Como destacar sua loja de shopping com sound branding

set 5, 2024 | Para sua Marca

Você já entrou no shopping e sentiu que estava em um local completamente abstraído do mundo exterior? Pois é assim mesmo que o shopping quer que se sinta, em uma atmosfera única e propícia a compra, mas para o lojista, o ambiente pode trazer alguns desafios, como a alta concorrência no mesmo espaço. Continue a leitura e saiba como o sound branding pode ajudar a sua marca a se destacar nesse ambiente. 

O que o shopping significa para seu cliente?

O shopping começou a mudar a partir do momento em que o número de consumidores aumentou, vimos que agregou serviços e expandiu suas atividades, integrando espaços de lazer, criando assim meios de atrair mais clientes e reter os consumidores no local para aumentar o faturamento. O frequentador de shopping vivência de forma diferente a compra e o local age de forma rápida para se adequar a esse comportamento O shopping oferece facilidade, mas o novo consumidor não quer ter apenas o prazer de comprar, quer também as sensações que o consumo pode proporcionar, é nesse momento que o sound branding pode ser um diferencial para conquistar clientes em meio a tantas opções. 

Os efeitos da música no varejo

Algumas pesquisas já demonstraram o efeito da música no comportamento de compra, uma delas mostrou que houve um aumento nas vendas quando o supermercado tocou música lenta em comparação a música rápida, outro estudo também mostrou que clientes passaram mais tempo em suas mesas em um restaurante e consumiram mais bebidas alcoólicas quando músicas lentas estavam tocando, porém, os efeitos da música dependem da idade do público-alvo, alguns podem preferir ouvir músicas conhecidas outros não, também podem associar determinados gêneros de música a preços mais altos ou mais baixos.

Esses resultados podem sugerir que a música suave seria apropriada em ambientes de varejo, como lojas de roupas ou em situações novas ou que despertem ansiedade, mas a verdade é que a música depende de qual é o objetivo do varejo, certas lojas precisam que o cliente não passe muito tempo nelas, já outras desejam que ele fique por mais tempo, sendo assim, não há um tipo de música apropriada para todas as situações, o que necessita de uma boa estratégia e profissionais especializados para definir o sound branding ideal para cada tipo de loja.

Música feliz ou triste: qual escolher?

Além das características que já conhecemos da música, como ritmo, volume, melodia, nós somos capazes de interpretá-la como emoção, você já deve ter ouvido uma música e associado ela a uma emoção como felicidade ou tristeza, chamamos isso de tom emocional. A música junto com seus vários elementos é capaz de expressar sentimentos, o que torna possível o ouvinte identificar o sentimento associado a uma peça musical de forma consistente, mas será que o tom musical da música influencia na intenção de compra?

Pesquisadores comprovaram que a música considerada feliz ou alegre aumenta a intenção de compra do cliente na loja e aumenta ainda mais quando as músicas são alegres e conhecidas por ele. É importante citar que nem todas as pessoas gostam de música alegre, o que pode ser ainda mais complexo selecionar as músicas certas para sua loja de shopping, por isso é tão importante o papel dos curadores musicais, eles são os responsáveis por selecionar as músicas com o tom emocional certo.

Como a Gomus aplicou o sound branding 

Nós da Gomus sabemos como transmitir a essência e as emoções da sua marca por meio do sound branding, entre as marcas que atuam em shopping atendemos a Hering e o Grupo Afeet, por exemplo, que com diferentes estratégias trazem o público para perto para conferir suas lojas. Além disso, realizamos a curadoria para o Taste Lab do Norte Shopping. A seguir trazemos esses cases para você se inspirar.

Hering: desejo de Natal 

A Hering tem mais de 140 anos de história e é conhecida por ser uma marca que valoriza peças básicas que trazem o ritmo brasileiro, com muita cor, vida e conforto. No Natal de 2019, a empresa quis transmitir desejos e boas energias, e com nossa ajuda criamos uma ativação para suas vitrines.

