Durante a pandemia os consumidores tiveram que se adequar ao novo modo de viver, onde as compras online se tornaram a principal forma de adquirir seus produtos, empresas que ainda não tinham o modelo de negócio tiveram que desenvolver o mais rápido possível um e-commerce ou outro formato de venda online.
Com o fim da pandemia e o retorno das atividades presenciais como eventos, shows e festivais, um novo formato de varejo começou a ganhar espaço: as lojas conceito. Continue a leitura e entenda como funciona esse formato e como você pode se beneficiar com ele.
O que é loja conceito?
A loja conceito é diferente das lojas que conhecemos, isso porque as marcas que vêm aderindo a esse formato normalmente nasceram no meio digital e agora criam um espaço para se aproximarem dos consumidores de forma presencial.
A loja conceito normalmente possui traços visuais peculiares com o objetivo de serem absorvidos pelos consumidores, além de passar uma imagem de inovação e tecnologia que aguce os sentidos dos consumidores, para que eles se sintam num ambiente agradável que proporcione uma ótima experiência. Para isso, a loja conceito conta com a ajuda de uma série de elementos, como música, ambiente, iluminação, cheiro, posicionamento de produto e atendimento personalizado. A seguir vamos explorar mais sobre as diferenças entre espaço físico e online para marcas.
Loja online X loja física
As diferenças entre loja online e loja física parecem óbvias, mas ainda há muitas empresas que não sabem qual o melhor formato para investir. A seguir vamos nos aprofundar nas diferenças que merecem atenção.
Vitrine
Na loja online a vitrine se refere as abas dos produtos presentes em seu site, por isso é importante que o e-commerce tenha uma boa navegabilidade, conte com imagens de qualidade e descrição de cada produto, além do site ser simples e intuitivo, para facilitar a visualização dos produtos. Na vitrine da loja física é importante que os produtos tenham uma boa exposição, para que o cliente veja os itens que estão à venda de forma clara, assim como um lay-out criativo que chame a atenção daqueles que passem por ela.
Finalização da compra
Na loja física o processo de pagamento é mais simples, as opções de pagamento variam entre dinheiro, PIX, cartões de crédito e débito, já na loja online o processo de pagamento deve levar em consideração por onde o consumidor está realizando a compra, que pode variar entre computador, smartphone e tablet, é frequente o uso de cupons, e deve oferecer uma camada extra de proteção para que os dados do cliente não fiquem expostos.
Horário
Essa é uma das grandes diferenças entre os dois modelos, pois a loja online pode funcionar 24h durante todos os dias, já a loja física não pode seguir o mesmo ritmo.
Custo do ponto de venda
Ao compararmos os custos entre um ponto de venda físico e um online, o ponto de venda online será muito mais acessível, pois é necessário apenas arcar com a hospedagem, a criação e a divulgação da loja online. Já a loja física contará com muitos mais gastos, como água, luz, segurança, comissão dos vendedores entre outros.
Troca de produto
A troca de produto se torna muito mais simples na loja online, pois a empresa pode disponibilizar a coleta do item no endereço de entrega ou fornecer um código para que o cliente envie o produto via correio, por lei, as compras realizadas pela internet possuem 7 dias para troca, seja em novo produto ou estorno do valor da compra. Na loja física o cliente deve se deslocar até a loja para realizar a troca por outro produto ou vale-troca.
Localização
Na loja online você pode vender nacional e internacionalmente de forma rápida e fácil tendo um mesmo ponto de distribuição, já na loja física é necessário um grande investimento para atingir essa mesma capilaridade.
Disponibilidade de produto
Para oferecer uma grande variedade de produtos, na loja física é necessário ter um espaço grande para armazenar e tê-los disponíveis a pronta-entrega, já na loja online é possível oferecer uma grande quantidade de produto com uma margem de tempo maior para ter o produto e enviá-lo.
Quem já apostou na loja conceito
A marca Sallve, especializada em cosméticos, já apostou na chamada loja conceito, a empresa surgiu na internet e resolveu apostar no presencial para estreitar os laços com seus clientes após a pandemia. Primeiramente a empresa selou acordos com a Raia, Drogasil, Panvel e Venancio, que permitiram colocar os cosméticos da marca em cerca de dois mil pontos de venda. Em seguida a marca abriu sua primeira loja física e escritório em São Paulo, as cores e o design da loja refletem exatamente a identidade da marca já conhecida por todos no e-commerce.
O que é essencial em uma loja conceito
Se sua marca pensa em sair do online por meio de uma loja conceito, é importante que ela transmita a identidade da marca para que essa estratégia impacte os consumidores. Confira a seguir o que é essencial para que a loja conceito seja lembrada pelos clientes.
Transmitir os valores e a identidade da marca
Os valores e a identidade da marca devem estar presentes de forma clara na loja conceito, seja pela decoração, música ambiente ou atendimento. A identidade da marca deve ser transmitida por traços visuais, cheiros e sons, entre outros itens que auxiliam a memorização dos consumidores que visitam o local. A loja conceito deve conter o máximo de características e experiências que contribuam para construir, consolidar e materializar o universo da marca no imaginário dos clientes. Assim, ela não serve só para ser um ambiente de compra, mas de relacionamento emocional com o público.
Ativar os cinco sentidos dos consumidores
Uma das formas mais eficazes dos clientes memorizarem uma marca é ativando seus cinco sentidos, que pode ser feito por meio de estímulos visuais, olfativos, táteis e auditivos. O music branding, por exemplo, é uma estratégia que consegue estimular emoções e sentimentos por meio de sons e músicas que transmitem a identidade da marca.
Nós da Gomus há 20 anos desenvolvemos sons e músicas que transmitem a identidade da marca e podemos ajudar a tornar sua loja conceito em uma experiência memorável e marcante para seus clientes. Confira a seguir duas lojas conceito que a Gomus participou do projeto e transformou o local em uma experiência única.
Havaianas – Loja conceito Oscar Freire
Para fortalecer o novo posicionamento global e criar experiências inovadoras, a marca Havaianas, que leva o DNA brasileiro para todo o mundo, transformou a loja conceito Oscar Freire por meio de um visual e uma playlist exclusiva para o lounge, com foco nas ações sustentáveis da marca e na alma brasileira foram criados os moods para as novas playlists da loja que refletem a natureza em forma de som. Nos provadores, os clientes também podem ter uma experiência exclusiva com o Gomus Play personalizado, onde eles podem escolher a música perfeita para o momento de provar as peças.
Loja conceito da Artwalk
A Artwalk, maior rede de sneaker store do Brasil, contou com nossa ajuda para realizar uma ativação para o lançamento da collab Rider e Stranger Things. Nós da Gomus desenvolvemos um mood misterioso e intenso, além de spots e uma ambiência sonora para esta ação que levou toda a identidade da série para a loja conceito da Artwalk.
Quer levar essa experiência para seus clientes e criar memórias incríveis por meio do som? Entre em contato conosco para desenvolvermos o mood certo para sua loja conceito.
Crédito foto de capa: Exame
Fontes:
https://www.archdaily.com.br/br/1003746/loja-sallve-gema-arquitetura
https://venda.amazon.com.br/sellerblog/principais-diferencas-entre-loja-fisica-e-virtual
https://exame.com/casual/havaianas-reinaugura-loja-conceito-instagramavel-em-sao-paulo/