Playlist de Natal: como fugir do senso comum e desenvolver um music branding autêntico

dez 19, 2024 | Para sua Marca

Uma das épocas mais importantes do ano para o varejo, o Natal, precisa de um investimento maior das marcas que querem ganhar a atenção dos consumidores em meio a tantas opções e promoções. As playlists de Natal podem ser uma forma de potenciar o ambiente da sua loja nesse período, mas não se engane, apenas selecionar as famosas canções natalinas não é a solução. Continue a leitura e saiba mais.

A história das canções de Natal 

Existem diversas canções natalinas que ganharam proporção mundial, mas é difícil chegar a um acordo quando o assunto é definir quando elas surgiram e como. Na Eslovênia, por exemplo, mais especificamente em dezembro de 1989, quando o país estava tentando deixar para trás o comunismo e se recuperando do pós-guerra, as músicas natalinas foram um símbolo importante para o povo. Anteriormente os símbolos de Natal eram proibidos, a partir desse momento a mídia começou a publicar cartões de felicitações que incluíam os símbolos de Natal. Essa data foi um marco para o país, pois foi um sinal das mudanças políticas na Iugoslávia.

No Natal seguinte os moradores da Eslovênia puderam conferir o retorno dos cantores de Natal, que iam de porta em porta, e naquela época as canções se tornaram sinônimo de retorno, após quatro décadas em silêncio. Cada país tem uma história diferente envolvendo as famosas canções de Natal e uma delas é considerada patrimônio cultural pela Unesco, vamos contar mais a seguir.

A canção de Natal reconhecida pela Unesco

Tenho certeza de que você conhece a canção “Noite Feliz”, ela foi criada em formato poema pelo padre austríaco Joseph Mohr, em 1818, e se tornou uma das mais famosas canções natalinas, traduzida para mais 300 idiomas. Em 2011, a canção foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Conheça o music branding 

O music branding envolve a tradução de uma marca e seus valores para sons e melodias que farão parte de seu universo, se unindo com diversas outras estratégias e reforçando assim seu posicionamento. Para definir o music branding de uma marca é necessário o auxílio de profissionais experts que vão criar o universo sonoro da marca e selecionar as músicas certas, ou produzir músicas e sons inéditos, capazes de transmitir a identidade da sua marca. As playlists de Natal são uma das estratégias de music branding que vão trabalhar seu posicionamento pontuando uma data especial, saiba como criar trilhas sonoras autênticas para essa data a seguir.

Como criar sua playlist de Natal

O Natal deixa as pessoas mais abertas e dispostas, a música ambiente pode ser uma ferramenta para evocar emoções que incentivam a compra de presentes e outros comportamentos no ambiente da loja. Para não cair no senso comum de selecionar canções natalinas conhecidas por todos e se destacar em meio a tantas opções de marcas, separamos algumas dicas valiosas.

Escolha uma temática

Playlist de Natal: como fugir do senso comum e desenvolver um music branding autêntico
Crédito: Gioele Fazzeri

Você pode escolher uma temática natalina para seguir, como selecionar apenas canções natalinas que fizeram parte da trilha sonora de filmes ou músicas natalinas dos anos 90, por exemplo. As músicas podem acessar memórias e ativar a nostalgia dos consumidores, leve em consideração o contexto de seu público alvo para criar uma temática que faça sentido com a sua construção de marca, assim, essa ação leva os clientes a lembrarem da sua marca de forma mais fácil.

Selecione músicas com letras inspiradoras

O final do ano é uma época de reflexão e escolha de metas para o ano seguinte, utilizar músicas que trazem letras sobre sonhos, desejos, paz e amor também é uma forma de sair do comum. O Natal é apenas uma data, mas o fim do ano é um período que pode ser trabalhado como um todo.

Escolha um gênero musical específico

Se na estratégia de music branding da sua marca há uma predominância de um gênero musical, como o jazz, por exemplo, você pode desenvolver “jazz natalino”, o que fortalece ainda mais a identidade da sua marca. 

Inspire-se com a Gomus

Há 20 anos nós criamos trilhas sonoras autênticas para diversas marcas do Brasil e do mundo, algumas delas possuem uma estratégia forte envolvendo datas sazonais, continue a leitura para conhecer melhor alguns dos cases.

Grupo Afeet e Imaginarium: a música ambiente natalina

Playlist de Natal como fugir do senso comum e desenvolver um music branding autentico
Crédito: Manual do Franchising

Pensar em uma música ambiente natalina pode ser uma tarefa difícil para alguns nichos, mas nós da Gomus estamos sempre prontos para executar a estratégia que mais combina com sua marca.

Para as marcas do Grupo Afeet, que atua fortemente no mercado de produtos lifestyle esportivo e streetwear. para o mês natalino fazemos algumas adequações para a música ambiente das lojas sem perder a identidade sonora da marca. No caso da Magicfeet, a marca infantil que possui um mood lúdico, divertido e confortável, e que utiliza normalmente o gênero Pop como parte de sua identidade sonora, André Pimenta, produtor musical da Gomus, revela que inclui músicas natalinas mais “óbvias”, canções de artistas como Ariana Grande e Justin Bieber, que até possui um álbum dedicado a data. No caso da marca Artwalk, marca com um mood mais jovem, descolada e atual, “procuramos inserir músicas natalinas dentro de seu universo sonoro, escolhendo canções hip-hop com estéticas natalinas, com elementos sonoros como sinos e melodias que remetem a época, nesse caso a seleção é mais limitada do que o pop natalino utilizado na Magicfeet, por exemplo, mas que faz muito mais sentido com a identidade da marca”, conta André. 

Algumas marcas também possuem a tradição de repetir uma sonoridade específica em determinadas épocas, como é o caso da Imaginarium, marca conhecida por seus produtos criativos e únicos. “A Imaginarium opta todo ano por uma playlist Pop Christmas, mas para inovar e agregar valor, buscamos lançamentos recentes para atualizar a playlist, ou mesmo clássicos natalinos que estejam em alta, como aqueles que se tornaram trends nas redes sociais, por exemplo”, explica Isabelle Zanardo, profissional que integraa a equipe de curadoria musical da Gomus. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como utilizar as playlists de Natal a seu favor. Estamos ansiosos para criar uma trilha sonora autêntica e natalina para sua marca fazer história nessa data sazonal tão importante para o varejo.

Crédito foto de capa: Valeria Boltneva

Fontes: 

BBC | Mundo Das Marcas

Klobčar, Marija (2009). Christmas songs and constructing identities. Traditiones (Ljubljana), letnik 38, številka 1, str. 173-188.

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