Trade marketing: entenda como o music branding pode ser um aliado

out 16, 2024 | Music Branding

O trade marketing é a estratégia ideal para marcas que querem ganhar visibilidade e melhorar resultados. Essa estratégia conecta marketing e vendas, auxiliando no processo de conquista do cliente, que envolve desde a disposição dos produtos nas prateleiras até uma aproximação entre produtor e vendedor. Continue a leitura para compreender os conceitos do trade marketing, suas principais estratégias e como o music branding é um grande aliado. 

O que é trade marketing?

O trade marketing utiliza estratégias que incentivam a compra e o consumo de um produto. Seu método evidencia o serviço, surpreendendo e criando uma boa experiência ao consumidor, resultando em mais vendas. Por isso, os canais e os pontos de venda recebem grande atenção, utilizando estratégias como personal shopper, por exemplo ou pop-up stores em parcerias, como foi o caso da Oxxo com a Fini e da Nivea com as Drogarias Venancio. 

Quais estratégias são utilizadas?

Para uma estratégia bem-sucedida, é importante entender o mercado Business-to-Business (B2B) e assim utilizar o trade marketing para alavancar ambos os lados. Confira a seguir quais estratégias você pode usar!

Objetivos alinhados

Metas bem definidas aumentam as vendas e o faturamento. Para isso, é importante alinhar as intenções entre produtor e distribuidor, para que ambos fortaleçam a campanha e alcancem o sucesso.

Treinamento da equipe

O treinamento do time também é uma forma de conquistar bons resultados, certificando que o planejamento está sendo executado de forma eficiente. Todos os profissionais precisam contar com visão estratégica e passar pela capacitação.

Gestão de categoria

O profissional de trade marketing precisa monitorar o estoque do produto exposto na prateleira. Se o item não está vendendo em um local específico, é necessário entender os motivos e reestruturar a estratégia para melhorar sua saída.

Coerência dos materiais

Uma marca forte conta com coerência em todos os produtos. Para isso, um posicionamento auxilia o consumidor a entender o que a empresa quer comunicar. Essa estratégia gera credibilidade e autoridade.

Canais de distribuição

Uma pesquisa de público detalhada auxilia na escolha do canal de distribuição ideal. A exposição em lugares alinhados à proposta do produto aumenta a chance do seu público-alvo encontrá-lo.

Ferramentas de automação

A tecnologia ajuda no planejamento de tarefas, otimizando o tempo ao auxiliar com os dados da campanha. Sistemas de automação possibilitam coleta de informações e acompanhamento ao vivo. Com o consumidor cada dia mais omnichannel e multicanal, é fundamental alinhar estratégias off e online.

Amostra grátis

A distribuição de amostra grátis pode ser realizada durante o lançamento de um novo produto, para o público experimentar a novidade, ou em mercadorias que precisam aumentar as vendas. Essa estratégia traz visibilidade e diminui o risco de insatisfação do cliente.

Design do produto

O design do produto precisa chamar a atenção do comprador, diversos consumidores baseiam sua decisão a partir da embalagem. O investimento nessa estratégia auxilia no aumento de vendas.

Datas sazonais

Datas comemorativas aumentam as vendas e, assim, as empresas precisam entender como se beneficiar nessas oportunidades. O planejamento de campanhas auxilia em uma estratégia bem-sucedida.

Music branding como estratégia de trade marketing

A música é uma grande aliada para melhorar a experiência do consumidor nos ambientes físicos da marca, criando um local envolvente e até aumentando o tempo de permanência do cliente na loja, por exemplo. Quando bem pensada, a identidade musical de uma marca influencia positivamente a decisão de compra, também aumentando a lembrança da marca.  Confira a seguir alguns cases que nós da Gomus desenvolvemos com foco em alavancar as vendas.

