Música instrumental X música com letras: diferenças, vantagens e desvantagens para seu negócio

nov 4, 2024 | Tendências Sonoras

Quando falamos de música, nos deparamos com uma infinidade de gêneros, melodias, ritmos, tons, formatos, todas elas são capazes de expressar e induzir emoções. Em filmes, notamos que a música é usada para fazer conexão com emoções, mas música instrumental tem o mesmo efeito que música com letra? Continue a leitura e descubra como essa escolha pode afetar seu negócio.

Os efeitos da música instrumental e da música com letra

Pesquisas já mostraram que as letras das músicas podem influenciar o humor dos ouvintes.úsicas com ritmo acelerado e com uma letra triste têm efeito negativo no humor, já uma música nesse mesmo ritmo, mas com letras positivas foram percebidas como agradável e teve efeito positivo no humor. Outros pesquisadores descobriram que as letras são capazes de reforçar o humor de uma música, mas quando as letras não são emocionalmente congruentes com as melodias, é a melodia que define qual emoção aquela música passa, ou seja, a melodia da música é mais dominante do que as letras para gerar respostas emocionais. Eles também descobriram que as letras diminuem as respostas emocionais à música alegre e calma, mas aumentam as respostas emocionais à música triste e raivosa.

Outro estudo realizou ressonância magnética em pessoas para descobrir os efeitos da música com letra e sem letra, eles concluíram que as letras são mais importantes para induzir emoções tristes pela música, mas as pistas instrumentais têm um efeito maior na indução de emoções felizes por meio da música. O conteúdo das letras pode produzir associações mentais com experiências emocionais negativas ou positivas. 

Quando falamos em familiaridade com a música tocada, um estudo descobriu que as letras ajudam no sentimento de familiaridade com a música, o que também ajuda na memória da sua marca ou estabelecimento, no caso das músicas instrumentais, os participantes demoraram mais para identificar qual era a música, o que pode prejudicar a lembrança da sua marca.

O efeito em homens e mulheres

Foi percebido que as mulheres têm emoções mais intensas do que os homens, podendo serem mais sensíveis aos aspectos emocionais da música instrumental. Pesquisadores descobriram que tanto para letras quanto para melodias, assim como quando elas eram simultâneas, as avaliações das mulheres eram maiores em dimensões negativas como “mal” e “depressão”, enquanto os homens eram maiores em dimensões positivas como “humor”. A pesquisa mostrou que os homens são distraídos pela melodia e não focam nas letras, enquanto as mulheres eram capazes de integrar a música com as letras e identificar o humor transmitido em conjunto mais facilmente. Sabe aquela crença de que mulheres podem fazer muitas coisas ao mesmo tempo, enquanto os homens não? Esse resultado é um indício disso.

Qual o papel do music branding na escolha das músicas?

Música instrumental X música com letras diferenças, vantagens e desvantagens para seu negócio
Crédito: Grzegorz

A seleção das músicas presentes no ambiente do seu estabelecimento não deve ser baseada apenas em música com letras ou música instrumental, é preciso levar em conta todo o ambiente da marca e qual é a essência que deseja passar para quem frequenta o local. A seleção de música ambiente é uma das estratégias do music branding e não deve ser executada sem levar em conta todas as características da marca. Um profissional expert saberá escolher qual é o formato ideal de músicas que vão transmitir exatamente o que sua marca deseja.

Inspire-se com a Gomus

Nós da Gomus trabalhamos com os dois tipos de música, tudo depende do objetivo da marca, a seguir vamos trazer dois cases que utilizam a música instrumental de acordo com a proposta de cada marca.

Hotel Janeiro

O Hotel Janeiro tem como inspiração o estilo de vida carioca, desde o visual até o ambiente foi pensado nas residências cariocas, com muita beleza e natureza integrados ao local. Para ajudar nessa atmosfera, o Hotel Janeiro conta com a curadoria da Gomus e com uma mescla de playlists que priorizam a maior presença do instrumental nas músicas, há uma playlist totalmente instrumental usada exclusivamente para o lobby e elevadores, ambientes que são mais de passagem e não necessariamente o foco da experiência no hotel, mas que necessitam de uma atmosfera agradável para quem o frequenta.

Autentic Feet

Definimos a música ambiente para a loja conceito da Autentic Feet, que faz parte de um dos maiores players do mercado de lifestyle esportivo do país. Ao criarmos a playlists “House of Athleisure”, que está presente no piso da sessão feminina, demos prioridade para a música instrumental, que ajuda a passar essa sensação de conforto, conceito que a marca defende, além disso, as mulheres são mais sensíveis a música, o que necessita de menos elementos para que elas entendam a mensagem que queremos passar por meio do music branding.

Conte com a Gomus

Há 20 anos criamos o music branding de diversas marcas referência, ao contar com nossos serviços você não precisa se preocupar com qual música deve ser selecionada, nossos profissionais ficarão responsáveis por traduzir sua marca em sons e melodias que transmitem a sua essência. Estamos ansiosos para desenvolver uma trilha sonora autêntica e memorável.

Crédito foto de capa: cottonbro studio

Fontes: 

Ali, S. O., & Peynircioğlu, Z. F. (2006). Songs and emotions: are lyrics and melodies equal partners? Psychology of Music, 34(4), 511-534.

Brattico Elvira , Alluri Vinoo , Bogert Brigitte , Jacobsen Thomas , Vartiainen Nuutti , Nieminen Sirke K., Tervaniemi Mari. A Functional MRI Study of Happy and Sad Emotions in Music with and without Lyrics. Frontiers in Psychology V. 2. 2011.

Brian E. Rabinovitz, Zehra F. Peynircioğlu, Feeling-of-knowing for songs and instrumental music, Acta Psychologica, V. 138, Issue 1, 2011, P. 74-84.

veja também