O Dia das Mães não é feriado no Brasil, mas não deixa de ser uma data importante para o varejo, segundo a Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Confira como a música pode ajudar sua empresa a alavancar as vendas no Dia das Mães.
O que você precisa saber sobre o Dia das Mães
Há muito tempo que o Dia das Mães não engloba apenas quem possui filhos, isso porque o perfil das mulheres mudou. No Brasil, segundo o IBGE, atualmente existe um número quase 6 vezes maior de mães solo do que de pais solo. De todos os adultos que moram sozinhos com os filhos, 86,4% são mulheres, ou seja, as mães solo fazem parte de uma grande fatia das mães brasileiras. Além disso, outras pesquisas mostram que 37% das brasileiras não querem ter filhos, cresce então o número de famílias que preferem ter pets. As mulheres também alegam gastar menos tempo com elas, focando totalmente no cuidado com os filhos, momentos de descanso e lazer são raros.
As mães de bebês são as que menos recebem presentes no Dia das Mães, seguido das mães de adolescentes. Este ano, 82% dos brasileiros pretendem comemorar a data, ano passado apenas 77% pretendiam comemorar. Roupas, perfumes e cosméticos lideram a lista de presentes que os filhos buscam, além disso, grande parte das pessoas pretendem comemorar a data em algum restaurante. A seguir saiba mais sobre o music branding e como ele pode auxiliar sua marca nesta data.
Music branding
O music branding envolve a estratégia de transformar a identidade de uma marca em sons e melodias capazes de ativar lembranças e sentimentos. É possível fazer isso com a ajuda de diversas ferramentas, como logotipo sonoro, curadoria musical, música ambiente, playlists em streaming, trilha sonora para comerciais, entre outras opções. Para desenvolver o music branding de uma marca é importante que o time de experts mergulhe no universo dela para transmitir exatamente o que a marca deseja.
De olho nas tendências atuais que envolvem essa data tão especial, separamos algumas formas que diferentes setores podem aproveitar a música para o Dia das Mães.
Moda
Considerando que roupa é um dos presentes que as mães mais recebem, esse setor é um dos que mais se beneficia com o music branding. Você pode organizar ativações como desfiles de coleção, por exemplo, trazendo mães como modelos para valorizá-las, desenvolver uma trilha sonora que conversa com a marca e com o público-alvo pode trazer resultados incríveis. Você também pode realizar uma curadoria musical exclusiva para a música ambiente da loja para essa data especial, além de criar playlists focadas em artistas mulheres, por exemplo. A música influencia o tempo de permanência na loja e o valor que o cliente pretende gastar, lembre-se de levar o contexto de compra em consideração, pois a música ambiente nesse momento encontrará um consumidor com uma expectativa diferente de um consumidor em época de natal, por exemplo.
Restaurante
Um dos programas favoritos dos filhos para o Dia das Mães é o almoço ou jantar em algum restaurante, para tornar essa experiência ainda mais memorável, invista em uma curadoria especial de música ambiente, músicas lentas costumam fazer as pessoas passarem mais tempo no restaurante, música clássica pode influenciar no valor gasto em vinhos, por exemplo. Você também pode incluir experiências diferenciadas, como a função jukebox do nosso player, nele o cliente pode escolher qual música deseja ouvir enquanto está em determinado local do restaurante, é uma maneira divertida e única de interação.
Nessa data podem aumentar os passeios em família, juntando na mesma mesa pessoas de gerações muito diferentes. Esse contexto pode ser comum ao seu perfil de restaurante, ou um comportamento específico da sazonalidade, lembre-se desse insight na hora de pensar na sua playlist.
Pet Shop
Como citamos anteriormente, as mães de pets querem se sentir incluídas nas comemorações, por isso, os pets shops podem criar campanhas exclusivas para o Dia das Mães, com trilhas sonoras autênticas e memoráveis. Diferente do comportamento de outros setores, que as pessoas estão indo ao lugar para comprar presentes, as mães de pets podem olhar essa data como um momento delas aproveitarem e se mimarem junto aos pets. Criar um ambiente agradável, convidativo e acolhedor para esse momento mãe e pet é uma oportunidade. Playlists exclusivas no streaming para lembrar a data também pode ser uma ótima opção.
Perfumaria e cosmético
Perfumes e cosméticos também são os presentes favoritos das mães, elas passam horas nas lojas experimentando cada produto, a música pode ser um estímulo para que ela se sinta mais à vontade no local, passe mais tempo e tenha o ato de compra também como uma experiência. Conquistar as mães é o primeiro passo para que as marcas convençam os filhos a comprarem determinado presente. Se você possui um e-commerce, é possível levar a música até elas, incluindo QR Code de playlists exclusivas nas embalagens de entrega, por exemplo.
Conte com a Gomus
Aqui na Gomus contamos com uma gama de serviços para criar o universo sonoro da sua marca e enriquecer a atuação nas datas comemorativas, confira a seguir algumas opções.
Player da Gomus
O nosso player é exclusivo para o varejo, com uma interface intuitiva e fácil, por meio dele é possível gerenciar a música ambiente de todas as unidades em um só lugar. É possível acessar uma gama de playlists personalizadas, incluir avisos sonoros criados com a ajuda da Inteligência Artificial, entre outras funcionalidades, como a função jukebox, que permite que o cliente escolha a música que deseja ouvir.
Gomus Video
A solução Gomus Vídeo é ideal para incluir conteúdos visuais no ambiente da loja, seja ele para decoração, comunicação ou reforçar promoções exclusivas que complementam a música ambiente. Com o Gomus Video é possível substituir conteúdos de forma rápida e fácil, sem complicações.
Curadoria musical
O serviço de curadoria musical é necessário em diversas estratégias, como música ambiente, playlists personalizadas, trilha sonora para publicidade, desfile, entre outros. Nossa equipe de experts sabe como escolher as melhores músicas e canções para representar a identidade da sua marca.
Estamos ansiosos para mergulhar no universo da sua marca e com a ajuda da música criar memórias junto aos clientes.
Crédito foto de capa: Polina Tankilevitch
Fontes: Valor | Globo Ads | Revista Crescer | Think with Google