Usando sound domes ou guarda-chuvas sonoros, os clientes puderam escolher entre três sentimentos: Amor, Felicidade e Fortuna. Ao entrar na cápsula ouviam uma playlits que transmitia aquela emoção. Nós fomos os responsáveis pela curadoria das músicas e idealização do projeto. Os clientes além da experiência física também podiam acessar as playlists por meio de um QR Code. Confira abaixo como foi a ação completa!

Grupo Afeet: primeira loja tiple door do Brasil 

O Grupo Afeet é um dos maiores players do mercado de lifestyle esportivo no Brasil, possui ao todo 206 lojas físicas, sendo 38 lojas próprias, 168 franquias e três lojas online, além do aplicativo MVP. Boa parte das lojas físicas estão em shoppings e esse não é o único desafio para o grupo, pois ele possui três marcas distintas e todas elas precisam transmitir sua essência separadamente, para que juntas façam parte da identidade do Grupo Afeet.

Nós da Gomus realizamos então a curadoria para as lojas da ARTWALK, Authentic Feet e Magic Feet, um dos mais recentes desafios foi a curadoria para a loja tiple door no shopping Jockey Plaza, em Curitiba.

Essa é a  primeira loja do Brasil com conceito tiple door: três lojas independentes, interligadas internamente. Nosso desafio foi encontrar o elo em comum entre as marcas, quais gêneros musicais, qual energia e mood funcionam em conjunto para colocar nesse novo modelo de ambiente.

Como destacar sua loja de shopping com sound branding

Crédito: Bem Paraná

Norte Shopping: Taste Lab

O Norte Shopping possui um espaço gastronômico que oferece as melhores opções de restaurantes da Zona Norte, o local mistura arte, cultura e um jeito descomplicado de fazer gastronomia. O Taste Lab contou com nossa curadoria musical, com o objetivo de oferecer uma experiência única no momento das refeições, para que os consumidores se sintam acolhidos e permaneçam mais tempo no shopping. Com um perfil variado, o Taste Lab opta pelo uso do gomus play, tendo assim maior variedade de moods e playlists para usar em seus ambientes, conforme datas comemorativas, ativações ou época do ano.

Como destacar sua loja de shopping com sound branding

Crédito: Comida na Mesa

Conheça a Gomus

Nós da Gomus há 20 anos trabalhamos com marcas que atuam no mercado de shopping e sabemos o que os frequentadores esperam de uma marca. Oferecer uma experiência multissensorial para os clientes passou a ser algo essencial para que se lembrem da sua marca e queiram retornar. Você pode contar com nossa expertise para desenvolver uma identidade sonora autêntica, criar ativações e realizar curadoria sonora. Para manter seu sound branding alinhado temos o Gomus Play, nosso player exclusivo para o varejo que vai te auxiliar na hora de manter o ambiente da sua loja agradável e atrativo para os consumidores, também facilitando a gestão da sonorização em todos os seus pontos de venda. Estamos ansiosos para transformar sua marca em sons e melodias que impactam! 

 

Crédito da foto de capa: Mais Shopping

 

Fontes:

Yalch, Richard & Spangenberg, Eric. (1990). Effects of Store Music on Shopping Behavior. Journal of Consumer Marketing. 7. 55-63.

Broekemier, Greg & Marquardt, Ray & Gentry, James. (2008). An exploration of happy/sad and liked/disliked music effects on shopping intentions in a women’s clothing store service setting. Journal of Services Marketing. 22. 59-67.

https://www.comidanamesa.com.br/coletivo-gourmet-taste-lab-e-o-novo-conceito-de-espaco-gastronomico-no-norte-shopping-e-pioneiro-na-zona-norte/

https://www.bemparana.com.br/publicacao/blogs/simonebello/artwalk-authentic-feet-e-magic-feet-inauguram-no-jockey-plaza-shopping/

https://maisshopping.com.br/hering-store/

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