Sonorização para loja: como escolher os melhores equipamentos para transmitir seu music branding

out 23, 2024 | Para sua Marca

O áudio está presente no dia a dia das pessoas, para os brasileiros, segundo pesquisa Inside Audio 2024, realizada pelo Kantar, 91% dos brasileiros ouvem em seu dia a dia algum conteúdo via som, seja rádio, podcast ou por uma plataforma de streaming, continue a leitura e descubra como incluir essa poderosa ferramenta no ambiente da sua loja, oferecendo uma sonorização incrível e que traz resultados.

Nossa relação com o som

Nossa relação com o som evoluiu ao longo dos anos, mas o rádio é ainda ouvido por 79% da população, outras formas de consumir conteúdo em áudio são pelo YouTube, em streamings de música, sites, entre outras plataformas. O áudio possui um alcance emocional maior, o que permite que as marcas se conectem com o consumidor por meio das emoções, além disso, o áudio possui a característica de conteúdo líquido, que possibilita que as narrativas usadas para rádio possam ser distribuídas por outros formatos e meios, o que torna a campanha ainda mais forte.

A verdade é que o áudio traz possibilidades para as marcas que nenhum outro meio é capaz de oferecer, segundo o Painel Marketing Trends, que traz projeções de investimentos, para o segundo semestre de 2024, 74% dos CMOs vão apostar no áudio como um todo. Os dados também indicam que 61% dos líderes de marketing irão criar ações para rádio e podcasts, 60% também vão investir nas plataformas de streaming de música.

A relação da geração Z com o som

A geração Z anda quebrando o funil de vendas e está cada vez mais difícil se conectar com esse público, mas o áudio pode ser uma ótima forma de entrelaçar os laços com esse público. O rádio e as plataformas on demand (AOD) emergem como meio poderoso para estabelecer essa conexão com a nova geração, isso porque 80% da geração Z utilizaram AOD nos últimos 30 dias, uma ótima forma de se conectar com ela é por meio de música, entretenimento, ativações híbridas e conteúdo multicanal.

Depois de saber sobre o poder do áudio para marcas se conectarem com os consumidores, principalmente com a geração Z, com certeza você está considerando investir neste canal nos próximos meses, mas antes de desenvolver seu music branding é importante pensar na sonorização da sua loja. Continue a leitura para saber mais.

Music branding

O music branding é o processo de traduzir uma marca em sons e melodias, por meio delas é possível ativar emoções nos consumidores e transmitir os valores e a identidade da marca, o que facilita a memorização e a criação de laços. Para desenvolver o music branding da sua marca, é necessário a atuação de profissionais experts em produção sonora, eles serão capazes de criar identidades sonoras autênticas que serão transmitidas em pontos físicos da loja, ativações, campanhas, entre outros canais.

Sonorização para loja

Para que a loja tenha uma boa sonorização é essencial considerar o ambiente e os objetivos do estabelecimento, confira a seguir o passo a passo para obter uma sonorização ideal para sua loja.

Análise dos ambientes

O primeiro passo é analisar os múltiplos ambientes e a divisão da loja, você pode escolher sonorizar todos os ambientes ou apenas alguns, você pode escolher sonorizar apenas os provadores ou os locais que os clientes vão passar mais tempo. Outro ponto a se perguntar é se a sonorização desejada é a mesma para todo o espaço ou se deseja construir espaços sonoros distintos.

Seleção de equipamentos

Crédito: cottonbro studio

A seleção dos equipamentos é essencial para oferecer aos consumidores uma música ambiente de qualidade, a seguir vamos listar o que é necessário observar na hora de escolher um equipamento.

Potência

A potência é o que garante que o som seja reproduzido com a intensidade adequada para o espaço da loja, caso você queira sonorizar a loja por completo, é necessário escolher um equipamento com potência para distribuir o som em toda a área sem distorções ou perda de qualidade.

Qualidade de som

A qualidade do som é o que vai proporcionar uma experiência sonora agradável para seu cliente, escolha equipamentos de marcas renomadas e com boa referência de mercado, só elas podem garantir uma reprodução precisa e fiel dos sons e melodias.

Conectividade

Muitas vezes ignorada, a conectividade passou a ser um item essencial no sistema de sonorização, isso porque é por meio dela que você vai conectar o equipamento de áudio a diferentes fontes de áudio, que pode ser reprodutor de música, smartphones ou computadores. 

Licenciamento

Após finalizar a etapa de sonorização da sua loja, é necessário também pensar nos aspectos legais, todo estabelecimento que utiliza música precisa pagar o Ecad, uma taxa referente aos direitos autorais das músicas reproduzidas no estabelecimento, o valor pago vai depender de diversos fatores, mas é possível fazer uma simulação no site do Ecad.

Conte com a Gomus

Há 20 anos desenvolvemos a identidade sonora de marcas referências no mercado, também possuímos um player de música exclusivo para o varejo, por meio dele você tem acesso a playlists exclusivas, inclusão de spots e outros materiais exclusivos da marca, como logotipo sonoro, por exemplo. O Gomus Play garante a qualidade da música e o gerenciamento de todos os estabelecimentos em apenas um dispositivo, além disso, para utilizar é preciso apenas de um dispositivo com acesso à internet, podendo ser um computador ou smartphone. Para te inspirar, confira alguns projetos de sonorização para loja que a Gomus teve a honra de desenvolver.

Havaianas: loja conceito Oscar Freire

Desenvolvemos uma playlists exclusiva para o lounge da loja conceito da Havaianas na Oscar Freire, além disso, foram criados os moods para as novas playlists da loja que refletem a natureza em forma de som, já nos provadores, os clientes têm uma experiência sonora diferente, eles podem escolher a música que querem ouvir enquanto provam as peças, tudo isso é possível por meio do Gomus Play. Confira abaixo o resultado.

Granado: sorveteria Granado

Em janeiro de 2024 a Granado, famosa por ser a botica mais tradicional do Brasil, criou o projeto Granado Verão, uma sorveteria na loja Granado Ipanema. Realizamos a curadoria musical do local que contava com sonorização em todo o ambiente da loja, trazemos um mood mais solar e animado para acompanhar o posicionamento do local e da marca.

Crédito: Granado

Estamos ansiosos para que sua loja tenha a sonorização e o music branding ideal para oferecer aos consumidores uma experiência sonora autêntica.

Crédito Foto de Capa: Anthony

Fontes: Kantar Inside Audio 2024 | Kantar Inside Marketing Trends 2024 | Audioprime.com

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