Branding musical: o poder da música na lembrança da marca

ago 19, 2024 | Music Branding

Já parou para pensar que durante o dia a dia escutamos diversas canções? Seja no carro, em lojas, escritórios, restaurantes ou na televisão, estamos cercados por melodias. Isso faz parte do que chamamos de branding musical, uma estratégia que utiliza composições com forte apelo para chamar a atenção do público e ativar as emoções humanas.

Músicas nos remetem a diversas lembranças, trazendo uma sensação de nostalgia, o que nos faz lembrar da  marca posteriormente. Continue a leitura e aprofunde-se no assunto.

O impacto do branding musical na memória e no comportamento do consumidor

Estudos sobre branding musical afirmam os efeitos no comportamento de consumo, aperfeiçoando a relação entre consumidor e marca. Empresas como Coca-Cola, Mitsubishi, Starbucks e Nike utilizam dessa estratégia, auxiliando na fidelidade e reconhecimento.

Uma campanha com imagens pertinentes aprimora a memorização e compreensão da mensagem. Nesse contexto, o cérebro reage e processa os sons junto aos estímulos. O interesse no anúncio, nos faz prestar atenção ao produto; a experiência é ainda melhor quando relacionada a acontecimentos pessoais.

Vale um lembrete, por mais que uma música possa trazer sentimentos positivos sobre a marca, pode não ocorrer conexão do cliente com a mensagem. A coesão como um todo é chave para o sucesso. Recursos visuais podem potencializar a lembrança de marca, por exemplo, um anúncio sem recursos visuais, mas com música, pode ser lembrado durante mais tempo do que aqueles que possuem imagens sem som.

Os efeitos de canções no comportamento das pessoas têm sido estudados há décadas, provando que a música aplicada em anúncios geram efeitos positivos.  Comumente associado a identidade social, indivíduos utilizam a música para expressar suas crenças, fazendo com que elas tenham função comunicativa. Ainda, o gênero musical influencia o desejo do consumidor e pode ser usado para harmonizar a imagem do produto, comprovando que a experiência é aprimorada ao empregar informações inesperadas – seja criativo.

A identidade sonora é um processo de comunicação muito importante para os efeitos no comportamento do consumidor. A personalidade e a essência de uma marca são os guias nesse processo, e a agência traduz esses atributos nos ativos sonoros adequados. Tudo isso acaba resultando em uma atuação de sucesso, onde o público percebe a relação entre o contexto sonoro criado e o sentimento e identidade da marca.

O poder da música na atenção e na lembrança de marcas

A música é uma expressão de arte e cultura que engloba transmissão de ideias e gera sentimentos. Nesse contexto, um dos principais desafios para a equipe de marketing é reter a atenção do cliente.

Hoje, o público mantém o interesse dividido em diversas mídias, e a música é uma ótima ferramenta para se destacar e criar memórias afetivas. Campanhas que utilizam desse método conseguem conectar-se com seu público e criar uma identificação particular.

Devido à grande mobilização, a estratégia amplia a lembrança da marca, mantendo-se na memória do público por mais tempo e com maior predileção.

O papel das agências de branding musical

Branding musical o poder da música na lembrança da marca

Para uma campanha de sucesso, os profissionais de marketing precisam trabalhar em conjunto com agências de branding musical. São os consultores que encontram ou solicitam a produção de faixas adequadas para expressar a identidade da marca para um grupo específico de consumidores. Esses especialistas confiam na música como um canal de representação da marca, sendo uma estratégia importante de comunicação e marketing.

A experiência varia para cada pessoa, influenciada por fatores psicológicos e situacionais. Consultores devem alinhar seus conhecimentos ao significado musical para públicos e contextos distintos, isso permite antecipar as melodias associadas a cada valor de marca, se aproveitando dessas concepções e referências que o público alvo já possa ter.

O contexto da música afeta como o consumidor associa as qualidades da marca. No entanto, o sucesso comunicativo depende da habilidade do consultor em traduzir corretamente a identidade para a música. Em alguns casos essa tradução não é o suficiente, as agências precisam criar suas próprias terminologias com projetos e produções completamente originais, tornando-se um desafio em um mercado competitivo.

A importância de uma identidade sonora autêntica

É importante compreender a capacidade da música em transmitir significados no processo, e são diversos os conteúdos que podem ser comunicados por meio de melodias.

Composições são criadas para serem universais e transmitir significados e, com isso, o efeito emocional é um dos principais motivos para as pessoas escutarem músicas. Muito utilizada para reduzir estresse, melhorar o humor ou trazer alegria, nem sempre os sentimentos resultados são relacionados ao conteúdo expresso, induzindo emoções mistas.

Referências relacionadas à cultura popular trazem significados adicionais sem invalidar memórias anteriores. Não se pode considerar que uma composição transmita toda a identidade da marca, e nem que todas as expressões musicais sejam fundamentais no branding. Por isso, é essencial encontrar um equilíbrio entre ambas perspectivas.

Desafios e considerações

Ao determinar os objetivos de uma campanha, os estrategistas adquirem uma visão sobre os atributos de identidade que a música precisa transmitir. Desse modo, as agências de branding musical processam facilmente as descrições fornecidas pelos estrategistas.

Pensando nisso, a inserção do music branding é fundamental para certificar que sua marca tenha uma identidade sonora impactante. Já a repetição reforça o reconhecimento da empresa e gera uma grande associação emocional.

Em situações de redes com diversas unidades, a uniformidade é importante para que a personalidade do negócio seja notada igualmente em todos os lugares. Portanto, manter essa consistência pode ser um grande obstáculo, mas você pode contar com ferramentas exclusivas para o varejo.

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Para enfrentar esses desafios, o investimento no music branding oferece uma experiência diferenciada em seu negócio. Essa estratégia conta com diversas ferramentas e características para formar a identidade sonora de sua marca. É crucial entender a missão da sua empresa e o tipo de conexão que deseja criar com seu cliente.

Pensando nisso, nossos serviços auxiliam a sua empresa a ter um music branding marcante. Com todo nosso conhecimento, atuamos criando identidades sonoras que se desdobram desde logos sonoras, trilhas originais, playlists para lojas e streaming além de projetos especiais, de acordo com as necessidades de cada cliente. 

O music branding é para todas as marcas. Para saber mais, nossa equipe está sempre pronta para te auxiliar a aplicar as estratégias que cabem no seu modelo de negócio. 

 

Crédito foto de capa: Freepik

 

Fontes:

Martin Herzog, Steffen Lepa, Hauke Egermann, Andreas Schoenrock & Jochen Steffens (2020) Towards a common terminology for music branding campaigns, Journal of Marketing Management, 36:1-2, 176-209.

https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/w2w-opiniao/o-poder-da-musica-na-publicidade 

Fraser, C. (2014), Music-Evoked Images: Music that Inspires Them and Their Influences on Brand and Message Recall in the Short and the Longer Term. Psychol. Mark., 31: 813-827.

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