A música e a moda se entrelaçam, a moda usa principalmente os recursos visuais para seduzir os clientes, mas atualmente os clientes estão envolvidos em vários canais e rapidamente salta de um para o outro, o que mostra que as marcas precisam atingir outros níveis, é nesse momento que a música entra contribuindo para um relacionamento emocional com a marca. Continue a leitura para entender melhor essa união entre música e moda e como ela pode ser usada para sinalizar a troca de coleção de roupas.
O ambiente da loja
Na indústria da moda o ambiente de loja é essencial para consolidar a imagem da marca e funciona como uma espécie de vendedor silencioso, mais de metade do processo de decisão de compra é feito na loja, então o ambiente deve ser considerado uma ferramenta própria de comunicação. A seguir trazemos alguns pontos que devem ser levados em conta em sua loja.
O visual
A vitrine e seu merchandising são as primeiras coisas que o cliente verá para decidir entrar na loja ou não. Nesse momento as pessoas podem adivinhar que tipo de loja é e quais produtos estão lá para descobrir se gostariam de entrar neste ambiente ou não. As cores e a iluminação também são partes importantes dessa comunicação visual, se sua loja não tem iluminação suficiente, por exemplo, isso pode gerar um medo nos clientes, pois temos medo natural do desconhecido.
O produto
Poder explorar os recursos do tato pelo consumidor é a vantagem competitiva para lojas de varejo, se compararmos com o e-commerce, ao manusear um produto, as pessoas se conectam com ele, ou seja, a pessoa imagina como seria possuir aquele produto e isso é ainda mais forte quando falamos de moda. Peças de vestuário que têm um alto fator de toque como tecidos tecnológicos, plumas, seda ou cashmere, por exemplo, podem ser colocadas estrategicamente para incentivar o toque e gerar engajamento.
O cheiro
Assim como a música, o aroma também fornece uma memória instantânea na mente dos clientes, muitas marcas desenvolvem um cheiro próprio para ser espalhado pela loja e colocado nas roupas para assim gerar uma associação entre aquele cheiro e a marca.
O som
A música ambiente na loja não serve apenas como entretenimento, ela constrói a imagem da marca, estimula a compra do cliente e destaca o merchandising, a música ambiente é amplamente usada como uma ferramenta atmosférica em ambientes de varejo e serviços.
Music branding
O music branding consiste em traduzir a identidade da marca em sons e melodias, fortalecendo assim o posicionamento da marca e criando uma memória nos clientes a longo prazo. Dentro do music branding é possível utilizar uma gama de estratégias como logo sonoro, curadoria musical, música ambiente, playlists em streamings, trilha sonora para comerciais, entre outras. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre como utilizar a música a favor da moda.
Usando a música como meio de comunicação
A música transmite valores assim como uma marca e ela pode contribuir para uma maior autenticidade da comunicação. Uma grande parte da indústria da moda ainda não sabe das oportunidades oferecidas pelo music branding, por meio dele é possível sinalizar a troca de coleção de roupas, dando assim um novo significado aos lançamentos da marca. Saiba mais a seguir.
Música em comerciais de TV
A televisão é uma mídia de massa poderosa para atingir um grande público ao mesmo tempo, por combinar imagens em movimento e sons, ela estimula a atenção do espectador, por isso, escolher ou desenvolver uma boa trilha sonora para sinalizar a troca de coleção por meio de um comercial terá efeito na atenção do público e isso será refletido no sucesso do comercial e da marca.
Música em fashion films
Os fashion films podem ser comparados aos famosos editoriais feitos por revistas. O objetivo dele é transmitir a coleção de uma marca de forma dinâmica e emocional, normalmente esse material acompanha uma trilha sonora que conversa tanto com a personalidade da marca quanto com a mensagem que a nova coleção quer passar. Esses filmes têm impacto profundo nos consumidores, isso porque o visual atraente combinado com a trilha sonora perfeita fortalece ainda mais a imagem da marca.
Para a marca Lenny Niemeyer, que produz peças inspiradas no lifestyle carioca, principalmente beachwear, nós da Gomus desenvolvemos a trilha original para o desfile na São Paulo Fashion Week, um dos eventos de moda mais importantes do país, também desdobramos o conceito da campanha na curadoria de músicas para as lojas da marca, foi desenvolvido então um fashion filme que apresenta de forma única o processo de criação da nova coleção da marca e o desfile. Assista a seguir.
Música em desfiles
A música já está presente nos desfiles de moda há anos, os eventos não só apresentam novas coleções ao mundo, mas também comunicam a identidade da marca para o público. Atualmente os desfiles são muito mais acessíveis, há transmissões ao vivo de eventos de moda de todo o mundo, tornando essa estratégia ainda mais eficaz. As marcas estão realizando também performances ao vivo durante os desfiles, como é o caso dos desfiles de moda da Victoria ‘s Secret.
Desenvolvemos para a marca Osklen, conhecida por traduzir a vida urbana e a natureza em peças únicas, a trilha sonora para o desfile da coleção verão, que aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Confira o resultado abaixo.
Música no universo online
Na internet é possível intensificar a divulgação das estratégias citadas anteriormente, divulgar fashions filmes, comerciais de TV e desfiles em redes sociais como YouTube é uma ótima forma de apresentar a nova coleção ao público e fortalecer a identidade da marca também no online. É possível utilizar os streamings de música para criar playlists personalizadas para cada coleção e explorar a conexão com o público para além do PDV. Outro uso para expandir os pontos de contato da curadoria sonora da sua marca, é disponibilizar as músicas mais icônicas da curadoria para ações com influenciadores, assim, ao invés de utilizarem as músicas do momento em suas criações para a marca, é possível utilizar as músicas selecionadas para a divulgação da coleção.
Conte com a Gomus
Para utilizar a música em conjunto com as coleções, é necessário mergulhar nos pilares da marca, por isso é tão importante ter um universo sonoro definido, em seguida nossa equipe analisa a coleção em busca de características específicas, mas essa estratégia normalmente já é definida no momento de criação do universo sonora da marca e mapeamento de necessidades, o que torna mais maleável os desdobramentos das playlists. A Gomus atua com diversas marcas, como Osklen, Lenny Niemeyer, Body for Sure, Cia. Marítima, Valisere, Hering e muitas outras, explorando os diferenciais e atendendo as necessidades de cada perfil. Descubra o poder da música na sua marca de moda, estamos ansiosos para criar seu universo sonoro.
Crédito foto de capa: Yogendra Singh
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