Música ambiente para barzinho: qual a melhor escolha?

set 18, 2024 | Para sua Marca

Para alguns setores a música ambiente é essencial para manter o cliente por mais tempo no local, além de oferecer uma experiência completa para quem o frequenta. O setor de bares e restaurantes, por exemplo, utiliza a música como um dos pilares para atrair o público, mas qual a música ambiente ideal para barzinho? Continue a leitura para saber quais músicas escolher e como a Gomus pode ajudar você nessa difícil missão.

O que você precisa saber sobre música ambiente

A música ambiente pode desempenhar diferentes papéis, como deixar o cliente à vontade e propício ao consumo, transportar o cliente para um outro contexto, gerar lembranças e acessar memórias por meio da audição. O ponto principal da música ambiente é que ela não deve ser uma distração, mas sim uma peça da estratégia do seu negócio.

Os efeitos da música ambiente no barzinho

Pesquisas já comprovaram que o estilo musical pode influenciar quanto o cliente vai gastar em seu estabelecimento, ao tocar jazz e música popular os clientes estão dispostos a gastar mais, quando não há a presença de música os gastos são significativamente menores. A música ambiente pode interferir até mesmo no valor da gorjeta do seu barzinho, clientes mais velhos costumam oferecer generosas gorjetas quando expostos a música melancólica, por exemplo. Além disso, a música ambiente tem influência nas percepções da personalidade da marca e na decoração, também aumenta a duração e os gastos com comida e bebida.

Há uma teoria sobre a tipicidade do ambiente, ela defende que a presença da música não é importante, mas a percepção se essa música é típica para esse ambiente – o seu nível de congruência com a marca, há também a abordagem de alívio do tédio, que sugere que para o ambiente em que o cliente está aguardando uma mesa ou ser atendido, a presença da música pode deixar o cliente com a sensação de que a espera não está tão longa. Para que você utilize a música ambiente de forma estratégica em seu estabelecimento, é importante que ela esteja alinhada a seu music branding.

Music Branding

O processo de music branding envolve a tradução da identidade de uma marca em sons e melodias, para isso é necessário que a marca tenha bem definido seus valores, objetivos e que sensações quer transmitir para os clientes. O music branding engloba diversas estratégias como logo sonoro, trilha para campanhas, playlists em streaming e é claro, a música ambiente, todas essas estratégias devem estar devidamente alinhadas para que a mesma mensagem seja transmitida em todos os pontos de contato com o cliente. Para um music branding eficaz você precisará contar com a curadoria musical. 

Curadoria musical 

A curadoria musical é uma forma de selecionar, organizar e apresentar músicas, construindo significados a partir de um recorte que o curador julga relevante para o ouvinte. A curadoria musical é o processo de selecionar as músicas que transmitem as emoções e a mensagem que aquela marca deseja, com a chegada dos streamings de música, muito têm se falado sobre a curadoria musical feita por algoritmo, esse tipo de curadoria pode ajudar as pessoas a descobrirem, recomendarem, personalizarem e filtrarem a quantidade enorme de conteúdo musical, o grande problema é que essa curadoria se mostra previsível, não intencional e pode não alcançar os resultados esperados.

Itens essenciais para sua música ambiente

Música ambiente para barzinho qual a melhor escolha

Crédito: Marcus Herzberg

Para que a estratégia de music branding seja executada da melhor forma possível, é importante que você fique atento aos itens necessários para isso. Saiba mais a seguir.

Sistema de som de qualidade

Para que os clientes possam ouvir as músicas de forma nítida e com um volume agradável é necessário um sistema de som adequado e de qualidade, seu cliente deve se sentir em uma atmosfera única sem interferências por parte do som.

Player de música

O nosso player de música, o Gomus Play, é uma plataforma que auxilia seu barzinho na execução do seu music branding a partir de R$49,00/mês por estabelecimento, tornando o processo muito mais simples e rápido, você pode selecionar playlists, incluir spots e avisos, além de conseguir gerenciar todos os seus estabelecimentos em um só local. 

Playlists com diferentes moods

Dentro do Gomus Play, os assinantes têm acesso a variadas opções de playlists para seu barzinho, temos playlists voltadas a bares de jazz como é o caso da playlists “Bistrô” e a playlists “Jazz Café”, que traz gêneros como Jazz e MPB, já para bares com uma identidade mais jovem e desconstruída, temos as playlists “Streetwear” “Fashion Boutique”, “Soul & Disco” e “Power House” que combinam o gênero eletrônico e gêneros complementares, como pop, R&B e hip hop.

Preciso pagar Ecad para ter música ambiente no barzinho?

Todos os bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que utilizam música publicamente devem pagar direitos autoriais, o valor a ser pago é definido pelo tipo de utilização e características do local e não “por música”. O modelo adotado no Brasil consiste em uma licença para uso ilimitado de músicas, basta pagar mensalmente os direitos autorais e utilizar quantas músicas quiser e quantas vezes desejar.

Conte com a Gomus

Há 20 anos desenvolvemos identidades sonoras autênticas para diversos setores, o setor de bares e restaurantes pode se beneficiar ainda mais dos resultados que o music branding e a música ambiente são capazes de trazer para seu estabelecimento. Você pode contar com nossos serviços de curadoria musical, produção musical, music branding e com nosso player exclusivo para locais que desejam oferecer uma experiência memorável para seus clientes. Estamos ansiosos para fazer seu barzinho alcançar ainda mais pessoas. 

 

Crédito foto de capa: Pixabay

 

Fontes:

https://www4.ecad.org.br/blog/bares-e-restaurantes-precisam-pagar-o-ecad/ 

Wilson, S. (2003). The Effect of Music on Perceived Atmosphere and Purchase Intentions in a Restaurant. Psychology of Music, 31(1), 93-112. 

Beer, A., & Greitemeyer, T. (2019). The effects of background music on tipping behavior in a restaurant: A field study. Psychology of Music, 47(3), 444-450. 

Sullivan, M. (2002), “The impact of pitch, volume and tempo on the atmospheric effects of music”, International Journal of Retail & Distribution Management, Vol. 30 No. 6, pp. 323-330.  

veja também