O amor que os fãs sentem pelos seus artistas favoritos tem explicação científica, mas é possível que esse amor seja sentido por uma marca? As chamadas love brands criam um amor profundo com seus consumidores, que são capazes de defender a marca e divulgá-la sem pagamento algum. Continue a leitura para entender melhor sobre as love brands e como o music branding pode ser uma parte importante desse relacionamento.
O que são love brands?
O sentimento que envolve as love brands é o amor que os consumidores sentem em relação à uma marca, que os inspira a interagir com seu conteúdo, comprar seus produtos ou serviços e escolher sua empresa em vez de um concorrente e divulgá-la. Em um mercado cada vez mais concorrido é importante criar uma relação duradoura e forte com os clientes.
Amar uma marca assim como um artista é possível?
Os fãs são fenômenos de lealdade e paixão na qual as pessoas sentem por figuras públicas, pode ser por músicos, atletas, atores ou até mesmo personagens fictícios.
O que nos explica esse fenômeno é a teoria da identidade social de Henri Tajfel e John C. Turner de 1979, a teoria sugere que as pessoas categorizam seu mundo social em grupos aos quais pertencem (“nós”) e coletivos aos quais não pertencem (“eles”), é por isso que surgem nomes para o grupo de fãs de determinado artista, como é o caso dos fãs de Taylor Swift, os chamados swifties. Há pesquisas que comprovam que o senso de pertencimento pode melhorar o bem-estar emocional e a autoestima.
Um conceito que explica muito bem esse relacionamento que é criado entre fã e artista, é o conceito de relacionamento parassocial, uma ilusão de um relacionamento pessoal entre o espectador e uma figura da mídia, os relacionamentos parassociais podem ser tão significativos quanto os reais em termos de apoio emocional e conexão.
Como criar uma love brand?
Construir uma love brand é como cultivar o amor em qualquer relacionamento, é o seu produto fazer o que você diz que fará e ouvir o feedback quando não fizer. O relatório Sprout Social Index de 2025 constatou que os consumidores são mais propensos a favorecerem marcas nas redes sociais que oferecem um produto ou serviço de alta qualidade. O relatório também revela que os consumidores consideram as características mais importantes do conteúdo de marca: autenticidade e capacidade de identificação. As pessoas também devem fazer do atendimento personalizado ao cliente sua principal prioridade nas mídias sociais em 2025.
Como o music branding pode ajudar na criação de love brands
A música é capaz de promover senso de comunidade e pertencimento, algo essencial nas love brands. Um ótimo exemplo disso são os shows da banda Coldplay, suas apresentações ao vivo criam uma atmosfera energizante, com sua música envolvente e efeitos visuais são capazes de criar o chamado “Fluxo”, um estado mental no qual uma pessoa está completamente imersa em uma atividade, experimentando a sensação de foco e prazer. Pesquisas recentes mostram que as experiências de fluxo em eventos musicais podem ter um impacto positivo duradouro no bem-estar emocional dos participantes.
Além disso, as emoções intensas ativadas ao ouvir música estão associadas à liberação de dopamina, essa liberação reforça o comportamento, fazendo com que a pessoa busque repetir experiências como essa.
Como saber se sua marca é uma love brand?
Identificar uma love brand ou medir como a marca tem recebido esse amor dos consumidores não é uma tarefa fácil, mas alguns fatores podem ajudar você a entender se sua marca está no caminho certo.
Conscientização
Se você não precisa mais explicar aos consumidores o seu produto, esse é um sinal de que você está no caminho de se tornar uma love brand, isso porque a conscientização das pessoas em relação a sua marca faz com que ela seja vista de forma diferente dos seus concorrentes.
Engajamento
O engajamento geral nas redes sociais é uma das principais métricas a serem observadas, como comentários, compartilhamentos e reações. O engajamento ajuda a entender se os consumidores estão alinhados à sua missão.
Sentimento
É claro que as métricas de engajamento já dão algumas respostas, mas ela não ilustra todo o alcance da adesão da comunidade à sua narrativa, é aí que entra o sentimento. Qual é o tom que as pessoas usam ao falar sobre sua marca ou produto?
Advogados da marca
A melhor propaganda é sempre o boca a boca, as love brands usam essa estratégia da melhor forma, se seus clientes estão defendendo sua marca nas redes sociais quando alguém crítica ou fala mal dela, isso é um sinal revelador de que sua estratégia de love brand está funcionando.
Conteúdo gerado pelo usuário
As pessoas citam sua marca em conteúdos de forma espontânea? Promovendo os seus produtos e serviços para outros compradores? Essa é uma ótima métrica junto aos advogados da marca.
Conte com a Gomus
Construir uma love brand é criar momentos que façam seu público se sentir visto, valorizado e conectado, quanto mais amor você der ao seu público, mais os relacionamentos da sua marca vão florescer. Há dois lados que envolvem uma love brand, o lado racional, focado em entregar qualidade e preço, e o lado emocional, que é influenciado pelos sentimentos que as pessoas associam a sua marca.
A Gomus é sua parceira na hora de trabalhar o lado emocional da sua marca, por meio de ativações, curadoria musical, playlists personalizadas, música ambiente para loja, entre outras ferramentas de music branding é possível estreitar os laços entre você e seu consumidor. Estamos ansiosos para tornar sua marca autêntica e criar um senso de pertencimento com a ajuda da música.
Crédito foto de capa: Loe Moshkovska
Fontes: Relatório Sprout Social Index 2025 | The Conversation | Sprouts Social | The Coversation