Sound branding: como escolher a música certa para o Carnaval da sua marca

fev 13, 2025 | Music Branding

O Carnaval é uma das festas mais importantes do Brasil, evoluiu durante muitas décadas e atualmente ganha uma trilha sonora diferente e atual, confira a seguir como usar o sound branding da sua marca para a data.

Quando tudo começou  

O Carnaval brasileiro tem suas raízes na África Ocidental e Angola, com os escravos, após o fim da escravidão no Brasil eles acabaram levando suas tradições para o Sul, para o Rio de Janeiro, por exemplo. As escolas de samba surgiram na década de 1920, o primeiro desfile oficial aconteceu em 1932, foi quando a Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro foi criada. Após as escolas de samba vieram os sambas-enredo, sendo a canção “Pelo Telefone”, lançada em 1917, o primeiro, logo em seguida vieram as marchinhas, com origem na Europa e que trazem melodias bem-humoradas. Foi com as marchinhas que os sambas-enredo perderam força, dando espaço para outras músicas serem tocadas durante a festa, hoje em dia há uma liberdade sonora maior durante o Carnaval. 

Gêneros musicais que se destacam no Carnaval

Os gêneros musicais são uma forma de criar moods para festividades e datas comemorativas. No Carnaval, há três gêneros musicais que se destacam, saibam quais são a seguir.

Samba 

O samba se tornou símbolo do Carnaval e instrumento de disseminação da cultura brasileira, é orgulho nacional. Há também subgêneros do samba como o samba-enredo, que já mencionamos aqui, utilizado para representar o enredo escolhido por cada escola de samba e apresentado durante o desfile de Carnaval. 

Axé

O axé também se tornou um gênero muito utilizado durante o Carnaval, a palavra axé vem do candomblé e significa força, poder e energia, e o axé music passou a se referir tanto a música dos blocos afro, como das bandas de trio e artistas que faziam música para entretenimento na Bahia. Quem nunca ouviu uma música de Carlinhos Brown, É o Tchan ou Ivete Sangalo durante o Carnaval? O gênero é um dos preferidos para a festa, pois as canções são de fácil assimilação e gruda na mente de quem ouve. 

Funk 

O funk ficou conhecido por retratar a realidade das favelas, muito por conta de suas letras eróticas não foi imediatamente aceito, mas à medida que a tecnologia avançou o alcance do gênero aumentou, hoje é um dos principais representantes da música brasileira, com diversos cantores surgindo anualmente e alcançando reconhecimento internacional, como é o caso de Anitta. 

O que vai bombar no Carnaval 2025

Segundo levantamento feito pela Revista Claudia, esses são os cinco hits que podem bombar nesse Carnaval. 

Pula Alto – Banda Eva

A faixa Pula Alto, lançada pela banda de axé Banda Eva é um convite para quem busca muita energia e alegria, a faixa tem um refrão contagiante e um ritmo envolvente. Confira abaixo.

Energia de Gostosa – Ivete Sangalo

A rainha do Carnaval não poderia ficar de fora da festa de 2025, a cantora Ivete Sangalo lançou o hit Energia de Gostosa. A música celebra a liberdade feminina e a sensualidade, com um ritmo de axé contagiante. Confira a canção a seguir.

Capa de Revista – Anitta

Com a ascensão do funk no Carnaval, Anitta lançou a canção Capa de Revista, que traz indiretas contra o machismo na música e no meio artístico, com uma batida de funk irresistível. Ouça o resultado.

Escada do Prédio – Pedro Sampaio e Marina Sena

A parceria que mistura pop e funk resultou na música Escada do Prédio, a letra brinca com os famosos encontros inesperados de Carnaval. O refrão é chiclete e não vai sair da cabeça de quem ouvir. Confira a música a seguir. 

Descer pra BC – Brenno e Matheus e DJ Ari SL

A música que já era hit no fim de 2024 promete chegar ao Carnaval 2025. A canção retrata a temporada de diversão em Balneário Camboriú, misturando eletrônica e sertanejo. Ouça a seguir.

Como sua marca pode utilizar o sound branding 

Sound branding: como escolher a música certa para o Carnaval da sua marca
Crédito: Marcelo Chagas

O sound branding é a estratégia de transmitir a identidade da marca e construir relacionamento emocional com o público por meio de melodias e canções. Há diversas formas de fazer isso no período de Carnaval e sua marca pode explorar diferentes métodos para se comunicar e criar laços com os clientes. Confira quais são a seguir. 

Música ambiente para loja 

Durante o período de Carnaval você poderá deixar sua loja com o mood da data. Uma curadoria musical feita por profissionais especializados pode chamar a atenção dos clientes e mantê-los mais tempo dentro de sua loja. 

Avisos sonoros

Os avisos sonoros podem ser adequados à data comemorativa, trazendo avisos de promoção específicas para esse período, além de poder contar com melodias que lembram a data, trazendo o mood do Carnaval para todo o ambiente da loja.

Playlists personalizadas

É impossível aproveitar o feriado de Carnaval sem música, as playlists personalizadas para streamings são uma forma de estreitar os laços com seus clientes fora do ambiente da loja, além de ter um potencial de alcançar pessoas que não conhecem a marca.

Música para publicidade

Em datas comemorativas é comum marcas produzirem campanhas específicas para o tema, você pode utilizar o sound branding como forma de fortalecer a identidade da sua marca e alcançar um público que talvez não te conheça por meio de anúncios para os mais variados canais.

Se inspire com a Gomus

Nós da Gomus atuamos a mais de 20 anos na criação de trilhas sonoras autênticas para marcas que querem criar laços ainda mais fortes com seus clientes. Nossos profissionais são experts no processo de criação do music branding, realizando curadoria musical ou criando melodias únicas e envolventes. Estamos ansiosos para conhecer o universo da sua marca e expandi-lo.

[colocar case Imaginarium]

Foto de Capa: Luis Fernandes

Fontes: 

Estadão | Rio Carnaval | Revista Claudia | Casa Natura Musical | Nova Brasil FM 

Campos, M. d. F. H. (2017). CARNAVAL, IDENTIDADE NEGRA E AXÉ MUSIC EM SALVADOR NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Hinton, K. (2009). [Review of the book The Funk Era and Beyond: New Perspectives on Black Popular Culture]. African American Review 43(4), 774-776.

veja também