Ao longo dos últimos anos notamos o aumento do número de marcas interessadas em patrocinar experiências musicais. O festival Rock in Rio 2022, por exemplo, movimentou 2 bilhões de reais, isso inclui desde patrocínio até compras realizadas dentro do evento. A edição 2024 já conta com 11 patrocínios garantidos que fecharam acordo com antecedência.
Além de atrelar o nome da marca a boas experiências musicais, é possível unir música e boa causa, uma combinação que tem se mostrado promissora desde os anos 80. Continue a leitura para conhecer os cases que inspiraram muitos outros.
Experiências musicais que deram certo
Desde os anos 80 acompanhamos experiências musicais que uniram música e boa causa e deixaram um legado, a seguir listamos as principais ações que são lembradas até hoje.
We Are The World
Considerado um dos eventos mais icônicos da história da música, o “We Are the World” reuniu 51 artistas para gravar a canção de mesmo nome, o objetivo era chamar a atenção para a fome no continente africano e arrecadar fundos. Chamada de “a noite que mudou o pop”, a gravação da música contou com cantores como Stevie Wonder, Bruce Springsteen, Diana Ross, Lionel Richie, Ray Charles, Bob Dylan, Cyndi Lauper, entre outros. A música vendeu mais de 7 milhões de discos e uniu de forma inédita grandes nomes, se consagrando como uma incrível experiência musical. Você pode conferir como foi esse momento no documentário da Netflix chamado de “A Noite que Mudou o Pop”, a produção traz imagens, entrevistas e áudios gravados que contam a história por completo.
Live Aid
Criado em 1985, o projeto Live Aid, é um dos maiores shows da história, que contou com mais de 70 bandas e cantores que se reuniram para arrecadar fundos para o combate a fome na Etiópia. O concerto foi realizado simultaneamente em Londres e na Filadélfia e transmitido pela TV. Mais de 170 mil pessoas participaram presencialmente e cerca de dois bilhões de pessoas assistiram pela TV. O objetivo do evento era arrecadar 1 milhão de euros, o sucesso foi tanto que o valor final ficou em cerca de 150 milhões de euros.
Hope for Haiti Now
O “Hope for Haiti Now” foi um evento beneficente organizado por George Clooney e Wyclef Jean para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti que ocorreu em 2010 e deixou 200 mil mortos. O show reuniu artistas como Madonna, Jay-Z, Beyoncé, Bono, Bruce Springsteen, Justin Timberlake, Stevie Wonder e Sting e arrecadou 57 milhões de dólares.
A prática de atrelar causas a experiências musicais é antiga, mas faz pouco tempo que as marcas estão de olho nessa estratégia, nos casos já citados, apenas as televisões viam uma forma de se beneficiar destes eventos, agora temos uma gama muito maior de marcas que podem atrelar sua imagem a causas importantes no mundo da música, a seguir vamos comentar alguns cases recentes que podem servir de inspiração para sua marca.
Chegou a vez das marcas
Demorou algumas décadas para as marcas enxergarem a potência que a música tem perante o público e como é possível se unir a ela para ser agentes de transformações. A seguir, confira alguns cases recentes que unem música, boa causa e marcas.
Budweiser e Bruno Mars pelo Rio Grande do Sul
Recentemente a marca de bebidas alcóolicas Budweiser se uniu ao cantou Bruno Mars para uma ação beneficente conjunta em prol do Rio Grande do Sul. A ação envolve a doação de cestas básicas à população do estado em meio a reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas. A cada R$50 doados, o participante recebe um número da sorte para concorrer a um par de ingressos para o show e viver essa experiência musical intimista que acontece no dia 1º de outubro de 2024, serão sorteados 750 pares. A Budweiser é uma marca da Ambev, que já realizou outras iniciativas para ajudar a população do Rio Grande do Sul, como parar a produção de cerveja em Viamão para envasar 850.000 latas de água potável por dia e doar à população.
Festival Salve o Sul
O Festival Salve o Sul aconteceu em São Paulo no mês de junho no Allianz Parque, e contou com a presença de Luísa Sonza, Ludmilla, Pedro Sampaio, entre outros artistas para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Foram arrecadados mais de 8 milhões de reais só com a venda de ingressos, mas o valor é ainda maior contando com as doações em processo de consolidação com os patrocinadores do evento, venda de alimentos e bebidas, além de cotas de publicidade com a Globo.
Muitas marcas resolveram se unir a este evento e assim apoiar uma boa ação. Uol, Gol, Instituto Gol, Itaipava e Ambev entraram como patrocinadores, Sorvetes Rochinha, Hellmann’s, Seara, Riachuelo e a prefeitura de São Paulo entraram como apoiadores.
Como atrelar música a sua marca
Os festivais e eventos beneficentes são uma ótima escolha para quem quer incluir a música como uma forma de criar laços com o público que vai viver aquela experiência musical, mas é importante que a marca tenha uma estratégia de music branding como um manual sonoro, pois só assim a estratégia será potencializada e trará bons resultados. O music branding vai auxiliar na escolha de qual artista ou festival mais combina com a identidade da marca.
Para desenvolver seu music branding é importante contar com profissionais especializados em captar a essência da sua marca e traduzi-la em experiências sonoras. Há 20 anos, nós da Gomus, atuamos no setor de music branding e já ajudamos diversas marcas a alcançarem seus objetivos por meio da experiência musical.
Crédito foto de capa: Jonathan Borba
Fontes
https://rollingstone.uol.com.br/noticia/hope-for-haiti-now-ja-arrecadou-us-57-milhoes/