A Black Friday é um fenômeno que começou nos Estados Unidos e logo ganhou o mundo, originalmente a data é comemorada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e é um feriado de compras que os consumidores procuram as lojas em busca de bons descontos e até presentes de Natal. A Black Friday também chegou no Brasil e é comemorada na mesma data, na última sexta-feira do mês de novembro. Confira a seguir como a experiência sonora pode melhorar as compras dos consumidores nesta data.
A Black Friday pelo mundo
A Black Friday se expandiu pelo mundo inteiro, países como Canadá, Hungria, Reino Unido, África do Sul, Coreia do Sul, China e México também começaram a ter sua própria Black Friday. Apesar de todas serem inspiradas na Black Friday dos Estados Unidos, cada país tem sua particularidade que influencia na forma que os consumidores aproveitam a data.
No Reino Unido, por exemplo, os consumidores vivenciam um ambiente caótico das lojas que gera desordem e até mesmo violência entre os compradores, algo semelhante ao que acontece nos Estados Unidos e podemos dizer que no Brasil também. Na Coreia do Sul, os compradores são mais motivados por descontos e conveniência, ao contrário de outros fatores sociais e emocionais que impulsionam a experiência do cliente nesta data em outros países.
O planejamento dos consumidores para a Black Friday
Para os consumidores a Black Friday começa muito antes da data, eles começam a selecionar as lojas que querem conferir os descontos muito antes, além disso, elas já sabem que itens querem comprar e quais são as metas de gastos. A seguir listamos as fases do comportamento do consumidor na Black Friday e como você pode melhorar a experiência do cliente.
Pré-compra: considerando opções e juntando informações
Na primeira fase da compra o consumidor começa a analisar as opções disponíveis, nessa etapa as campanhas publicitárias e os anúncios são peças-chave para que o cliente escolha sua marca na Black Friday. O boca-a-boca, seja ele digital ou não, também pode fazer a diferença na escolha. A experiência sonora pode estar presente nessa primeira etapa como parte das campanhas publicitárias, como trilha sonora exclusiva e elementos da identidade sonora da marca como logo sonoro para aumentar a memorização da marca na mente dos consumidores.
Compra: fazendo as melhores escolhas
Após escolher as marcas que deseja acompanhar na Black Friday, chegou a fase de realizar a compra.Mesmo que já tenha decidido entrar em sua loja, uma série de fatores pode fazer com que saia sem realizar nenhuma aquisição, e muitos deles são internos. Pesquisadores comprovaram que na Black Friday os compradores têm um nível mais elevado de prazer, mas que o nível pode rapidamente baixar se o consumidor encontrar falta de estoque, longas filas no caixa e péssimo atendimento ao cliente.
A experiência sonora é uma grande aliada na fase de compra. Estudos mostram que os sons e a música podem evocar bons sentimentos, além de ditar um ritmo para as compras. Contar com um music branding exclusivo para a Black Friday para manter o nível elevado de prazer nos consumidores pode resultar em boas vendas ao final do dia.
A espera pela compra
Quando o consumidor está fazendo suas compras em uma loja física, após escolher os produtos a próxima etapa é realizar o pagamento, isso significa que ele deve se direcionar até o caixa da loja, que na Black Friday costuma estar com filas e até contar com um mau atendimento ao cliente nesse período turbulento para os colaboradores.
Estudos provaram que se o consumidor é impedido de realizar sua compra por qualquer motivo, isso resulta em emoções negativas e emoções negativas serão associadas à sua marca. Uma forma de amenizar ou modificar essas emoções é oferecendo uma música ambiente que fará com que ele lembre de emoções positivas, muitas vezes essas “manipulações emocionais” são de caráter inconsciente, as pessoas não necessariamente notam uma música ambiente agradável, mas se sentem mais calmas e confortáveis no ambiente mesmo assim. Por outro lado, músicas desagradáveis e/ou fora de contexto são facilmente identificadas e serão um grande detrator da sua marca. Evite sons e músicas com ritmo agitado ou volume alto, esse tipo de música pode ser um vilão na Black Friday, escolha o mood certo para o ponto de venda.
O pós-compra
Após a compra é comum que os consumidores comparem os preços em outras lojas, o que pode gerar um arrependimento caso encontre o produto mais barato. Para que os consumidores tenham uma boa experiência no pós-compra, é importante criar um relacionamento, pois esse sentimento pode mudar. Estratégias de playlists em plataformas de streaming, por exemplo, podem ser uma boa forma de estender essa conexão a longo prazo. Ao cultivar a identificação do consumidor com a marca, valorizamos os produtos para além das diferenças de preço em si.
Como oferecer uma ótima experiência sonora em todas as épocas do ano
Apesar da Black Friday ser uma das datas mais importantes para o varejo, há diversas outras datas comemorativas que podem ser trabalhadas com a ajuda do music branding. Ao oferecer uma experiência sonora agradável e que transmita a identidade da sua marca a probabilidade dos consumidores lembrarem e retornarem até sua loja aumenta. A seguir, conheça um pouco do que o Gomus Play, nosso player de música desenvolvido exclusivamente para estabelecimentos comerciais, pode oferecer para seu ponto de venda.
Sobre o Gomus Play
O Gomus Play funciona como um streaming de música, mas todos os sons e músicas foram selecionados pensando no ambiente comercial, dessa forma você pode oferecer a seus clientes uma experiência sonora completa. Por meio do Gomus Play você escolhe moods para diferentes horários do dia, além de ter a possibilidade de incluir conteúdos personalizados da marca, como spots, avisos e logo sonoro e playlists personalizadas pela nossa equipe, por exemplo.
Com o Gomus Play você pode gerenciar a experiência sonora de todos os pontos de venda, sem precisar se preocupar se alguma loja não está aplicando o music branding da forma correta. Para conhecer mais sobre o serviço entre em contato conosco, a contratação é totalmente online, sem a necessidade de contrato.
Já está na hora de você pensar na sua estratégia de music branding para a Black Friday, ela é uma grande aliada para tornar a data ainda mais rentável para sua marca.
Crédito foto de capa: Xiaolong Wong
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