Através do som, Gomus exalta a cultura do Belém do Pará para nova loja conceito da Phebo

set 11, 2024 | Gomus

As lojas conceito são uma estratégia de diferenciação para trazer o universo da marca ao consumidor e aprofundar ainda mais sua relação. Nós da Gomus já auxiliamos diversas empresas a oferecerem uma experiência sonora autêntica e memorável em suas lojas conceito, agora chegou a vez da Phebo, que inaugurou sua nova loja conceito no Rio de Janeiro. Continue a leitura e saiba mais!

O que é loja conceito?

Com o crescimento das vendas online, as lojas físicas passaram por algumas transformações.Com isso se tornaram ainda mais relevantes as chamadas lojas conceito, que têm o objetivo de oferecer aos consumidores uma experiência ainda mais profunda com a marca, fortalecendo ainda mais o branding e a conexão com os clientes.

A pesquisa Branding Brasil Segmentos sobre os principais setores econômicos do país, relatou que as lojas físicas continuam a desempenhar um papel vital na lembrança da marca, sendo uma das principais formas de interação direta com as empresas. Para ter uma alta performance o varejo precisa potencializar as lojas conceito, envolvendo assim todos os sentidos dos consumidores, investindo no chamado marketing sensorial.

A loja conceito pode ser considerada um brand space, um local onde a experimentação e a comunicação da marca são o foco. O  espaço vai além da relação de compra e venda, ele é um ambiente para criar experiências inesquecíveis, que engajam o consumidor e fortalecem a marca a longo prazo. Foi pensando nisso que a Phebo escolheu utilizar esta estratégia para comunicar a nova fase da marca. 

Confira a seguir mais sobre a história da Phebo, quais foram as estratégias escolhidas para fazer parte da loja conceito inaugurada no Rio de Janeiro, e como a Gomus por meio do music branding conseguiu trazer um gostinho de  Belém do Pará.

Sobre a Phebo

A Phebo foi fundada em 1930, em Belém do Pará, pelos primos Antonio e Mario Santiago. No mesmo ano eles criaram o produto icônico da marca, o sabonete Odor de Rosas, com formato oval e de cor escura, que combina essências regionais do coração da Amazônia. O lançamento do sabonete inaugurou uma nova era da perfumaria brasileira com uma fragrância ousada e com alta concentração.

Em 2004, a marca Phebo e os produtos que eram fabricados em Belém foram incorporados à Granado, sob o comando de Christopher Freeman. Desde então novos produtos começaram a ser desenvolvidos, incluindo linhas exclusivas.

Loja conceito da Phebo

A nova loja conceito da Phebo foi inaugurada no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, e destaca a volta às suas raízes. Confira a seguir um pouco sobre o que faz parte desse ambiente projetado para transportar os consumidores até o Brasil Amazônico.

Ambiente

O espaço foi projetado pela arquiteta Gigi Bastos, que usou cacos de cerâmica no chão, tão usuais nas casas do Pará, as fibras naturais ocupam uma parte do teto, também há uma grande claraboia que traz a luz natural para dentro do ambiente, reforçando assim a presença do sol que dá nome à marca. Além disso há as obras do artista plástico paraense Marinaldo Santos expostas em uma das paredes da loja conceito da Phebo. 

Através do som, Gomus exalta a cultura do Belém do Pará para nova loja conceito da Phebo

Music branding 

Nós da Gomus ficamos responsáveis pela música da loja, que reúne uma playlist com canções típicas do Pará com composições mais modernas presentes na região Norte, além de MPB.

“A identidade brasileira da Phebo ganha vida através de uma seleção musical cuidadosamente elaborada para a nova loja. A programação passeia por diferentes regiões do país, sempre priorizando elementos orgânicos e rítmicos que enaltecem os elementos visuais da loja.  Destacamos a sonoridade do carimbó, que mistura influências indígenas, africanas e europeias e tão representativo do Pará, entrelaçada com a pluralidade sofisticada da MPB. Um ambiente que reflete a essência da loja: a celebração da brasilidade amazônica em sua forma mais autêntica e sofisticada, da natureza, e da riqueza de outros ritmos brasileiros que complementam a programação musical”, explica Natalia Lannes, Diretora na Gomus.

Também desenvolvemos em conjunto com a Cinemotion Films a trilha original para o vídeo de lançamento da nova era Phebo, que busca resgatar as origens da marca em Belém do Pará.

“Nesta trilha, desenvolvi uma composição sensorial e dinâmica que equilibra com maestria elementos autênticos do carimbó e texturas cinemáticas. A base da trilha é construída com uma mistura envolvente de percussão e cordas, evocando a tradição da música regional com um toque moderno. A ambientação sonora foi cuidadosamente elaborada com sons da natureza – folhas ao vento, pássaros e até cânticos indígenas, além de materiais orgânicos como sementes, cascas e cocos secos, que criam uma conexão profunda com o ambiente e a essência da marca”, conta Fernando Porto, produtor musical co–responsável pela criação da trilha. 

Para capturar a verdadeira essência do carimbó, trouxemos também o renomado percussionista Mafram, cuja expertise deu vida à marcação dos tambores típicos dessa tradição musical. Ao mesmo tempo, inserimos percussão de origem africana, como o caxixi e o djembe, para trazer um senso de ancestralidade e cultura, conectando a marca a um universo mais profundo e autêntico. Confira abaixo o resultado.

Produtos exclusivos

Para inaugurar a nova fase da Phebo, foi criada a coleção Ícones, que celebra a fragrância Odor de Rosas e Alfazema, em uma edição limitada. Os produtos são homenageados com novos formatos e outros itens que compõem as coleções, como velas e difusores, o objetivo é despertar a memória afetiva dos consumidores, para isso também traz peças artesanais, moldadas à mão, com materiais, cores e texturas que remetem à brasilidade que já conhecemos. Ao entrar na loja o consumidor observa os tons vibrantes e coloridos do artesanato paraense, com um paisagismo avassalador das matas tropicais, a nova loja conceito é um marco para a nova fase da Phebo.

Conheça a Gomus

Há 20 anos desenvolvemos identidades sonoras autênticas. Seja qual for seu projeto, temos a estratégia ideal para fortalecer a lembrança da sua marca na memória dos consumidores. Realizamos curadoria musical para streaming, curadoria para sonorização ambiente, trilhas para campanhas publicitárias, ativações, projetos especiais para lojas conceito, entre outras estratégias que merecem uma trilha sonora única. Estamos ansiosos para despertar os sentidos dos consumidores por meio do music branding. 

 

Crédito foto de capa: Phebo

 

Fontes:

https://valometry.com.br/brandingbrasilsegmentos/

https://anacouto.com.br/artigos/2024/09/06/visual-merchandising-e-flagships-o-poder-do-branding-na-performance-do-varejo/

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-mais-sobre-as-lojas-conceito-uma-das-tendencias-do-varejo,f31dae21e224f410VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://www.phebo.com.br/nossa-historia

https://www.phebo.com.br/phebo/UniversoPhebo/lojas-conceito-phebo

 

veja também