Artwalk: Amazon Prime “Air”

Crédito: Amazon Prime

Em 2023, a Artwalk em parceria com a Amazon Prime, desenvolveu uma ativação exclusiva nas lojas da marca, tendo como tema o filme “Air: a História por Trás do Logo”. Nós da Gomus realizamos a curadoria musical para selecionar as melhores músicas para trazer para o ambiente das lojas a história do Air, no conceito da Artwalk e seguindo o tom do filme. Para isso, foi utilizada a estética do Hip Hop dos anos 80 e 90, onde Michael Jordan construiu sua carreira na NBA. Para alinhar ao tom do filme e a paleta de cores do material de divulgação, foram selecionados RAPs leves no lugar de músicas agressivas ou pesadas.

Na ambiência do corredor, foi pensado na história de Jordan, para aprimorar a experiência do cliente. Assim, foram adicionadas narrações de pontos e jogadas decisivas do astro durante a sua carreira, acompanhado da trilha usual do basquetebol.

Já os spots combinam a trajetória do atleta com trilhas de Hip Hop dos anos 80 e 90, com a intenção de introduzir aos clientes a jornada imersiva pela flagship da Artwalk na Oscar Freire.

Artwalk: NFL

Crédito: ESPN

Em 2024, para o ambiente das lojas, desdobramos uma playlist que combina diferentes fontes musicais relacionadas à NFL. A primeira, NFL’s “Songs of the Season”, foi uma parceria com grupos de músicos, diversificando entre artistas renomados e emergentes, que auxiliavam na criação de músicas originais com o selo “NFL”.

A segunda fonte é a trilha sonora do jogo da NFL “Madden”, enaltecido por sua curadoria musical, com faixas reconhecidas por fãs do esporte. A partir dessas duas fontes, foi criada uma lista de reprodução inspirada na NFL e no futebol americano, com base na estética sonora da Artwalk e foco em canções de Hip Hop e R&B.

Para a ambiência do corredor, a trilha sonora de jogo de basquete foi alterada por uma de Futebol Americano. Nesta trilha, foram incluídos elementos sonoros clássicos do esporte, como punts, tackles e a torcida, mantendo a suavidade para os clientes que passam pelo local.

Para os spots da loja, foi utilizado o “NFL Draft Sound Effect”, o efeito sonoro tocado durante o NFL Draft, evento anual onde as equipes da liga escolhem novos jogadores. O som específico toca no momento que a equipe determina oficialmente um jogador, sendo o momento em que o nome do atleta é anunciado.

Esse som é reconhecido entre os fãs da NFL, associando a emoção e a expectativa do evento. Assim, o som foi recriado utilizando a mesma melodia, chegando a um timbre semelhante.

Conheça a Gomus

O music branding integrado a campanhas de trade marketing é a chave para criar experiências memoráveis e alavancar as vendas. Para isso, é importante compreender qual mensagem sua marca quer transmitir e como ela dialoga com a marca ou espaço parceiro onde se realiza a ativação e promoção

Há 20 anos desenvolvemos identidades sonoras autênticas e auxiliamos marcas a fortalecerem sua relação com os clientes. Para impulsionar o seu negócio na mente dos consumidores, idealizamos e executamos ativações criativas e que fogem do comum utilizando recursos sonoros únicos e memoráveis, para isso, realizamos curadoria musical, criação de trilha sonora, logotipo sonoro, spots, entre outras estratégias essenciais no music branding. Além disso, você pode contar com nosso player exclusivo para o varejo, o Gomus Play, com ele você pode monitorar a identidade sonora de todas as lojas, sendo mais simples e fácil manter a ativação em todos os pontos de venda. Para mais informações não hesite em entrar em contato com nossa equipe!

Crédito foto de capa: Mostafa Meraji

Fontes:

Meioemensagem.com.br

Adauto Almeida Filho, Manoela Valente, Raquel Cavalcante Almeida y Rickardo Léo Ramos Gomes (2019): “A importância da gestão de trade marketing no Varejo”, Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, (marzo 2019).

Deliberali, R., Mendonça, P. S. M., & Nascimento, C. A. X. do. (2017). Análise da função do Trade Marketing: estudo de caso em uma empresa multinacional de bebidas na cidade de Ribeirão Preto – SP. International Journal of Professional Business Review2(1), 58–71.

veja também