Marcas streetwear e music branding: como esse segmento pode se beneficiar da música

dez 3, 2024 | Para sua Marca

A música e a moda se tornaram inseparáveis, ambas ditam tendência e influenciam os consumidores a adquirirem ou consumirem algo. As marcas streetwear são um dos nichos da moda que podem se beneficiar do music branding, oferecendo aos clientes uma experiência única. Continue a leitura e saiba mais sobre a relação que já dura décadas.

O que aconteceu com a moda?

A indústria da moda enfrentou sérios desafios nas últimas décadas, o crescimento das empresas verticais de fast-fashion elevou o nível para muitos concorrentes também melhorarem sua cadeia de suprimentos, encurtarem prazo de entrega e reduzirem os preços. No passado apenas algumas coleções eram necessárias, novos produtos eram criados, produzidos e enviados quase semanalmente para as lojas, agora a indústria da moda se tornou mais global do que nunca, não apenas em termos de produção, mas também em termos de distribuição, antes os consumidores só podiam comprar de uma loja local, agora nos deparamos com um conjunto infinito de opção online, é nesse momento que a música entra em cena para alavancar e diferenciar as marcas desse setor.

A relação antiga entre moda streetwear e música

Profissionais de moda hoje em dia a observam como uma mídia de expressão musical, a moda e a música evoluíram juntas e hoje há uma combinação entre moda, estilo de vida e identidade, as duas indústrias criativas se unem e se potencializam. Ambas são consideradas linguagens, a moda é uma forma de expressão pessoal, para nos posicionarmos em um contexto social e em ambientes, já a música é uma forma de expressão que consumimos, e produzimos, que também se identifica e enriquece os nichos que fazemos parte. Quem nunca quis se vestir igual aos integrantes de uma banda ou de acordo com um gênero musical? 

À medida que os gêneros musicais ganham cada vez mais popularidade, o fenômeno que mistura música e moda é ainda mais comercializado, muitas pessoas podem não lembrar, mas a cultura b-boy foi a responsável por popularizar marcas esportivas como Nike e Adidas. A moda streetwear nasceu do hip-hop, que possui um destaque natural, já que inúmeros artistas criaram um estilo próprio e marcas usadas por eles começaram a ganhar destaque nas lojas. A marca Reebok, por exemplo, notou essa ascensão do estilo e acabou criando uma propaganda exclusiva para atingir o público do hip-hop, a marca também começou a convidar artistas com imagem consolidada no gênero musical nos anos 2000 para estrelar comerciais. Confira abaixo o comercial produzido em parceria com o artista 50 Cent.

A Reebok também lançou em 2021 uma coleção de roupas com a cantora Card B, considerada atualmente uma das cantoras mais importantes da cena hip-hop, segundo a marca, ela participou ativamente na criação dos produtos e na escolha dos materiais, a coleção é inspirada na moda clubber da década de 1990. Os artistas brasileiros do rap e do hip-hop também notaram a forte conexão entre moda e música, o rapper Emicida lançou em 2016 na São Paulo Fashion Week sua própria marca de roupas, a Lab Fantasma. Emicida também lançou o clipe da música Mandume com todos usando as roupas da marca, confira abaixo o resultado.

A nova relação entre moda streetwear e música

O hip-hop surgiu no Bronx, nos Estados Unidos, mas o som cresceu muito além de suas raízes, hoje o interesse pela música hip-hop se tornou global. Segundo a Nielsen, líder global em medição de audiência, dados e análises, apenas um terço dos artistas de hip-hop mais ouvidos atualmente são dos Estados Unidos, o gênero virou multilíngue, com músicas em mais de 90 idiomas, além disso, hoje em dia o hip-hop possui uma grande diversidade de gênero entre os artistas, o que leva também a uma grande diversidade de ouvintes. Em 2020, o hip-hop representou 42% das 50 músicas mais transmitidas no Spotify na América. Algumas pessoas podem dizer que o gênero se afastou muito de suas origens, que buscava se conectar com o público negro e periférico, mas agora o hip-hop se conecta com diferentes públicos trabalhando diversos temas matendo as referências sonoras, políticas e sociais das suas origens.

Hoje os artistas do gênero são considerados uma ferramenta de branding influente e contribuem para uma maior identificação com o público e construção da imagem da marca, seja ela de roupas, sapatos, entre outros. A mídia de massa ajudou a difundir o hip-hop e transformá-lo em uma forma de expressão global. Esse efeito resulta em uma popularidade proporcionalmente da moda, sempre que um certo estilo musical ganha admiração é comum que as pessoas busquem se aproximar desse gênero por meio de roupas e acessórios, por exemplo.

O que você precisa saber sobre music branding 

Depois de conhecer a origem da relação entre moda streetwear e música fica muito mais claro o poder da música para alavancar as vendas nesse setor. Uma maneira de se diferenciar dos concorrentes é oferecendo um ambiente de compras personalizado para atender às necessidades dos consumidores, não apenas oferecendo produtos, conveniência e preço, mas também uma atmosfera de compras agradável e emocionante, isso pode ser feito com a ajuda do music branding, que envolve a tradução dos valores e da identidade da marca em sons e melodias. O music branding é composto por uma grande variedade de estratégias como curadoria musical, música ambiente, logotipo sonoro e muitos outros.

Marcas streetwear e music branding como esse segmento pode se beneficiar da música
Crédito: Pixabay

As pesquisas que envolvem música e ambiente de varejo mostram que as vendas podem depender do tipo de música tocada. O Journal of Marketing Management também reconheceu a influência do som certo. A música é reconhecida há muito tempo como uma força comunicativa poderosa que afeta a atitude, o humor, as emoções e o comportamento. Ela pode influenciar a disposição dos compradores e se manifestar na escolha da loja, propensão à compra, quantidade de produtos e intenção de voltar à loja. A seguir conheça um dos cases que a Gomus desenvolveu para uma das marcas do Grupo Afeet, referência no setor de lifestyle esportivo.

Inspire-se com a Gomus 

Temos o prazer de trabalhar junto às marcas do Grupo Afeet, sendo uma delas a Artwalk, que é exemplo quando falamos de ativações e collabs com marcas conhecidas.

Loja conceito Artwalk 

Em 2022, criamos uma experiência fora do comum para o consumidor que visitasse a primeira flagship na Oscar Freire, a loja conta com três ambientes diferentes. O primeiro ambiente contava com a playlist conceitual da marca, já o segundo era exclusivo para as t-shirts e simulava uma experiência de quadra de basquete e arquibancada, o terceiro e último ambiente era o Energy Space, um lounge que proporciona uma viagem no tempo, unindo referências sonoras e visuais. Além disso, através do player da Gomus, o consumidor pode navegar pelas playlists e escolher a próxima faixa que vai ser a trilha sonora da sua experiência. A loja oferece aos consumidores uma experiência de compra imersiva por meio da curadoria musical, confira no vídeo abaixo.

Esse é só um dos cases que desenvolvemos para as marcas do Grupo Afeet, se você possui uma marca streetwear, não hesite em entrar em contato, estamos ansiosos para potencializar a experiência do seu cliente. 

Crédito foto de capa: RDNE Stock project

Fontes:

Strähle, Jochen. (2018). Fashion & Music

Meio e mensagem | Snkcult | Metrópoles | Nielsen | The Economist

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