Dia dos Namorados: como fugir dos clichês da data com ajuda da música

jun 6, 2025 | Music Branding

O Dia dos Namorados está chegando e é a 4ª data mais importante do varejo, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e do Dia dos Pais. As lojas estão cheias de declarações de amor clichês, mas a música pode ser uma maneira diferente de presentear o público. Continue a leitura para entender melhor sobre a data e como usar o music branding a seu favor.

O que você precisa saber sobre o Dia dos Namorados

Segundo dados divulgados pela Globo, em 2025 as pessoas estão mais dispostas a comemorar a data, além de um crescimento do ticket médio gasto com os presentes. O Dia dos Namorados é considerado por 60% das pessoas tão importante quanto o aniversário de namoro ou casamento, 65% dos respondentes estão em algum tipo de relacionamento, mas um dado que chama a atenção é em relação a Geração Z, apenas 20% dos jovens de 18 a 25 anos está em algum tipo de relacionamento, segundo pesquisas, o excessivo acesso às redes sociais está prejudicando os jovens que não sabem estabelecer relações concretas presenciais.

Atualmente há mais de 30 aplicativos de namoro disponíveis, mas o maior problema é que eles priorizam conexões rápidas e superficiais, com base em fotos e informações curtas, como resultados temos relações com vínculos menos duradouros, o que abre espaço para pensarmos em ações que realmente reforcem os laços existentes.

A compra de presentes em loja física este ano aumentou de 78% para 88%, além disso, 33% das pessoas pretendem comemorar a data em um restaurante, dando a possibilidade de explorar experiências sonoras autênticas presenciais.

Quais setores podem se beneficiar

Há diversos setores que podem utilizar o music branding para alavancar as vendas no período de Dia dos Namorados, confira quais são os principais.

Restaurantes e bares

A maioria das pessoas pretende comemorar a data em bares e restaurantes, o que torna o local uma ótima oportunidade para transformar a atmosfera do ambiente por meio de música ou ativações que envolvem sons.

Cosméticos

Os cosméticos estão no topo da lista de presentes que os casais pretendem dar, planejar um ambiente multissensorial para quem vai frequentar a loja pode ajudar a alavancar as vendas.

Moda

Roupas é o segundo presente que os casais mais pretendem comprar, incluir uma ativação que utiliza música no interior da loja ou ações online via playlists é uma ótima escolha.

Hotel

Segundo pesquisa da Globo, a intenção de presentear com viagens românticas a dois aumentou 6,5% em 2024 e pretende crescer ainda mais esse ano. Planejar um jantar romântico com uma atmosfera musical ideal para a data é uma maneira de oferecer uma experiência completa para os hóspedes que vão comemorar a data.

Como sair do clichê com music branding 

Dia dos Namorados como fugir dos clichês da data com ajuda da música
Crédito: Drazen Zigic

O Dia dos Namorados pode seguir o clichê, com decoração de flores e corações, por exemplo, mas adicionar uma camada extra com ferramentas de music branding pode ativar sentimentos profundos em seus clientes, além disso, trabalhar públicos mais diversos expandindo o conceito do Dia dos Namorados, como o Dia do Amor, como um exemplo do Boticário ou marcas que vão na contra-mão e celebram o Dia dos Solteiros, também pode conquistar pessoas que sua marca nem imagina. Vale lembrar que tudo deve ser muito bem pensado e posicionado estrategicamente para fazer parte da narrativa da marca, de forma que contribua e fortaleça um posicionamento. Confira a seguir algumas estratégias que você pode utilizar na data.

Playlists estilo carta

As playlists personalizadas no perfil da marca no streaming são sempre uma ótima forma de estender a experiência da loja para outros locais, nas chamadas playlists estilo carta, o que importa são os nomes das músicas que ao juntar se tornam uma declaração de amor. Aqui a criatividade é o destaque, essa estratégia pode ser usada tanto por casais quanto por amigos que querem demonstrar amor nessa data.

Função jukebox 

A função jukebox é ideal para bares e restaurantes, por exemplo, por meio do player da Gomus o casal pode escolher as músicas que desejam ouvir enquanto estão no local, o que torna a experiência ainda mais personalizada para os casais que vão comemorar a data fora de casa. Afinal, que casal não tem uma música tema?

Playlists especiais com diferentes moods

Você também pode criar playlists para diferentes moods para embalar o casal até mesmo em casa. Moods como jantar a dois, casal apaixonado e várias outras playlists que remetem a marca ao mesmo tempo que se faz presente em momentos especiais dos clientes. 

Shows e festivais

A Geração Z está priorizando shows e festivais, patrocinar algum desses eventos ou criar seu próprio evento musical é uma forma de criar conexões com seus clientes e incentivar o surgimento de novos casais, dessa forma você não prioriza apenas quem tem um par romântico nesta data.

Conte com a Gomus

Na Gomus contamos com uma seleção de serviços focados em criar conexões e fortalecer laços com os clientes, os serviços vão desde curadoria musical, criação de playlists e trilhas sonoras originais, logo sonoro, música ambiente, mídia indoor, player de música, entre outros. Sua marca não precisa ter uma grande verba ou ser uma multinacional para aproveitar os benefícios que o music branding pode oferecer. 

As datas comemorativas quando incorporadas de forma estratégica no branding da marca podem ser uma grande aliada para alavancar as vendas e criar conexões. Estamos ansiosos para mergulhar no universo da sua marca e criar trilhas sonoras autênticas.

Crédito foto de capa: Min An

Fontes: Relatório Globo Apaixonados vão às compras 2025 | Relatório Covitel 2023

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