Como levar o Music Branding para além do ponto de venda

jul 29, 2024 | Music Branding

As marcas estão acostumadas a aplicar o music branding no ponto de venda, por meio de uma programação desenvolvida exclusivamente para transmitir a identidade da marca, que inclui desde logotipo sonoro até playlists curadas por profissionais experientes. Confira a seguir como expandir o music branding com estratégias diversificadas!

Uma nova visão sobre o branding

Engana-se quem pensa que já sabe o que é branding, pois ao longo dos anos esse conceito sofreu mudanças assim como os consumidores. Atualmente o branding é dividido em quatro perspectivas diferentes e cada uma delas é importante para que os resultados de marketing sejam notados. Saiba o conceito de cada uma delas a seguir.

Perspectiva corporativa

Ela concentra num ponto de vista mais estratégico, os modelos de DNA, identidade de marca, imagem e valor da mesma são levados em conta, isso porque na perspectiva corporativa se utiliza diferentes formas para concretizar a identidade desejada.

Perspectiva do consumidor

Essa perspectiva se concentra no papel das marcas na vida cotidiana dos clientes e na cultura do consumo. Nessa perspectiva estão incluídos o relacionamento com a marca, além das comunidades e tribos que com ela se identificam. Ter um número crescente de clientes que compartilham fotos com a marca e que se reúnem para celebrá-la, por exemplo, são peças importantes do branding.

Perspectiva cultural

Aqui a marca é considerada parte da cultura e não como ferramenta de gestão, a cultura da marca se refere a história, imagem, mitos, entre outras características que refletem seu valor. As marcas evoluem de acordo com as mudanças nos contextos históricos, geográficos e sociais, são entendidas como formas culturais e normalmente refletem ideologias, estilo de vida e valores culturais das pessoas.

Perspectiva crítica

Essa perspectiva revela como as marcas funcionam como objetos éticos, ideológicos e políticos, dessa forma notamos muitas pessoas se posicionando contra as marcas, há sempre um espaço para consumidores expressarem seu descontentamento com elas e a internet é o lugar mais comum para fazê-lo.

O papel do music branding 

Como levar o music branding para além do ponto de venda_gomus

Crédito: Victor Freitas

O music branding tem papel importante em diversas perspectivas, pois  é uma forma de transmitir a identidade e o DNA da marca por meio de sons e músicas, criando laços com seus clientes. Além de atuar como  ferramenta para moldar experiências e emoções, o music branding pode defender posicionamentos e ideologias. 

Estratégias de music branding além do PDV

Nem sempre os consumidores vão até seu ponto de venda para que o music branding seja algo tangível para eles, é nesse momento que outras estratégias entram em ação para levar essa ferramenta para além da loja. Saiba quais são a seguir.

Parceria com artistas

Ao convidar artistas para produzirem uma música exclusiva para sua marca, você correlaciona a sua marca a ele, conquistando fãs que já acompanham o artista, e atingindo muito mais pessoas por meio da música. Em 2014, nós da Gomus criamos uma música exclusiva com Di Ferrero, vocalista da banda NX Zero, para o desfile Coca-Cola Jeans no Fashion Rio daquele ano. A música “O que te faz feliz” logo ganhou as plataformas digitais da época e teve ótimos resultados, além de atrelar o artista à Cola-Cola. Confira o resultado abaixo.

Gestão de streaming 

Os clientes estão presentes nas mais variadas plataformas de música e as marcas não podem deixar de explorar essa ferramenta também. A curadoria de músicas e criação de playlists com o mood da marca para os mais variados momentos é uma forma de conquistar os clientes sem eles visitarem seu ponto de venda. 

A curadoria de playlists desenvolvida por nós para a marca Granado, a botica e perfumaria mais tradicional do Brasil, foi uma forma de levar o music branding para os fones de ouvido dos clientes da marca. As playlists presentes no canal do Spotify levam a experiência da Granado para qualquer hora do dia de seus consumidores, aumentando a lembrança de marca e reforçando seu relacionamento. Uma marca com 150 anos de história não pode ficar de fora das plataformas que agora fazem parte do dia a dia dos clientes. Confira abaixo o projeto. 

Music Branding a união entre marca e sensação

Patrocínio de festivais e shows

Cada vez mais notamos a presença de marcas como patrocinadoras de festivais de música e shows, uma forma de estreitar os laços com os consumidores por meio de experiências musicais, mas antes de aderir a essa estratégia é importante que o festival ou show esteja alinhado com a identidade da marca. Nós da Gomus realizamos essa curadoria para você investir de forma correta, além de desenvolver estratégias de ativações de marca que exploram o patrocínio do evento em demais pontos de contato, explorando ao máximo essa oportunidade de percepção de marca. 

Campanhas publicitárias

As campanhas publicitárias são importantes ferramentas para levar o music branding para muito além do ponto de venda, isso porque elas podem ser veiculadas nos mais diversos canais como internet, televisão e rádio. É possível desenvolver uma trilha sonora exclusiva para uma campanha além de incluir o logo sonoro na peça, o que facilita a memorização da sua marca. Em 2018, nós da Gomus fomos os responsáveis por criar a trilha sonora da campanha publicitária para anunciar a coleção verão da Richards, marca de roupas genuinamente carioca e com 50 anos de história. Confira abaixo o resultado.

Eventos exclusivos

Usando o music branding como estratégia é possível tornar o evento da sua marca muito mais imersivo, desenvolvendo assim uma trilha sonora exclusiva para a ação. Em 2013, nós desenvolvemos a trilha sonora para um evento da marca Absolut, uma das mais renomadas marcas de vodka, o evento foi desenvolvido para lançar a garrafa Absolut Rio, assinada por Oskar Metsavaht. O evento foi realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro e contou com projeção no espelho d’água, uma superprodução com a cara do público carioca. Confira abaixo como foi.

Esperamos que esse artigo traga insights para sua marca explorar outras maneiras de aplicar o music branding, nós da Gomus contamos com profissionais experientes para desenvolver a estratégia mais adequada para sua marca.

Fontes:

Schroeder, J.E. (2017), “Corporate branding in perspective: a typology”, European Journal of Marketing, Vol. 51 No. 9/10, pp. 1522-1529.

Graakjær, N. J. (2012). Dance in the store: on the use and production of music in Abercrombie & Fitch. Critical Discourse Studies, 9(4), 393–406.

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