Como usar a nostalgia em sua identidade musical para acessar memórias do consumidor

out 2, 2024 | Tendências Sonoras

Quem nunca teve saudade do passado, não é mesmo? Com as mídias sociais e as rápidas mudanças na sociedade, esse sentimento de nostalgia não está mais associado a um tempo muito distante, a chamada nostalgia recente está cada vez mais ganhando força e sendo utilizada como estratégia de marca. Continue a leitura para compreender o tema e descobrir como a nostalgia pode ser utilizada na identidade musical da sua empresa.

A evolução da nostalgia

A nostalgia não é um conceito estático, isso porque ela sofreu mudanças ao longo do tempo. Antigamente a nostalgia era associada a saudade ou a falta da terra natal, com o passar dos anos a nostalgia começou a ser associada a um estado de espírito, que está ligado ao relacionamento de alguém com o passado, a nostalgia então passou da falta de um local para a falta de um tempo, essa saudade temporal está totalmente relacionada a modernidade, marcada por períodos de rápida mudança, mobilidade e deslocamento. Agora o passado é visto como um lugar perfeito, feliz e pleno, o presente é visto como insatisfatório e sofremos com a nostalgia recente, queremos tudo que nos lembra aquela época “feliz”, é nessa ideia que marcas e empresas estão usando a nostalgia como meio para incentivar o consumo de itens que lembram o passado.

A nostalgia vicária

Talvez você não tenha ouvido falar desta vertente da nostalgia, mas ela ativa a nostalgia das pessoas sem acessar a memória viva delas, ou seja, a nostalgia vicária examina a experiência de se conectar emocionalmente e fantasiar sobre experiências e associações de eras passadas, é algo semelhante a dizer “não vivi os anos 80, mas tenho certeza de que eu seria feliz”. A nostalgia vicária é muito utilizada na publicidade ao convidar o consumidor a imaginar uma certa época em que ele não viveu.

Todos nós sentimos nostalgia?

Algumas pessoas têm maior propensão à nostalgia do que outras, geralmente uma pessoa propensa a nostalgia aprecia antiguidades e lugares históricos, são também muito imaginativos e criativos, ao contrário de pessoas pouco propensas à nostalgia, elas normalmente não conseguem imaginar muito bem como era a vida do passado. 

A era da nostalgia e música está em alta 

Em 2023 acompanhamos o aumento do uso da nostalgia como motor para movimentar o setor de música e shows novamente. No Brasil acompanhamos o retorno da banda NX Zero, que após uma pausa de cinco anos resolveu voltar aos palcos, a banda viveu seu auge entre 2006 e 2008, sendo conhecida como uma das mais importantes bandas emo da época. Observamos também a onda da nostalgia recente, quando também em 2023, a banda Restart, formada em 2008 e que teve seu auge entre 2009 e 2012, mas que acabou encerrando as atividades em 2015, anunciou uma turnê de despedida com retorno aos palcos. Não só o Brasil vive uma onda de nostalgia na música, mas os ingleses também, a banda Oasis, formada em 1991 e que acabou em 2009 anunciou no mês de agosto de 2024 o retorno aos palcos, inicialmente a turnê será apenas pelo Reino Unido. Todas essas bandas esgotaram ingressos e lotaram estádios, o que confirma que as pessoas estão cada vez mais em busca do sentimento de nostalgia.

Como acessar memórias por meio da identidade musical

Uma das formas mais fáceis de acessar a nostalgia é por meio da música, é possível lembrar sem ser nostálgico, mas não é possível ser nostálgico sem lembrar, o processo de ativar memórias nas pessoas pode ser agridoce, isso porque pode ativar memórias felizes, mas também memórias tristes, é importante entender qual dessas a sua marca acabará ativando com a identidade ou ativação utilizada, tomando cuidado para que as músicas presentes na identidade musical ativem muito mais memórias felizes do que tristes, além de músicas que agregam e reforçam o contexto da marca, por isso o olhar atento de um curador é necessário, só assim será possível selecionar as músicas ideais que vão ser associadas a sua marca. A seguir vamos falar sobre a herança de marca, um conceito que pode ser utilizado para marcas que possuem anos de história e querem acessar memórias afetivas do passado que os consumidores vivenciaram com ela.

Herança da marca

A herança da marca é uma dimensão da identidade de uma marca encontrada em seu histórico, longevidade, valores essenciais, uso de símbolos e particularmente na crença organizacional de que sua história é importante. A exaltação da história e da herança da marca é normalmente usada pelo marketing como impulsionador, pois uma história composta de experiências acumuladas relacionadas à marca molda as percepções sobre ela, por isso a criação de experiências memoráveis que envolvem a marca é tão importante para que no futuro essas memórias possam ser acessadas e assim a herança de marca seja criada.

Aqui na Gomus somos responsáveis por criar experiências sonoras autênticas para diversas marcas com anos de história, como a Granado, a Phebo e a Hering, por exemplo, que juntas somam mais de 300 anos de história, por meio de sons e melodias criamos memórias da marca por meio do som que podem ser acessadas em uma nova ativação ou campanha. Confira a seguir alguns cases desenvolvidos por nós para acessar a herança da marca por meio da identidade musical. 

Sonorização do museu Granado

Como usar a nostalgia em sua identidade musical para acessar memórias do consumidor
Crédito: Granado

Em comemoração aos 150 anos de história da marca, a Granado realizou uma exposição no Museu Histórico Nacional, que trouxe uma variedade de peças que mostram a evolução do design e da formulação de produtos destaques. Nós da Gomus fomos responsáveis para desenvolver a sonorização da exposição, a cada sala o visitante experimentava uma imersão no universo da marca. Todos que passaram pela exposição puderam escolher playlists e músicas que acompanhavam a época que se estava visitando, transportando os visitantes para aquele contexto.

Loja conceito da Phebo

Crédito: Phebo

A marca Phebo, inaugurou uma nova loja conceito no Rio de Janeiro para reforçar suas raízes em Belém do Pará, para isso a marca contou com nossa ajuda para desenvolver a curadoria sonora para o espaço, a playlist é uma mistura de canções típicas do Pará com composições mais modernas da região Norte. 

Há 20 anos criamos identidades sonoras autênticas para que nossos clientes se posicionem sonoramente com diferenciação, estejam presentes na memória do consumidor e também desenvolvendo um laço muito mais forte com eles. Estamos esperando ansiosos para desenvolver a identidade musical da sua marca. 

Crédito foto de capa: Lisa Fotios

Fontes:

Andrew Higson (2014) Nostalgia is not what it used to be: heritage films, nostalgia websites and contemporary consumers, Consumption Markets & Culture, 17:2, 120-142

Altaf Merchant, Gregory M. Rose, Effects of advertising-evoked vicarious nostalgia on brand heritage, Journal of Business Research, Volume 66, Issue 12, 2013, Pages 2619-2625

Batcho, Krystine. (2007). Nostalgia and the Emotional Tone and Content of Song Lyrics. The American journal of psychology. 120. 361-81. 10.2307/20445410.

rollingstone.com.br | g1.globo.com | cnnbrasil.com.br

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