Quem criou sua playlist favorita? Você, um amigo ou uma marca? Atualmente os streamings de música se tornaram um espaço colaborativo e explorado também por empresas, com estratégias diversificadas como playlists, podcasts e co-participações elas conseguem usar o áudio como meio de estreitar os laços com o público e transmitir sua identidade musical.
Confira a seguir cinco dicas de como utilizar os streamings de música para sua marca e saiba como e em qual plataforma você deve estar.
1 – Campanhas e datas especiais
As playlists têm um resultado melhor quando criadas com um objetivo claro, seja transmitir a identidade musical da marca, sinalizar uma campanha ou data especial, dessa forma ela comunica algo com mais clareza e facilita a identificação, criando uma conexão com as pessoas.
A Osklen, marca de roupas originalmente carioca e cliente gomus desde 2010, atualiza seu perfil no Spotify a cada nova coleção. O canal tornou-se uma extensão da vitrine e um acesso ao acervo da marca, onde os clientes podem viajar no tempo e acompanhar a jornada da Osklen pelos conceitos das coleções passadas.
Ao longo dos anos, sua identidade sonora foi reforçada por permear todas as playlists criadas, complementando o design das roupas e se diferenciando também nas trilhas originais dos desfiles. O resultado foi um conceito memorável e icônico que, hoje, é até possível encontrar diversas playlists criadas pelos fãs que buscam reconstruir esse lugar sonoro.
A Granado, botica mais antiga do Brasil, parceira gomus desde 2015, possui playlists que transitam pelos moods das linhas de produtos, campanhas e datas especiais. Os consumidores podem conferir as playlists temáticas e ter uma imersão na identidade musical da marca onde quiserem.
Essas duas grandes marcas contam com a nossa expertise para diversificar os contextos e temas sonoros com estratégias atualizadas sem perder a essência da sua identidade, pois a curadoria musical é essencial para potencializar os resultados do music branding.
2 – Diferenciação
Uma dificuldade de um grande grupo de empresas é a diferenciação das marcas que ele é proprietário. O grupo Afeet, por exemplo, é detentor das marcas Authentic Feet, ARTWALK e Magicfeet, atuando fortemente no mercado de produtos lifestyle esportivo e streetwear.
Por meio de playlists nos streamings foi possível diferenciar cada uma das marcas com uma identidade musical exclusiva, sendo a Authentic Feet um mood moderno, alternativo e fashion, já a ARTWALK mais voltado ao jovem, descolado e atual e a Magicfeet é a marca infantil, que traz um mood lúdico, divertido e confortável.
Nós da Gomus realizamos toda a curadoria para selecionar as músicas e os sons perfeitos para diferenciar as marcas do grupo e alcançar os clientes certos.
3 – Muito além da música
É preciso observar além da música, apesar de ela evocar sentimentos positivos e gerar lembrança, a música pode ser uma ferramenta perfeita para diversas ativações.
Uma delas é usando a duração da música, algo que normalmente passa despercebido por todos, mas que foi muito bem utilizado por esse exemplo da marca Barilla. A marca italiana de massas se uniu ao Spotify e criou playlists especiais para cada tipo de pasta. Usando o tempo de duração como um cronômetro para a cozinha cada playlist continha oito músicas e ao final da playlist a massa estará al dente, pronta para ser servida.
4 – A união do online e offline
A Bullguer, marca do primeira smashburguer do Brasil, tem um grande público que consome seus produtos por delivery. Para se aproximarem do cliente, trabalham com um QR code em suas embalagens desde 2020 que já levou quase 15 mil pessoas a playlist personalizada da marca, sendo uma extensão do ponto de venda, levando a identidade musical para além. A Bullguer alcançou muitas pessoas durante a pandemia e as playlists se tornaram uma estratégia essencial. Nós da Gomus fizemos parte de todo o processo de curadoria, encontrando as músicas certas para que a identidade musical da marca se conectasse com o público.
5 – Fazendo companhia para os clientes
Uma das melhores formas de ser lembrado pelos clientes é fazer parte do dia a dia de cada um. A marca de isotônicos Powerade selecionou 6 temas para serem desdobrados em playlists exclusivas, Yoga, Skate, Alongamento, Bike, Academia e Corrida com a intenção de que cada atividade tivesse seu universo sonoro para que fosse aproveitada ao máximo com o jeitinho powerade. A ativação contou com uma página exclusiva e os resultados foram playlists que somam mais de 7 mil salvamentos. Nós da Gomus fomos os responsáveis pela curadoria que acompanha os apaixonados por esportes no dia a dia.
Em qual streaming de música minha marca deve estar?
Atualmente há muitas opções de streamings de música disponíveis no Brasil, as plataformas com maior número de assinantes são Spotify, Amazon Music, seguido de Deezer e Apple Music. O Spotify tem 70% de participação de mercado, o que coloca o streaming como o mais importante para as marcas, pois grande parte do público está presente nele.
Preciso pagar para estar no streaming de música?
Não é necessário que a marca pague para ter um perfil, mas é importante ter um plano premium para utilizar todas as funções da plataforma, no caso do Spotify o perfil individual custa R$21,90. Em relação a direitos autorais, a marca não precisa se preocupar em pagar tributos, pois só é necessário pagar o ECAD caso você utilize música no ambiente de sua loja, mas você pode contar com o Gomus Play, nosso player exclusivo para o varejo.
Curadoria e gestão de streaming
O perfil da marca nos streamings de música deve seguir a identidade da marca como um todo, é assim que a memorização da identidade musical acontece, por isso é necessário contar com especialistas para selecionar as melhores músicas para compor cada estratégia.
Além de realizar a curadoria para as estratégias que envolvem o uso de streamings de música, nós também realizamos a gestão de streamings, pois é necessário realizar a atualização das playlists e estratégias que envolvem o perfil da marca, para que a plataforma continue sendo um canal de relacionamento com o cliente.
Há 20 anos nós da Gomus ajudamos marcas a encontrarem sua identidade musical para que os clientes associem sentimentos positivos a sua marca e memorizem sua identidade. Nossa equipe auxilia você na escolha da estratégia perfeita para que sons e melodias se transformem em uma identidade forte. Vem com a gente!
Crédito foto de capa: John Tekeridis
Fontes: