ativações, uma delas, a exposição no Museu Histórico Nacional A exposição trouxe uma variedade de peças que mostram a evolução do design e da formulação de produtos destaques. Nós fomos responsáveis por desenvolver a sonorização da exposição para que a imersão dos visitantes no universo da marca fosse ainda maior, envolvendo assim todos os sentidos de quem passava pelo local. Os visitantes podiam escolher playlists e músicas que acompanhavam a época que se estava visitando, transportando sonoramente a pessoa para aquele contexto. A exposição design e indústria – a história da tradicional botica Granado ocupou também a Casa Firjan, em 2023. 

Curadoria musical para a sorveteria 

Em janeiro de 2024, a Granado lançou a Granado Verão, uma sorveteria na loja Granado Ipanema que logo expandiu para outras lojas em São Paulo, unindo a gastronomia e a perfumaria em oito sabores de sorvete inspirados em fragrâncias clássicas da marca. Nós realizamos o desdobramento da curadoria musical para a sorveteria, trazendo um mood mais solar e animado para acompanhar o comportamento dos novos estabelecimentos com todo o sabor e a refrescância das fragrâncias e dos sorvetes para o ambiente. 

Granado como o music branding ajudou a fortalecer a marca

Crédito: Granado

Produção de trilha original para campanha de Carnaval 

Para o Carnaval de 2024, criamos uma trilha especial onde foram utilizados apenas sons feitos pelos produtos da Granado, que ao final se transformaram em uma música perfeita para embalar a data mais aguardada pelos brasileiros. 

A criação foi totalmente orgânica e hand crafted, fazendo uma alusão aos produtos da marca que são mais artesanais e de produtos de origem natural. Confira abaixo os bastidores dessa produção.

@granadopharmacias

Gostam de acompanhar esses making offs? 🎊🎉 #granado #makingoff #bastidores #asmr #carnavalcomgranado

♬ som original – Granado Pharmácias

Benefícios do marketing multissensorial

O marketing multissensorial envolve todos os sentidos dos consumidores, o que ajuda a criar memórias mais fortes e duradouras e auxilia no reconhecimento da marca, em um mercado tão competitivo é uma forma poderosa de se diferenciar. Pesquisas mostram que o consumidor está mais disposto a lembrar de uma marca quando ela utiliza recursos sonoros, 21% das pessoas escolhem a música como o estimulante sensorial mais importante ao criar uma experiência de compra positiva.

Há uma hierarquia quando se fala do uso dos sentidos no branding, sendo a visão, o olfato e a audição os mais importantes para gerar lembrança. Ao ativar os sentidos dos consumidores também são evocados sentimentos, o que aumenta a conexão com a marca, além de oferecer uma experiência única de compra. 

Conheça a Gomus 

Há mais de 10 anos estamos presentes na história da Granado auxiliando a marca em ações que a tornam memorável na mente dos consumidores, além de criar laços fortes com quem já conhece a empresa. Se sua marca deseja ser lembrada e se destacar no mercado, é importante considerar o music branding como uma das estratégias, estamos ansiosos para também levar sua marca ainda mais longe.

Crédito foto de capa: Granado

Fontes:

Fraser, C. (2014), Music-Evoked Images: Music that Inspires Them and Their Influences on Brand and Message Recall in the Short and the Longer Term. Psychol. Mark., 31: 813-827.

BRITO, Rosemeire Alves de; ZUZA, Marilda Sena Pereira. Branding. CESUC – Centro de Ensino Superior de Catalão. Revista CEPPG, n° 21, p. 92-113, 2009.

https://www.granado.com.br/granado/nossa-historia

https://mcb.org.br/pt/pt/programacao/exposicoes/exposicao-design-e-industria-a-historia-da-tradicional-botica-granado/

https://sorveteria.granado.com.br/

https://casafirjan.com.br/noticias/casa-firjan-recebe-exposicao-design-e-industria-sobre-150-anos-da-granado

https://www.granado.com.br/granado/PharolGranado/exposicao-granado-150-anos

https://www.mundodomarketing.com.br/marketing-multissensorial-como-gerar-conexao-com-o-publico/ 

https://www.portalcatalao.com/painel_clientes/cesuc/painel/arquivos/upload/temp/22f68c021f29acf2655f80bb403f11b0.pdf

https://pplprs.co.uk/themusiclicence/sectors/shops-stores/

veja também