Como traduzir o branding da marca para outros países

ago 12, 2024 | Gomus

A internacionalização de uma marca não é um processo fácil, isso porque há diversos fatores que podem interferir, como a cultura, comportamento e a aceitação dos consumidores que receberão uma nova marca em seu país. A seguir vamos explicar como se dá esse processo de internacionalização e como o music branding pode ajudar, trazemos o case da marca que já conquistou o Brasil e outros países.

Internacionalização de uma marca

Levar uma marca para diversos países é o sonho de todo empreendedor, mas o que parece simples pode se tornar um problema se sua marca não possui um branding consolidado e alinhado para que esse processo seja facilitado. Confira abaixo alguns itens importantes para que o processo de internacionalização seja de sucesso.

Aceitação do consumidor

A aceitação do consumidor é o reconhecimento e atitude em aceitar uma nova marca, esse processo inclui reação, compreensão e internacionalização da legitimidade de uma organização ou empresa. Para que sua marca seja aceita pelos consumidores do país é necessário conhecer as vontades do consumidor, ou melhor, a intenção de compra deles. Se os clientes no país demonstram intenção de recomendação, de compra e fidelidade à marca, há grandes chances da marca se consolidar no novo país.

Comunicação com as marcas locais

Por meio de comunicação e diálogo local para realizar trocas de informações entre marcas regionais e consumidores do país, é possível se unir a outras marcas para desenvolver produtos e serviços em parceria que sejam de interesse dos consumidores, por exemplo. Essa cooperação local entre marca recém-chegada e as já estabelecidas é essencial para que se estabeleça como uma boa opção para os consumidores, que se sentirão acolhidos por ela.

Comunicação entre as lojas

É necessário que ocorra o compartilhamento de conhecimento, ou seja, os gerentes das lojas devem reunir e difundir informações de mercado para se manterem informados de tendências que mudam rápido. Informações sobre vendas, preferências dos clientes e tendências locais devem ser discutidas entre a rede para que se possa agir rapidamente, dessa forma se ganha uma vantagem competitiva importante.

Boca a boca 

Como traduzir o branding da marca para outros países

Crédito: Andrea Piacquadio

Apesar da internet ter um grande potencial de alcance, no processo de internacionalização da marca, o boca a boca pode ser seu melhor aliado. Pense em como você poderá se tornar o tema das conversas entre os consumidores do país anfitrião, estratégias de comunicação que visam o boca a boca minimizam o conteúdo negativo e cooperam seletivamente com os consumidores no país. As indicações pessoais podem ajudar a marca a ganhar confiança e assim influenciar os consumidores locais a observarem a nova marca disponível para eles.

Qualidades da marca

Os consumidores são mais propensos a confiar em organizações com qualidades positivas, por isso o diálogo entre os consumidores e a marca é tão importante. É nesse momento que o branding se torna uma estratégia essencial para a consolidação de uma marca no exterior. O branding é a forma como você vai transmitir as qualidades da sua marca, para isso é possível envolver os cinco sentidos dos clientes e utilizar diversos formatos para transmitir essa mensagem. Confira a seguir o papel do music branding nesse processo.

O music branding no processo de internacionalização da marca 

O music branding se refere a estratégia de utilizar sons e músicas para transmitir a identidade de uma marca, ativando assim a audição dos consumidores. A música tem o poder de evocar sentimentos e emoções em quem está ouvindo, além de serem memorizadas com facilidade, dessa forma contar com uma estratégia de music branding definida pode ajudar muito no processo de internacionalização de uma marca. Isso porque ela ajuda a associar a marca a sentimentos bons como felicidade, fervor e pode fazer o consumidor se sentir confortável em cultivar um relacionamento a longo prazo com a marca.

As associações sensoriais revelam o envolvimento dos sentidos físicos do consumidor por meio de atributos relacionados ao produto e ao ambiente de varejo, as sensações visuais, olfativas, auditivas e táteis são refletidas nas lojas por meio de música, aroma e texturas dos produtos, essas sensações podem alavancar também o boca-a-boca, já que o ponto de venda se torna um local agradável de visitar e as experiências de compra se tornam mais interessantes e memoráveis.

Confira a seguir como a marca brasileira Havaianas conseguiu se consolidar em mais de 100 países com a ajuda dessa estratégia.

Case Havaianas

A famosa marca de chinelos Havaianas surgiu em 1962 e se tornou um símbolo da cultura brasileira, utilizando o slogan “Havaianas, todo mundo usa” e elementos que transmitem a identidade do Brasil para a marca, como o fato de seus comerciais sempre serem filmados na praia, pois o país possui uma grande extensão litorânea, além disso, as peças publicitárias sempre trazem temas como amizade, vida ativa e temas calorosos, que tanto caracterizam o brasileiro. Foi a partir dos anos 90 que a sandália passou a ser um símbolo brasileiro e marcou presença até nas passarelas.

Nós da Gomus tivemos a honra de desenvolver o music branding a nível mundial para a marca Havaianas, assim como projetos de ativações de marca e ambientação para a loja conceito da marca na Oscar Freire. Criamos playlists exclusivas para o lounge e outros espaços que transmitem todo o DNA brasileiro da marca, permitindo que os clientes se conectem em diferentes momentos. Nos provadores os clientes podem escolher, por meio do Juke Box da Gomus, qual a playlist ideal para o mood que querem criar durante a prova das peças. Confira abaixo o resultado dessa parceria.

Se você está pensando em levar sua marca para outro país, o primeiro passo é ter um branding alinhado, e nós da Gomus seremos seu aliado em transformar seu music branding em uma estratégia única e memorável.

 

Crédito foto de capa: Pixabay

 

Fontes:

YIN, Ziyi. How Fast-Fashion Brands Went Viral—Taking Zara as an Example. Proceedings of the 2022 2nd International Conference on Enterprise Management and Economic Development (ICEMED 2022), p. 538-542. 2022.

ZHAO, Weihong; ZHENG, Xiaoli. Place Open-up Co-creation Strategy, Brand Trust and Host Country Consumer Acceptance: — Practical Legitimacy Perspective. Highlights in Business, Economics and Management. 3. 150-156. 10. 2023.

TERNUS, Carline; PETERMANN, Juliana. A história das Havaianas e a construção de um mito: o jeitinho brasileiro que todo mundo usa. Cadernos de Comunicação. v. 15, n. 2, Jul-Dez 2011.

https://havaianas.com.br/historia-da-marca.html

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